Entender o que os clientes sentem é o segredo do sucesso de um corretor autônomo. Quando eles estão satisfeitos, você tem um sinal de que seus serviços estão dando certo. Mas como saber que estão gostando da sua atuação? A resposta é simples: realizar uma pesquisa de satisfação do cliente.
Ela é uma ferramenta que permite que conheça melhor os consumidores e abra o canal de comunicação com eles. Além disso, as informações podem ser usadas para aperfeiçoar sua gestão e melhorar seus serviços. Ficou interessado no assunto? Leia mais a seguir!
Qual a importância da pesquisa de satisfação do cliente para o corretor autônomo?
Se você quer se destacar no mercado imobiliário precisa entender sobre a importância da pesquisa de satisfação do cliente, pelos benefícios que apresentam ao desenvolvimento dos seus serviços. Observe!
Melhorar o atendimento ao cliente
Atender bem o cliente é conhecer as suas necessidades e responder às suas expectativas de modo adequado. Para isso, nos primeiros contatos, você deve apresentar sua marca, explicar sobre seu modo de trabalho e demonstrar empatia e interesse ao que o consumidor tem a dizer.
Contudo, você sempre pode aprimorar a experiência do cliente. Com a pesquisa de satisfação, é possível que haja pontos a serem melhorados, seja sobre o tempo de entrevista, tratamento pelo profissional ou a qualidade da pós-venda. É essencial investir nessa ferramenta.
Fidelizar clientes
Fazer uma pesquisa de satisfação com os clientes que já realizaram negociações com você é importante para aplicar uma pós-venda capaz de fidelizar os consumidores. Além de saber como foi o primeiro atendimento, é possível conhecer as demandas de acompanhamento que possam surgir ao cliente. Quanto mais rápido conhecê-la, mais rápido vai solucioná-las.
Cuidar da pós-venda pode ser seu diferencial, principalmente se surpreender o cliente. Você pode dar um presente a ele em comemoração ao novo imóvel comprado ou alugado e prestar toda assistência para que ele tenha uma mudança tranquila. Para saber se tais estratégias auxiliam na fidelização, faça uma pesquisa e deixe o consumidor dizer o que acha.
Aperfeiçoar os serviços oferecidos
A pesquisa de satisfação de cliente é um termômetro para avaliar a qualidade dos serviços que você está prestando, desde o atendimento, comportamento ético, atenção, carteira de imóveis, até a organização de documentação.
Use os dados da pesquisa para aprimorar os procedimentos do seu trabalho e alinhar as vontades dos clientes aos serviços prestados e produtos entregues.
Como aplicar a pesquisa de satisfação?
Agora que você entendeu quais as vantagens de realizar uma pesquisa de satisfação, é hora de saber como aplicá-la em sua atividade de corretor autônomo. Veja o que você pode fazer para empregá-la corretamente!
Desenvolver um questionário objetivo
O cliente não quer gastar todo o seu tempo respondendo uma longa pesquisa. Por isso, faça perguntas curtas, objetivas e claras, mas que permitam avaliações profundas, sem se resumirem a uma resposta simples de sim ou não.
Você deve elaborar uma pergunta por vez, que vão tratar de assuntos pertinentes a sua atividade e para ajudá-la a melhorar. Questione sobre os atendimentos ao cliente, qualidade do serviço, características do imóvel e comodidade das formas de pagamento.
Limite o questionário a 10 perguntas, no máximo. Além disso, deixe um campo para que os clientes escrevam sugestões. Assim, até seu público mais exigente vai perceber seu interesse em melhorar a qualidade dos seus serviços, o que aumentará a sua credibilidade.
Definir quais clientes receberão a pesquisa
Defina para qual público-alvo a pesquisa de satisfação vai ser destinada. Você pode escolhê-lo de acordo com o objetivo do questionário. Se entender que ele é mais genérico, pode considerar a ideia de enviar para todos os clientes.
O foco é fazer a pesquisa de satisfação com potenciais consumidores para não desperdiçar tempo e dinheiro em entrevistar pessoas sem interesse em seus produtos e serviços.
Entender qual a melhor forma de enviar a pesquisa
Do mesmo modo que selecionar as perguntas e escolher os clientes que receberão a pesquisa de satisfação, é importante decidir por qual meio os dados serão coletados. As informações vão ser colhidas por um canal apropriado para o perfil dos consumidores.
Seu público-alvo está online? Então o questionário pode ser enviado por e-mail ou disponibilizado no seu site. Caso os clientes prefiram contato offline, faça a pesquisa por telefone ou usando uma entrevista de papel. Tome cuidado de usar o mesmo meio sempre que fizer a pesquisa.
Oferecer bonificações para os clientes que responderem o questionário
Com a rotina cada vez mais corrida, as pessoas têm pouco tempo para responder a uma pesquisa de satisfação. A fim de incentivar os clientes a participarem, você pode oferecer alguma bonificação, como uma estratégia para aumentar a adesão ao questionário, mas sem influenciar o resultado dessa pesquisa.
Você pode criar um sistema de pontos. Quanto mais o cliente interagir com você, mais pontos ganha, assim eles podem ser trocados por descontos em negociações imobiliárias ou brindes.
Desenvolver melhorias após aplicar a pesquisa de satisfação
O principal motivo de se realizar uma pesquisa de satisfação é aprimorar a sua prestação de serviço. Desse modo, é primordial analisar os dados coletados, com o intuito de conhecer a opinião dos clientes sobre sua atividade. Esteja preparado para lidar com feedbacks negativos e pense que eles servirão para seu crescimento profissional.
Entendendo os resultados da pesquisa de satisfação, é o momento de criar um plano de ação para promover melhorias nas negociações imobiliárias e desenvolver estratégias para gerar leads qualificados e fortalecer a sua marca.
É fato que investir em pesquisa de satisfação do cliente é a chave para o sucesso. O corretor autônomo que quer se destacar no mercado imobiliário precisa conhecer seu público-alvo, desejos, necessidades e dúvidas. A pesquisa também permite que o cliente fale o que espera de um profissional qualificado, ajudando você a criar um planejamento focado nas demandas dos consumidores e despertando o potencial da sua carreira. Busque corrigir os erros e investir em cursos que ensinem sobre gestão da atividade imobiliária.
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