Como trabalhar em casa como corretor imobiliário

Atualmente, a mudança nas ferramentas de trabalho, sobretudo no setor imobiliário, têm proporcionado o surgimento de uma nova maneira de realizar as atividades profissionais. Trabalhar em casa é algo que está se tornando cada vez mais comum devido à integração da tecnologia à vida das pessoas e às implicações diárias da rotina urbana.

O home office, como é conhecido esse modo de trabalho, surgiu como uma alternativa aos empregos tradicionais e traz consigo uma série de benefícios, como a possibilidade de poder organizar os próprios horários, ter um ambiente de trabalho mais confortável e reduzir deslocamentos. Contudo, é preciso ter cuidado para não deixar que a comodidade proporcionada por isso reduza o seu rendimento no trabalho.

Foi com base nisso que montamos este post. Aqui você vai entender quais os desafios de ser um corretor de imóveis online e como lidar com eles para ter uma rotina mais produtiva. Continue com a leitura!

Quais os desafios de trabalhar em casa?

Apesar de ser bastante prático, trabalhar em casa não é uma tarefa das mais fáceis. Isso, porque há uma série de fatores que podem reduzir o seu rendimento profissional e prejudicar o seu trabalho. É sobre eles que falaremos nos tópicos a seguir.

Distrações

Quem tem um trabalho home office pode contar com toda a comodidade que só uma casa pode proporcionar. Porém, isso, às vezes, pode ser uma armadilha para a produtividade, já que o fato de não estar em um ambiente formal possibilita que você realize qualquer atividade externa no momento em que desejar. Assim, acessar as redes sociais ou fazer lanchinhos em horas inadequadas podem tirar totalmente o foco do trabalho. Isso sem falar do sofá e da TV que são bem chamativos.

Trabalho excessivo

Se ter dificuldades para conseguir trabalhar é um problema, trabalhar demais é igualmente prejudicial. Algo comum para quem trabalha em casa é se dedicar excessivamente às demandas existentes. O problema principal é querer resolver todas as atividades pendentes. Isso faz com que o profissional se isole do convívio social, o que não é nada saudável. Além disso, nesses casos os momentos de lazer também são negligenciados.

Falta de organização

Esse é um problema que atinge não só as pessoas que trabalham em casa, mas que se intensifica no caso do home office. A falta de organização é algo que afeta desde a disposição das coisas em sua mesa de trabalho até os seus hábitos. Ter um escritório sujo e cheio de lixo e trabalhar na cama ou no sofá, por exemplo, são exemplos claros do que não deve ser feito.

Como melhorar a produtividade sendo home office?

Quando se trabalha em casa, alguns fatores são fundamentais por garantir o bom andamento da atividade desempenhada, de modo que é preciso estar atento a eles e tentar adequá-los à rotina. Para que você saiba como manter a sua produtividade, listamos alguns desses fatores a seguir.

Vista-se para trabalhar

Trabalhar em casa exige profissionalismo, inclusive na hora de se vestir para trabalhar. A roupa precisa transmitir seriedade, credibilidade e até aumentar a sua autoestima. Qualquer insegurança pode acabar vindo à tona, até na hora de falar com os clientes ao telefone.

Por isso, nem pense em trabalhar de pijama. A roupa deverá transmitir uma imagem profissional adequada para si mesmo e para os outros. Lembre-se de que uma etapa fundamental do trabalho do corretor é levar os clientes interessados para visitar os imóveis. Além disso, você não deve deixá-los esperando, então é importante estar preparado para atender às chamadas deles.

Tenha disciplina

Ser livre para organizar os seus próprios horários e decidir como será a rotina de trabalho é uma excelente vantagem, mas que, se não aproveitada corretamente, pode se tornar uma armadilha. Por isso tenha disciplina para manter um bom fluxo de trabalho e evite fazer pausas excessivas e desnecessárias. O fato de trabalhar com a internet abre um leque de possibilidades de distrações.

Mas não precisa ser radical quanto a isso. Dar aquela conferida nas redes sociais (com exceção dos momentos em que você estiver nelas por trabalho) não faz mal nenhum, desde que você faça isso durante suas pausas. É importante não ficar interrompendo o cumprimento de suas demandas só porque bateu aquele tédio.

Tenha um local de trabalho

Como já deve ter notado, só porque você trabalha em casa, isso não quer dizer que deva trabalhar deitado em sua cama ou no sofá. Na realidade você até pode fazer isso, mas não é nada profissional. O ideal é ter um escritório, pois, assim, é possível garantir que tudo o que corresponde ao seu trabalho seja organizado seguindo uma lógica profissional.

Faça planejamentos semanais

Saber exatamente o que é preciso ser feito é algo que garante um melhor aproveitamento do tempo e impulsiona a produtividade. Além disso, essa etapa garante que você não fique com obrigações pendentes e precise cumpri-las na última hora, porque não se lembrou ou não deu a devida importância a elas. Por isso, monte o seu planejamento semanal e tente não esquecer nenhum detalhe.

