Afinal, o que esperar do futuro do mercado imobiliário?

O mercado imobiliário é um segmento que vem sofrendo expressivas oscilações ao longo dos anos. A razão disso é a grande diversidade de fatores externos que influenciam às transações imobiliárias e as forças que movimentam essas negociações. Além disso, neste momento de pandemia as incertezas aumentaram, e o setor está sofrendo os efeitos da pandemia como as demais áreas da economia mundial.

Diante do cenário atual, o que esperar do futuro do mercado imobiliário? Para refletir sobre o porvir, é necessário entender o panorama atual, que não vem sendo fácil, apesar de apresentar oportunidades incríveis para corretores autônomos. Após, é possível analisar as perspectivas do mercado. Quer saber o que pode acontecer com o setor imobiliário? Fique conosco e veja mais!

A mudança no mercado imobiliário durante a pandemia

A pandemia do novo coronavírus atingiu a economia como todo, influenciando também o mercado imobiliário. A situação foi muito complicada nos primeiros meses, devido ao início da quarentena, na qual havia grande incerteza e muitas pessoas desistiram da compra de imóvel, por medo.

Nesse sentido, o mercado teve que se inovar e, assim, surgiram novas oportunidades. Com o tempo, o pessimismo dissolveu-se e as pessoas ficaram mais dispostas a negociar, moldando o mercado atual. Entenda as mudanças deste período.

Queda do valor dos imóveis e diminuição de taxas

O mercado imobiliário segue a lei de oferta e procura. Logo, como houve um período sem vendas no início da pandemia, a oferta de imóveis aumentou. Além disso, muitas pessoas e empresas venderam seus imóveis ou os perderam para bancos, pela falta de pagamento dos financiamentos realizados, fazendo com que o valor das propriedades sofressem uma queda significativa.

Colaborando com esse fator, teve-se a diminuição das taxas de juros. Vale ressaltar que já havia previsão dessa redução, pois o índice vem sofrendo queda desde 2019. Positivamente, essa foi a razão que incentivou os clientes a investirem no mercado imobiliário.

Então, para quem tem dinheiro em caixa, disponível para investimento, esse é o momento ideal para adquirir um imóvel, realizando o sonho da casa própria ou usando como negócio para ter uma renda extra, pois poderá comprar a propriedade com preço baixo.

As perspectivas para o futuro do mercado imobiliário pós-pandemia

Não é a primeira vez que o mundo enfrenta uma crise sanitária, tampouco uma recessão econômica, talvez com proporções menores. Como das outras vezes, a tendência é que o mercado imobiliário se recupere, mesmo que ocorra a passos lentos.

A expectativa é que o Produto Interno Bruto (PIB) melhore e aumente o poder de compra das famílias, o que vai movimentar o setor imobiliário. Entretanto, nada será como antes. Por isso, é necessário observar o que vem mudando no mercado, para saber como se destacar na área. Leia sobre o que esperar do futuro, a seguir!

Novo perfil dos clientes

Antes da pandemia, era comum o cliente passar na rua, ver um imóvel e entrar em contato com a imobiliária ou procurar um corretor para ver sua cartela de imóvel. Mas mesmo nessa época já estava surgindo um novo estilo de contatos pelos consumidores.

Hoje, o perfil do cliente mudou. Temos uma geração cada vez mais estudada e conectada, que não tem medo de mudar de estado ou país para estudar/trabalhar. O novo cliente não quer gastar seu tempo com ligações e deslocamento para visitar imóveis ou finalizar negociações. Querem agilidade!

Por isso, é importante que o corretor invista nas vendas online, marketing digital e comunicação por chats ou redes sociais. Tudo porque seu cliente tem pressa e não quer se desgastar com burocracias.

Uso de novas tecnologias

A pandemia do coronavírus adiantou a transformação dos processos imobiliários para virtuais. Agora, a tecnologia dominou o mercado imobiliário e acelerou o lançamento de empreendimentos de modo digital, permitindo que os atendimentos sejam feitos de forma remota.

No futuro, as visitas serão online, com o uso do tour 360º, o qual vai permitir que o cliente conheça o ambiente, veja seus detalhes e características por meio de imagens virtuais dos ambientes. Isso vai ser facilitado em razão de os imóveis hoje em dia serem decorados, o que possibilita ao cliente se visualizar no local.

Além disso, a tecnologia vai ser usada para atrair clientes e facilitar o seu contato, a fim de fidelizá-los. Você pode conectar-se com todos por meio das redes sociais, em conversas via WhatsApp e Telegram ou interagindo no Instagram e Facebook. Invista em marketing de conteúdo, informando seu público-alvo sobre as novidades e dicas do mercado.

Mudanças nos modelos dos imóveis

O mundo pós-pandemia vai requerer novos modelos de imóveis ou acelerar alguns já existentes. O paisagismo, por exemplo, vai ser bem presente na residência, principalmente no terraço, para que o cliente cultive o contato com a natureza.

O coworking tende a crescer, pois diversas empresas perceberam que é muito vantajoso manter o home office, alugando ou adquirindo espaços compactos, com salas compartilhadas em áreas comuns.

Por sua vez, apartamentos com terraços, imóveis com áreas goumert ou gardens vão ser mais almejados, por proporcionar o lazer dentro da própria casa. Em tempos de distanciamento social, opções que proporcionam sua diversão de forma reservada vão ser tornar tendência.

Diante disso, é necessário se preparar para o futuro do mercado imobiliário, investindo em conhecimento e atualizações, mudando sua maneira de atuar, sendo prestativo e disponibilizando ferramentas que otimizem suas vendas, com uso da tecnologia. A verdade é que o mercado está em constante transformação e você deve se preparar para aproveitar as oportunidades.

Quer saber como oferecer melhores experiências aos seus clientes? Então, continue conosco lendo sobre automação no mercado imobiliário!