Assinatura digital de documentos: qual a importância para os corretores?

A assinatura digital de documentos é uma novidade no mercado imobiliário. Tornou-se um diferencial em meio à pandemia, pois seu serviço pode ser feito a distância, protegendo a saúde de seus clientes.

Contudo, essa alternativa veio para ficar, devido aos seus benefícios, permitindo assinar documentos de forma remota e segura, por meio de uma plataforma com certificado digital atestado por um cartório.

Quer entender sobre o assunto? Fique conosco e veja os principais benefícios da assinatura digital!

Agilidade

Para realizar um processo de compra e venda de imóveis, os corretores imprimem os documentos, levam até os clientes, para, então, os encaminhar ao cartório. Tudo isso leva tempo e complica sua rotina.

Com a assinatura digital, a formalização dos documentos necessários para as negociações imobiliárias é agilizada, sem que haja deslocamentos e burocracias. Dessa forma, você agrega valor ao seu serviço e facilita o fechamento das vendas.

Mobilidade

Ao investir na assinatura digital, você ganha mobilidade, por meio da visualização dos documentos de transações imobiliárias de qualquer lugar, por todos os dispositivos que tenham acesso à internet. Assim, você não precisa carregar uma infinidade de papéis. Todos estarão salvos em uma plataforma online, facilitando o acesso dos seus clientes e impedindo o extravio dos que estão em seu poder.

Maior segurança

O uso de certificado digital diminui os riscos de estelionato e falsificação de assinatura, já que é preciso realizar cadastro em uma empresa especializada e utilizar uma senha para assinar eletronicamente. A segurança é assegurada com a criptografia do conteúdo e autenticação multifator, tranca eletrônica e trilha de auditoria, com histórico das alterações feitas nos documentos.

Aumento da eficiência

Os corretores que optaram por assinar seus documentos digitalmente otimizaram sua profissão. Há economia de tempo e recursos, que podem ser investidos no aumento da cartela de clientes e imóveis. Desse modo, você pode usar sua energia para eliminar processos demorados ou desnecessários e melhorar o atendimento, atingindo, assim, a alta qualidade e tornando seus serviços eficientes.

Economia

A assinatura digital garante economia de tempo, energia e recursos materiais. Com ela, você não gasta papel e tinta, para a felicidade do meio ambiente e de suas finanças. Não vai precisar ter um depósito para papel ou alugar um espaço para esse fim, já que não haverá gastos com impressões, xerox e digitalização. Além disso, há economia com transportes e deslocamentos para buscar e entregar os documentos. Você não necessitará de despachantes e verá a diminuição com custos por conta da redução de burocracias.

Diante disso, é fato que trabalhar com a assinatura digital de documentos vai revolucionar seus serviços imobiliários. Você passará a assinar contratos de locação ou de compra e venda de maneira econômica e rápida, sem perder a validade jurídica. Os custos para exercer a profissão são reduzidos, barateando os valores para o cliente, que não precisam esperar para concluir as negociações imobiliárias. 

Embarque nessa novidade, aumente sua cartela de clientes e otimize suas vendas! Gostou desse post? Continue informado, lendo sobre as vantagens de fazer a gestão remota de clientes!