Jardim Vertical: Saiba tudo sobre este tipo de jardinagem

Como uma ideia inicial, os arquitetos, designers e paisagistas projetavam o jardim vertical somente para projetos residenciais, fachadas, varandas e para a área de lazer. Mas o tempo foi passando, e o conceito mudou. Hoje, eles pensam em soluções mais sustentáveis, agora para prédios comerciais e indústrias também.

Jardim Vertical

Chamadas também de ‘paredes vivas’, elas podem ser montadas em diferentes ambientes, tais como, varandas, salas e até nas cozinhas, dando uma leveza e harmonia o espaço.

Além disso, o uso dessas plantas ajuda na redução dos efeitos de emissão de carbono e a temperatura do local.

Com uma grande variedade, o jardim vertical se adapta em qualquer ambiente. Assim, para entender melhor, confira algumas outras dicas, a seguir:

Quais plantas que devem ser utilizadas

Qualquer tipo de planta pode ser utilizada em um jardim parede, porém é preciso escolher a espécie que seja de acordo com o ambiente. Por exemplo, se o local tem a entrada de muito sol, opte por um cipó uva, lambari-roxo, peperômia e dinheiro-em-penca.

Isto é, use as plantas com raízes pequenas e superficiais, porque as raízes grandes acabam atrapalhando por serem pesadas e por conta do suporte vertical, não conseguem crescer o suficiente.

Mas, caso você queira colocar um vaso para jardim vertical menos profundos, isso exige que você  compre outros tipos de plantas. Ou caso você coloque em um bloco de concreto, os mais indicados são: barba de serpente e aspargo-pendente.

Tipos de jardins verticais

De uns tempos para cá, o jardim vertical vem ganhando espaço no paisagismo brasileiro, oferecendo mais cor, elas podem ser colocadas nas paredes internas como também nos muros externos.

Veja algumas ideia de jardins que estão conquistando os apaixonados por verde:

Bloco Pré Moldado

O primeiro deles é o bloco pré moldado, que pode ser encontrado em dois formatos: concreto socado ou em zigue-zague, e no concreto fundido. Os dois podem ser instalados ou sem nenhum apoio mesmo. Isso fica a critério do cliente, claro.

Wall Green

No termo inglês, Wall Green, ou na tradução, parede verde, é geralmente vendido em forma de kits, a fim de facilitar a vida, comportando 18 plantas. A ideia é que você faça por conta própria, pode ser colocada em qualquer tipo de superfície.

Fibra de coco

Diferente dos outros modelos acima, a fibra de coco é indicada para espaços pequenos, como varandas e apartamentos que cabem no máximo três pessoas. Para quem prefere um objeto mais ecológico, este formato é o recomendado.

PET

Caso você queira uma opção ainda mais sustentável e econômica, opte pela versão PET. Esta técnica é ideal para quem tem casa com um jardim não tão grande assim, mas que goste de se aproximar da natureza.

Se você gostou da ideia, pegue algumas garrafas PET e faça um corte, como a imagem mostra abaixo:

Jardim Vertical PET
Fonte: Ciclo Vivo

Como montar um jardim vertical

Agora que você já sabe quais são as plantas e os tipos ideais de jardins, entenda como fazer um jardim vertical. Isso não exige nenhuma regra ou nenhum nível de dificuldade, pelo ao contrário, permite uma atenção e capricho.

Para isso, algumas etapas não podem faltar, como: escolha do local, do suporte, das plantas e encontrar as condições ideias para o cultivo.

O mais importante de tudo é que você tenha o cuidado para elas estejam saudáveis e vivas, e não sequem, pois causam mau odor ao ambiente.

Mas caso, o jardim esteja em uma área externa, uma dica que a Newcore oferece é contratar uma empresa especializada para fazer o serviço, pois possuem materiais apropriados e substratos leves.

Jardim Vertical com área externa

Manutenção de um jardim vertical

Para que o jardim tenha durabilidade, é preciso tomar alguns cuidados essenciais. Dentre eles, a manutenção, a instalação do sistema de irrigação (por questão do custo-benefício e de limpeza),

Observe também a quantidade de vezes que você rega as plantas, pois isso depende de espécie para espécie e do ambiente. Além do tipo de clima e iluminação que o jardim será instalado.

Outra fator a ser feito é em relação a adubação. Com frequência, peça o auxilio de um profissional para fazer o processo durante, com uma quantidade e formulação específica. Já no inverno, o ideal é usar produtos orgânicos.

Se interessou com a nossa matéria de jardim vertical? É por essas e outras matérias, que a Newcore oferece as melhores dicas e sugestões para que você se sinta informado deste universo imobiliário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.