Como ter um melhor controle dos clientes sendo corretor autônomo?

Um desafio para corretores de imóveis é atrair pessoas interessadas em concluir negociações, mantendo o equilíbrio entre captação e fidelização. A boa notícia é que existem estratégias simples para fazer o controle de clientes com informações atualizadas e detalhadas.

É um procedimento interno de organização e estruturação. A gestão de carteira de clientes permite que o profissional conheça melhor o perfil de cada lead, diminui o índice de rotatividade e evita casos de clientes perdidos para a concorrência. Quer saber mais sobre a importância da gestão de clientes no mercado imobiliário? Preparamos algumas dicas para corretores de imóveis. Acompanhe a leitura!

Faça a segmentação dos clientes

A segmentação proporciona um maior controle de clientes, ao permitir a extração de informações mais claras sobre o perfil de cada um. Isso facilita a tarefa de localizá-los em meio às etapas do funil de vendas. Confira algumas categorias que podem ser usadas na sua segmentação:

  • prospects: clientes em potencial, com chances reais de fechar uma negociação imobiliária. Geralmente, são pessoas que chegam a contatar o corretor e até demonstram interesse em algum imóvel, mas não concluem nenhuma negociação;
  • clientes ativos: clientes que já concluíram uma venda e demonstram interesse ou têm a probabilidade de fechar outras negociações no futuro;
  • clientes inativos: clientes que já fecharam uma negociação, mas com os quais o corretor não tem mais contato. Também entra nessa categoria clientes que não demonstram interesse em fechar nenhum negócio;
  • ex-clientes: clientes que fecharam uma negociação, mas não voltam a fechar negócios porque preferiram negociar com a concorrência.

Mantenha a carteira de clientes atualizada

Com o passar do tempo, as pessoas mudam de telefone e de endereço ou até mesmo mudam suas preferências com relação aos imóveis — por conta de necessidade de imóvel maior, chegada de filhos etc. Por isso, o controle da carteira de clientes requer atualização contínua dos dados.

A atualização do cadastro também ajuda o corretor a saber exatamente a posição de cada cliente na jornada de compras, desde a fase de prospecção até o fechamento do negócio ou até mesmo a desistência de uma compra. Desse modo, é possível guiar e incentivar o cliente a prosseguir no funil de vendas.

Faça uma limpeza na carteira de clientes

Para evitar uma lista de clientes desorganizada e desatualizada, limpe a base de dados. Você precisa eliminar clientes inativos, aqueles com chances nulas de voltar a fechar qualquer tipo de negociação.

A limpeza na carteira de clientes é uma medida necessária para saber em quais potenciais leads se deve focar. A partir disso, você pode dar mais atenção aos clientes mais recentes que realmente têm interesse de fechar uma venda.

Muitos podem demonstrar a intenção de fazer um negócio, mas simplesmente desistir. Por isso, o ideal é manter o contato com clientes promissores e não direcionar os esforços para aqueles que descartaram a possibilidade de comprar um imóvel com você.

Foque no pós-venda

Depois de assinar o contrato de compra e venda do imóvel e entrega das chaves, é importante manter um vínculo com o cliente. A prestação de serviços pode até terminar com a conclusão do contrato, mas é o pós-venda que agregar valor ao seu trabalho. Faça com que o cliente se sinta valorizado para que ele seja fidelizado e atue em prol da sua marca, indicando os serviços para amigos e familiares.

Desse modo, há mais chances de que o cliente entre em contato novamente para que você o auxilie em negócios futuros, como a revenda do próprio imóvel que ele comprou anteriormente com o seu auxílio.

Entre em contato com o cliente e pergunte o que ele está achando do imóvel, verifique se ele está satisfeito com a nova aquisição e se coloque disponível e sempre à disposição para ajudar no que ele precisar, tirando dúvidas ou solucionando alguma questão.

Um corretor de imóveis que deixa de contatar o cliente após ter conseguido o que ele queria, o fechamento do contrato de compra e venda, não está comprometido com a sua própria imagem, aumentando os riscos de perda do cliente para a concorrência.

Mantenha um contato ativo com os clientes

O relacionamento ativo faz toda a diferença para agregar valor para a sua imagem. O cliente não pode ser considerado apenas como um instrumento para você bater a sua meta de vendas mensal. Ele deve ser considerado como uma pessoa com expectativas, anseios e necessidades de compra. É por isso que é tão importante estreitar o vínculo com os clientes atuais e dar a devida atenção que eles merecem.

Você pode focar em estratégias de marketing, como o e-mail marketing, compartilhamento de conteúdos e envio de mensagens sobre lançamentos imobiliários e descontos na compra de unidade. As mensagens podem ser distribuídas por meio do Whatsapp e de outras redes sociais. Use as plataformas online a seu favor!

Essa é uma forma de gerar valor para o futuro cliente e fazer com que eles se lembrem dos seus serviços, caso eles sintam a necessidade de adquirir um imóvel ou de indicar algum corretor imobiliário para outras pessoas.

Utilize um aplicativo de vendas de imóveis

A tecnologia pode ser uma grande aliada dos corretores que desejam conhecer mais os leads e ter mais eficiência no processo de gestão dos clientes. Em meio a tantas ferramentas, o Newcore App se destaca como uma ótima solução para que os corretores efetuar o controle de clientes.

O aplicativo permite selecionar clientes qualificados para os seus imóveis, proporciona acesso privilegiado a todos os imóveis anunciados pela região, orienta as atividades de atendimento e ajuda na combinação do imóvel adequado com o cliente certo na hora certa. O app garante que você vai ter demandas de clientes selecionados e receberá mais pela venda, além de conseguir acompanhar tudo pela plataforma.

O controle de clientes auxilia na rotina dos corretores, de modo que eles conseguem ter uma noção mais ampla e exata sobre a situação de cada um dos leads e prospects. Portanto, não perca mais tempo e comece já a organizar a sua clientela.

Quer investir em um sistema moderno e automatizado capaz de fazer o controle de clientes do seu negócio imobiliário? Baixe o aplicativo da Newcore e se surpreenda com as funcionalidades da nossa ferramenta!