Como aumentar a empatia para ter maior sucesso nas negociações?

Você, como corretor autônomo, lida com pessoas diferentes todos os dias e sabe que algumas negociações fluem melhor do que outras, de acordo com o perfil do cliente. Mas uma simples atitude de sua parte pode padronizar suas atividades e ajudar a fechar mais contratos: ser empático.

Descobrir como aumentar a empatia para sempre ter sucesso nesse processo é fundamental. Por isso, este artigo pode ajudar! Continue a leitura para saber quais ações contribuirão para trazer ótimos resultados e mais aproximação do seu público.

Confirme o entendimento das informações

Ainda que você tenha entendido as informações passadas pelo cliente, confirme seu entendimento a respeito delas. Coloque em suas palavras o que ele disse e repita de forma didática. Assim, você dá a sensação de que ele foi realmente ouvido, de que você teve e tem interesse no que ele procura e está disposto a achar exatamente o imóvel certo para suprir as necessidades relatadas.

Escute atentamente o que seu cliente tem a dizer

Como aumentar a empatia durante a conversa com o cliente? A resposta está em escutar atentamente tudo o que ele tem a dizer. Parece simples, mas, muitas vezes, é um detalhe que passa despercebido, quando você dá respostas rápidas ou automáticas.

O ideal é ouvir de verdade e pensar com calma nas informações que passará. Diminua o seu ritmo e esqueça-se da pressa de vender, para conseguir expandir sua própria opinião e oferecer uma solução genuína ao seu interlocutor.

Pergunte apenas após ouvir

Para confirmar que você realmente ouviu o que seu cliente tinha a dizer, faça perguntas. Mesmo que você imagine o que ele dirá, essa é uma forma de demonstrar cuidado e confirmar que você se importa com o que ele procura.

Um toque de curiosidade cai muito bem e mostra que você busca colocar-se no lugar dele e que quer encontrar uma resolução que se adéque de verdade ao que ele procura.

Empatia é fazer essa troca de forma verdadeira. Apenas observe se as perguntas não ultrapassam o limite da intimidade, para não gerar desconforto.

Estude seus clientes para saber como aumentar a empatia

Se cada perfil é diferente, é preciso estudar seus clientes para saber como aumentar a empatia e desenvolver novas estratégias. Depois de uma primeira conversa, liste pontos principais a serem debatidos na reunião.

Coloque em pauta também os objetivos do cliente: para que ele procura um imóvel? Assim, você saberá possíveis caminhos para negociar de forma satisfatória. Além disso, estará preparado e comprovará que dedicou algum tempo para pensar naquele cliente em especial.

Negociar no mercado imobiliário é mesmo uma arte. É preciso ter técnica e prática. Mas, com essas dicas de como aumentar a empatia em suas negociações, pode ter certeza: suas conquistas crescerão de maneira inestimável e você será sempre reconhecido por essa característica tão importante, que é o motivo de sucesso para os melhores profissionais.

Já teve alguma experiência interessante durante uma negociação empática? Como você costuma exercer a empatia em seu trabalho? Compartilhe suas vivências conosco nos comentários!