Crie estratégias de atendimento

É essencial sair do campo comum para chamar a atenção dos clientes. No caso do corretor de imóveis online, isso é ainda mais importante, já que a maioria dos contatos são realizados via chat. Então é preciso evitar ao máximo cometer erros de português enquanto estiver trocando mensagens.

Além disso, é importante mostrar-se disponível e transmitir segurança na hora de passar as informações. Uma boa ideia é deixar um modelo de texto pronto para cada um dos imóveis que você está divulgando. Assim, você pode sanar as dúvidas do cliente instantaneamente e evita que ele fique esperando mais tempo que o necessário.

Não trabalhe só em casa

Uma parte importante da rotina do corretor é levar os clientes até os imóveis. Então o seu trabalho não será integralmente realizado dentro de casa. No entanto, você precisa sair exclusivamente nesses momentos. É possível marcar reuniões com os interessados em seus imóveis e aumentar as suas chances de fechar negócio.

Além disso, como a sua ferramenta de trabalho é a internet, é possível levá-la com você a qualquer momento. Desse modo, quando a rotina de trabalho parecer muito monótona, tire um dia para trabalhar fora de casa. Uma boa ideia para essas ocasiões é ir para um café ou uma biblioteca, que são destinos comuns de pessoas que vão para estudar ou trabalhar.

Diferencie-se da concorrência

Como os empregos home office têm se tornado cada vez mais populares no Brasil para os corretores independentes, é preciso apresentar diferenciais para se destacar da concorrência. Isso pode ser feito desde a maneira como você faz contato com o cliente até as facilidades que você proporciona para ele durante a procura, escolha e compra do imóvel.

Uma boa ideia para saber em que você deve inovar é apostar em pesquisas de mercado. Assim você conhece os exemplos que deve seguir e entender quais fatores devem ser melhorados para chamar a atenção do seu público.

Saiba gerenciar sua carteira de clientes

Cada tipo de cliente requer uma variação na sua estratégia de vendas, e uma das grandes habilidades do corretor 2.0 é saber diferenciar qual a melhor abordagem para cada caso:

  • clientes potenciais — buscam seus serviços, mas ainda não se relacionam com você. Seu maior objetivo é encontrá-los e conquistá-los, sempre mostrando os diferenciais do seu atendimento;
  • clientes conquistados — já se relacionam com você, mas é necessário tornar esse relacionamento duradouro. É importante interagir e construir uma relação de aprendizado, pois não sabemos se o cliente antigo precisa de algo novo ou se tem um amigo que precisa. Se estivermos próximos, a chance de esse cliente nos recomendar ou solicitar novos serviços aumenta consideravelmente;
  • clientes perdidos — não se relacionam mais com você. Primeiro identifique o motivo do término do relacionamento. Se foi por alguma insatisfação do cliente, reveja a sua atuação, realinhe as expectativas e adote um novo comportamento. É necessário despertar o interesse do cliente e mostrar as vantagens de investir em você, e não no seu concorrente. Isso requer planejamento e uma execução impecável.

Com o fácil acesso à internet, os clientes exigem um novo perfil de corretor, o Consultor de Imóveis. Ele tem que oferecer um diferencial no atendimento. Isso significa saber falar do memorial descritivo do imóvel, do financiamento, das técnicas de construção, do zoneamento, das qualidades e dicas do bairro etc.

Ser um corretor de imóveis online é uma modalidade de trabalho que pode garantir várias vantagens. Além de economizar tempo e dinheiro evitando deslocamentos diários, o seu rendimento no fim do mês tende a ser maior que em um emprego tradicional. Ainda, é possível organizar seus horários da maneira que seja mais confortável e ter mais qualidade de vida.

Se você se interessou por este assunto e quer mais informações, basta nos seguir em nossas redes sociais!

29 thoughts on “Como trabalhar em casa como corretor imobiliário”

      1. Boa noite!
        Não tenho experiência mais tenho muito interesse em trabalhar no ramo imobiliário, gostaria de saber se existe possibilidade de trabalhar em esquema de plantão, pois tenho outro trabalho das 8 as 17hs

      1. Bom dia! Com o aplicativo NEWCORE, o corretor trabalha de onde estiver! Afinal, tudo que você precisa, está na palma da sua mão! Baixe nosso aplicativo na play store e faça o cadastro!

  1. Já atuo como corretor há algum tempo em lançamentos e agora em terceiros, que me identifiquei bastante.
    Ultimamente surgiu a ideia de trabalhar por conta, porém precisamos contar com assessoria jurídica e administrativa e achei a proposta de vcs bastante interessante.
    Gostaria de ter mais informações como conseguir leads e contatos para eu poder fazer captações.
    Grato por enquanto.
    Boa noite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.