Como realizar análise de concorrência no mercado imobiliário

A necessidade de buscar pelas melhores oportunidades de negócio é uma preocupação constante para quem trabalha no mercado imobiliário, sobretudo para corretoras independentes. Além disso, garantir uma base de contatos crescente é um desafio, já que a demanda por propriedades, o fluxo de clientes e a dificuldade em manter a competitividade são elementos inerentes à corretagem de imóveis.

Por outro lado, fazer uma boa análise de concorrência pode permitir entender melhor a dinâmica do mercado e garantir que suas estratégias impactem mais clientes e fomentem mais negócios para você. 

Levando em conta uma das principais dificuldades que impactam a rotina de corretores imobiliários, montamos este post. Continue com a leitura e entenda melhor a análise de concorrência, sua importância e como realizá-la!

O que é a análise de concorrência e qual sua importância?

Basicamente, a análise de concorrência é o resultado de como você se posiciona no mercado. Isso porque é preciso entender a sua atuação para encontrar a maneira correta de direcionar e impulsionar a sua competitividade. 

Assim, identificar e analisar o trabalho de profissionais ou empresas que oferecem produtos ou serviços similares aos seus é o ponto-chave para descobrir como se destacar em meio à sua concorrência. 

Analisar o trabalho de seus concorrentes também ajuda a entender melhor a dinâmica do mercado, além de facilitar a visualização dos perfis mais recorrentes de consumidor. Dessa maneira, é possível formatar uma persona mais acertada e ter mais sucesso na atração de novos clientes.

Como realizar uma análise de concorrência?

Fazer a análise de concorrência pode parecer simples, mas não se trata apenas de observar quem está competindo com você. É importante seguir os métodos adequados para fazer essa sondagem corretamente. Por isso, separamos as principais estratégias que você precisa conhecer. 

As 5 forças de Porter

Criado em 1970 por Michael Porter, este é o método mais famoso quando o assunto é análise de concorrência. O objetivo dessa estratégia é garantir um melhor entendimento do mercado com base em 5 forças específicas para, assim, ter uma visão mais ampla do negócio. Confira, a seguir, as 5 forças de Porter.

1. Rivalidade entre concorrentes

Primeiro, é preciso identificar quem realmente são seus concorrentes, já que vender o mesmo produto não necessariamente implica uma disputa. Isso porque uma empresa pode oferecer o mesmo serviço que a outra, porém para um público distinto.

Feito isso, é preciso traçar um comparativo entre o seu negócio e seus concorrentes. Desse modo, é possível reconhecer que competências os outros profissionais têm e em quais pontos você pode melhorar para superá-los.

2. Poder de barganha dos fornecedores

Aqui, o destaque vai para a riqueza de seu portfólio. Mas isso não se trata apenas de ter um longo catálogo de produtos. É importante, por exemplo, contar com mais de uma opção de fornecedor de serviços de reparo ou limpeza. Dessa forma, sua capacidade de negociação não fica prejudicada, e você pode garantir mais qualidade e segurança a seus empreendimentos. 

3. Poder de barganha dos clientes

Diferentemente do tópico anterior, o foco é exclusivamente garantir uma tabela de imóveis o mais diversificada possível. Isso garante que você seja capaz de ofertar o produto mais adequado para cada perfil de cliente e reduz a perda de negócios por não atender às exigências dos compradores.

4. Ameaça de novos concorrentes

Independentemente do setor de atuação, o grande objetivo de todas as instituições é ocupar uma posição de destaque no mercado. Por isso, é fácil enxergar como serviços aparentemente simples e metódicos são reinventados praticamente todos os dias. 

Pensando nisso, é importante estar a par das estratégias da concorrência para apresentar os melhores diferenciais competitivos e ter preparação para lidar com as inovações que os outros profissionais ou empresas apresentarem.

5. Ameaça de novos serviços/produtos 

Segundo Porter, para lidar com este problema é preciso seguir alguns passos. Primeiro, é importante apresentar um custo que seja atrativo em detrimento dos demais presentes no mercado. Em seguida, é necessário garantir o destaque de seu serviço ou produto aliando inovação e estratégias de marketing. Por fim, é necessário, com base nos conhecimentos sobre o mercado, apostar em nichos específicos de atuação.

Seguindo essas 5 forças de Porter, lidar com as ameaças de novos produtos ou serviços torna-se uma tarefa um pouco menos desafiadora. 

Benchmarking

Outra ferramenta muito comum, sobretudo no mercado imobiliário, é o benchmarking. Trata-se de realizar uma comparação entre seus produtos e serviços e os de seus concorrentes. O dados necessários para isso podem ser encontrados em estudos de mercado, eventos do setor imobiliário, cliente oculto ou por meio de troca de experiências com outros corretores.

Além de conhecer a dinâmica de atuação de outros profissionais, você pode identificar cases de sucesso e estratégias bem fundamentadas, que possam servir de molde para o seu negócio.

Cliente oculto

Uma maneira bastante útil de conhecer melhor o seu concorrente é contar com a ajuda do cliente oculto. Na verdade, trata-se de um profissional contratado para simular uma negociação com a empresa cuja atuação deseja-se analisar. Desse modo, é possível visualizar, na prática, como os outros profissionais se relacionam com os clientes e quais meios utilizam para satisfazer as necessidades e exigências de seus compradores.

O diferencial desta estratégia é a possibilidade de desenvolver uma noção real da política da empresa que está sendo analisada, o que facilita a busca por ferramentas que destaquem você de seus concorrentes.      

Acompanhamento de redes sociais

Contar com a ajuda da tecnologia é também uma excelente forma de fazer a análise de concorrência. Acompanhar a atividade online de quem atua no mesmo ramo que você permite entender como essas pessoas se relacionam com o público na internet. 

Além de conhecer o posicionamento de seus concorrentes, observar as redes sociais é fundamental na hora de interpretar e se adaptar às estratégias de marketing dos outros profissionais ou empresas. 

A análise de concorrência pode ser o diferencial do qual você precisa para se destacar no mercado e garantir um maior faturamento para o seu negócio. Conforme mostramos neste texto, entender como seus concorrentes atuam não é algo complexo, e, seguindo nossas dicas, temos certeza de que você terá sucesso nessa missão.

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