creci_como_tirar

O que significa CRECI e como tirar?

Muitas das dúvidas de quem quer ingressar na carreira de corretor de imóveis é como se habilitar para a função e conseguir os documentos necessários para trabalhar, como por exemplo o CRECI. Aqui vou te explicar o que ele representa e elencar um passo a passo interessante de como tirar o seu.

O que é o CRECI?

O conselho que regula as atividades dos corretores é o CRECI [Conselho Regional de Corretores de Imóveis] e garante para esse profissional o registro profissional como corretor imobiliário.

A documentação é necessária para realizar qualquer tipo de transação imobiliária (venda, locação…) e exigida pela Lei Federal número 6.530/78, ou seja, o exercício da profissão de corretor de imóveis sem tal certificação é considerada ilegal.

E você não quer correr nenhum risco não é mesmo? Então vamos lá.

Como tirar o registro?

São poucos passos. Primeiramente é necessário investir em um curso de Técnicas em Transações Imobiliárias (TTI) ou buscar uma instituição que ofereça um diploma superior em Ciências Imobiliárias ou Gestões de Negócios Imobiliários e que sejam reconhecidos pelo próprio conselho.

Você também pode optar em realizar o curso para Técnico em Transações Imobiliárias a “distância” e para tirar suas dúvidas nesse tópico veja mais informações no link do Conselho Estadual de Educação.

Já para realizar o curso de forma presencial, procure a Diretoria de Ensino da jurisdição que pertence a escola selecionada.

Se optar pelo curso Superior Sequencial e Tecnológico de Ciências Imobiliárias ou Gestão de Negócios Imobiliários (seja presencial ou a distância) recomendamos consultar as informações constantes no link do Ministério de Educação e Cultura

O CRECI não possui qualquer vínculo direto com as instituições que oferecem tais cursos, portanto pesquise e selecione a escola que mais lhe agradar.

(fonte: CRECI-SP)

Estágio

CRECI-como-tirar

Após a realização da matrícula e obtenção de frequência mínima no curso selecionado é hora de realizar a inscrição no estágio obrigatório caso seja requerido no curso para obtenção do diploma.

Para realizar o requerimento no estágio, acesse o site do conselho e preencha todos os campos necessários nos formulários de requerimento. Aproveite para se informar sobre toda a documentação exigida e sobre as taxas que devem ser pagas.

Por fim, protocolize o pedido em uma das Delegacias Sub-regionais ou Seccionais mais próximas de seu domicílio.

Inscrição Definitiva

CRECI-como-tirar

Após a obtenção do diploma, devidamente regularizado pela Secretaria Estadual de Educação através do registro no GDAE (Gestão Dinâmica da Administração Escolar), o corretor deve solicitar junto ao conselho o registro de sua inscrição definitiva para análise da comissão do respectivo conselho.

Para solicitação , basta entrar no site do conselho e procurar a seção Inscrição Principal, preencher, imprimir e assinar. Alem disso, juntar toda a documentação necessária – instruções na mesma pagina – e o comprovante da taxa administrativa respectiva. Se tudo correr bem, a entrega da carteira profissional acontece em média em 30 dias.

O processo é rápido e o melhor caminho para ingressar nessa brilhante carreira que é a de ser um corretor de imóveis.

Conheça as vantagens de ser um associado Newcore!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.