Apesar das transações imobiliárias terem um ciclo de compra maior, preocupar-se em como fidelizar clientes faz a diferença em sua carreira na consultoria de imóveis. A curto prazo, evita que os seus prospects sejam cativados pela concorrência, que, convenhamos, é bem acirrada neste mercado. A médio e longo prazo, pode render indicações e o retorno do consumidor, caso precise vender, alugar ou comprar imóveis. Confira cinco passos para conquistar seu cliente e fazer com que ele volte sempre.
1 – Faça do atendimento ao cliente o seu diferencial
Muitos corretores de imóveis se perguntam como fidelizar clientes e prestam um atendimento automático. Para se diferenciar da sua concorrência, é importante saber ouvir seu lead. É dessa forma que você identifica o perfil dele e entende o que ele busca em um imóvel. Com essas informações, você saberá oferecer o imóvel que ele deseja, sanar todas a suas dúvidas e mitigar objeções que eventualmente impeçam a venda.
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2- Torne-se especialista no mercado imobiliário
Para fidelizar seu cliente, você terá que demonstrar conhecimento e técnica. Do contrário, ele tenderá a procurar outro profissional que julgar mais capacitado. Por isso, invista em estudo contínuo e acompanhe as tendências de mercado de forma que possa esclarecer todas as dúvidas do seu prospect e transmitir a confiança de que ele está efetivamente fazendo um negócio bom e seguro.
3 – Capte necessidades
Ao conhecer seu cliente, compreenda o estilo de vida que ele pretende ter a médio e longo prazo. Dessa forma, você poderá até antecipar necessidades e oferecer o imóvel mais apropriado. Por exemplo, se está atendendo um casal, busque saber se eles vão querer ter filhos logo. Em caso positivo, você pode oferecer um imóvel com maior espaço e lazer para crianças e, assim, prestar uma consultoria certeira.
4 – Invista em pós-venda
Seu trabalho não termina depois de concluir a transação imobiliária. Pelo menos não se você quiser fidelizar seu cliente. Vale conversar com ele para saber se gostou do negócio e ficar à disposição, caso precise de sua ajuda. Com isso, seu cliente sentirá que você se importa com ele e as chances de voltar a procurá-la ou recomendá-la para outras transações imobiliárias serão bem maiores.
5 – Pratique mais consultoria e menos venda
Um dos maiores erros dos consultores de imóveis é agir o tempo todo como vendedores e se esquecerem de que são consultores. Receber uma boa comissão é somente consequência de seu bom trabalho. Seu objetivo deve ser intermediar transações imobiliárias para oferecer as soluções mais apropriadas aos seus clientes. Entenda que seu papel não é influenciar a decisão de compra, mas orientar as partes envolvidas. Agindo assim, você não somente conquista seus prospects, como evita espantá-lo ao insistir no fechamento da transação.
O grande segredo de como fidelizar clientes está em agir com ética e equilíbrio para ajudar tanto o comprador quando o proprietário a fazer um bom negócio, que esteja de acordo com suas necessidades e do qual não se arrependam. Esse é o grande segredo de conquista e fidelização dos clientes, afinal, quem não quer um atendimento acertado assim, não é mesmo?
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