Carreira de corretor de imóveis: quais os desafios e como superá-los?

O momento atual do mercado imobiliário apresenta alguns desafios interessantes para quem quer seguir carreira de corretor de imóveis. Depois de 6 anos seguidos em queda, o mercado se aquece com a perspectiva de dias melhores em 2019 e 2020, com a abertura de oportunidades para corretores se destacarem e conquistarem negócios interessantes.

Mas quais são os desafios que os corretores enfrentarão nesse novo cenário? Como superá-los? É o que vamos descobrir a seguir. Nos acompanhe e siga a leitura!

Organizar sua vida pessoal e profissional adequadamente

Um dos maiores desafios na carreira de corretor de imóveis é conseguir organizar sua vida pessoal e profissional. O grande problema é ter de girar os compromissos pessoais ao redor dos profissionais. A razão disso é simples: para ganhar dinheiro, o corretor precisa fechar negócios.

Para fechar negócios, por exemplo, o corretor precisa se encontrar com clientes, que nem sempre estão disponíveis em horário comercial. Por isso, seu trabalho acaba se estendendo à noite, no fim de semana, no horário de um evento social etc.

Com isso, o profissional fica sem um cronograma de trabalho fixo, como o de outras pessoas. Isso leva a uma desorganização na agenda pessoal e profissional do corretor, e pode o desmotivar a investir na profissão.

E a situação é ainda pior com as corretoras. É sabido que as mulheres têm uma carga de trabalho semanal com 7,5 horas a mais que os homens, pois fazem jornada dupla (no trabalho e em casa). Essa cultura ainda provoca que muitas delas cuidem da casa, levem os filhos na escola, vão em reuniões de pais sozinhas.

Além desses compromissos impostos, elas ainda devem encontrar tempo para agendar visitas e prospectar clientes. Nesse sentido, a tecnologia pode ajudar a resolver esse desafio, com o uso de agendas digitais ou aplicativos que facilitem a organização dos compromissos pessoais e profissionais.

Prospectar clientes para os imóveis no seu portfólio

A carreira de corretor de imóveis, ao contrário de outras áreas, não exige apenas conhecimento específico para a execução da profissão. Ou seja: o profissional não precisa saber apenas de corretagem e negociação, ele deve ter conhecimentos em várias áreas.

Uma delas é o marketing. Afinal, um bom corretor ou corretora precisa saber como prospectar clientes para aumentar o seu portfólio de imóveis e fechar negócios. Novamente, a tecnologia ajuda a superar esse desafio, oferecendo ferramentas que auxiliam o profissional a encontrar novos clientes, especialmente nas áreas em que atua.

Imagine, por exemplo, um corretor especializado na Zona Oeste de São Paulo. Ele poderá ajustar os filtros das ferramentas atuais para encontrar clientes interessados em bairros como o Morumbi, Pinheiros, Lapa ou Perdizes. Nesse caso, prospectar um cliente em Ipiranga, Mooca ou Santana, por exemplo, pode não ser interessante para ele.

Fazer o atendimento e a negociação adequadamente

Para fechar um negócio, um corretor de imóveis precisa primeiro prospectar o cliente. Depois disso, vem uma segunda fase, igualmente desafiadora: fazer o atendimento e a negociação.

Nesse estágio, são novos desafios levantados. Parte deles são pelo desconhecimento do mercado pelos clientes: não conhecem como as operações funcionam, estão cheios de dúvidas e não sabem exatamente o que querem nos imóveis que procuram. Outros são apenas clientes difíceis mesmo.

É importante ter paciência para explicar bem as informações e tirar suas dúvidas. Além disso, o corretor precisa saber como ouvir o que o consumidor quer, filtrar suas demandas e entregar um apartamento ou casa que satisfaça suas necessidades.

Depois de entender as necessidades do cliente e fazer um bom atendimento, é necessário negociar para fechar o contrato. Aqui, as corretoras voltam a ter desvantagem: um estudo da Universidade da Califórnia mostra que as pessoas mentem mais para mulheres negociadoras do que para homens.

Curioso, não? Para evitar essa situação chata, as corretoras podem fazer uso de técnicas de negociação para assumir controle da conversa e limitar as oportunidades de “jogo sujo” do outro lado.

Controlar a entrada e saída de recursos financeiros

Como vimos antes, a carreira de corretor de imóveis exige conhecimentos de várias outras áreas, como o Marketing e a Contabilidade. Por trabalhar por conta própria, o corretor de imóveis precisa controlar seu fluxo de caixa e gerenciar bem a entrada e saída de recursos financeiros.

Sem o controle adequado, o profissional encontra dificuldades para desenvolver sua carreira, mesmo que ganhe boas comissões e feche muitos negócios. Pense nisso como uma torneira com vazamento: se há um ponto de fuga, você sempre estará no prejuízo, não importa quanta água haja na caixa d’água.

Existem muitas ferramentas tecnológicas que ajudam a controlar a vida financeira das pessoas, inclusive profissionais de corretagem. Elas contam com funções interessantes, como etiquetar gastos por categorias, criar gráficos e registrar todas as movimentações financeiras. Assim, dá para saber exatamente onde há problema na sua vida financeira e como corrigir.

Desenvolver a carreira de corretor de imóveis

O mercado imobiliário está em constante mudança, mesmo que possa não parecer, sempre há um cenário novo. Por exemplo, na primeira década do século XXI começou a haver uma grande oferta de crédito imobiliário baixo, o que facilitou o fechamento de negócios por financiamento.

Eventualmente, a situação econômica do país piorou e afetou o mercado imobiliário. Foram 6 anos seguidos de queda, com os corretores precisando de muita criatividade e recursos tecnológicos para manter seus negócios.

Enquanto esses dois cenários macro se revezavam, microbolhas surgiram em determinados lugares. Alguns bairros passaram por mudanças, enquanto determinadas pessoas começaram a exigir diferentes recursos. Por exemplo, a cozinha americana entrou em moda entre os públicos C e B nos últimos anos.

Essas mudanças mostram a necessidade do profissional se manter em constante atualização, aprendendo com lições sobre os diversos nichos de conhecimento que precisa dominar. Além de saber de marketing e contabilidade, por exemplo, o corretor de imóveis precisa conhecer arquitetura, decoração de interiores, processos jurídicos, administração, negociação…

Por fim, há sempre alguma coisa nova a aprender. Com mais estudos, surgem as ferramentas para se adaptar ao mercado e construir uma carreira sólida e bem-sucedida.

Esses são os 5 principais desafios da carreira de corretor de imóveis. Como visto, é uma área que exige muito do profissional, mas também oferece recompensas interessantes. Para ter sucesso em superar esses desafios, é importante que o corretor 2.0 use ferramentas tecnológicas que oferecem soluções para cada obstáculo.

Se você ainda não se convenceu sobre seguir uma carreira de corretor de imóveis independente, descubra já as 6 vantagens de um corretor de imóveis autônomo.