Redes sociais para corretores: veja como vender mais

Não há dúvida de que a tecnologia é uma das maiores aliadas do marketing imobiliário. Como se trata de um mercado de grande apelo visual, uma divulgação online bem feita, com certeza, atrai mais clientes e impulsiona as vendas. No entanto, quando falamos em redes sociais para corretores, todo cuidado é pouco para não sobrecarregar as páginas com excesso de informação e acabar obtendo o resultado contrário.

Uma pequena descrição sobre cada imóvel, acompanhada de um link que direcione o cliente até o site da imobiliária, por exemplo, já é suficiente para atrair novos consumidores. Além disso, a qualidade do conteúdo é pré-requisito para que o corretor construa uma imagem positiva nas redes, reforçando sua autoridade naquele assunto.

Quer saber mais a respeito? Continue a leitura e veja como utilizar as redes sociais para impulsionar suas vendas pela internet!

Quais são as principais redes utilizadas pelos corretores?

O Instagram parece ser a rede preferida entre os corretores. Em conjunto com o WhatsApp, essas ferramentas garantem maior proximidade no contato e ajudam a melhorar o relacionamento, estabelecendo aquela relação de confiança que é fundamental para que o cliente decida por comprar o imóvel. Listamos, a seguir, as características das principais redes utilizadas.

Instagram

A regra de ouro no Instagram de um corretor imobiliário é postar apenas fotos de qualidade e jamais misturar assuntos pessoais e profissionais. Além disso, o texto deve ser bem escrito, com linguagem clara e objetiva. Assim, no primeiro olhar, o consumidor já terá as informações de que precisa a respeito do imóvel, como localização, metragem, padrão de acabamento, entre outros detalhes cruciais para quem está em busca do imóvel dos sonhos.

Facebook

O Facebook é a maior rede social no Brasil, motivo suficiente para você criar uma página profissional por lá, aumentando suas chances de atrair potenciais clientes. No entanto, ele vem perdendo cada vez mais espaço para o Instagram, que tem uma configuração mais dinâmica e é visualmente mais atrativo.

Uma boa dica é focar no Insta e redirecionar as postagens para o Face, de modo a manter essa rede sempre alimentada. Um diferencial do Facebook são os grupos. Portanto, utilize isso a seu favor e participe daqueles classificados de compra e venda de imóveis para expandir suas possibilidades na rede.

WhatsApp

O WhatsApp atingiu um patamar importantíssimo em termos de comunicação, otimizando os contatos em uma velocidade incrível. Mesmo que o corretor não veja a mensagem naquele exato momento, certamente será mais fácil responder por ali do que pegar o telefone e ligar para o cliente. Isso, às vezes, gera desencontros. Sem falar que a facilidade de anexar imagens e documentos aperfeiçoa ainda mais o contato pelo Whats.

LinkedIn

O LinkedIn é uma rede de contatos profissionais muito positiva para quem deseja encontrar o cliente ideal. Por meio dos mecanismos de busca avançada da rede, o corretor consegue descobrir uma série de informações relevantes sobre seu potencial cliente, como o local de trabalho e seu cargo na empresa. Assim, fica mais fácil oferecer imóveis compatíveis com a rotina e com o bolso dos consumidores.

Quais são as vantagens das redes sociais para corretores?

Agora, vamos aos benefícios das redes na divulgação de imóveis.

Atraem seus potenciais clientes

Atualmente, quando alguém está interessado em um produto ou serviço, uma das primeiras coisas que a pessoa faz é procurar a empresa nas redes para conhecer melhor os serviços e avaliar as recomendações dos usuários. Portanto, ficar de fora das redes sociais significa impedir que seus potenciais clientes encontrem seu perfil e possam avaliar seu trabalho. 

Criam um relacionamento mais próximo

Nada como enviar uma mensagem para o Instagram ou Facebook de uma empresa e ser atendido de prontidão, como se estivesse falando com um amigo ou alguém da família. As redes sociais têm esse poder de aproximar os contatos, estimulando relações de confiança, mesmo sem haver interação face a face. Além disso, por ali mesmo, você pode recomendar materiais relevantes para que o cliente conheça melhor a sua carteira de imóveis.

Oferecem uma experiência personalizada

Saber ao certo o que o consumidor procura é imprescindível para oferecer uma experiência personalizada. As redes favorecem essa relação, pois, com a proximidade e humanização do contato, fica mais fácil compreender os reais pontos de dor do cliente e indicar opções que sejam 100% compatíveis com as necessidades dele. Ao perceber que o corretor está, de fato, interessado em ajudar, o nível de confiança vai lá em cima!

Funcionam como alternativa na pandemia

Em um cenário de pandemia, onde só é possível prospectar de forma remota, as redes sociais cumprem essa função com maestria, ao encurtar as distâncias e permitir que o corretor ofereça exatamente aquilo que o consumidor está procurando. Além disso, dá para fazer parcerias virtuais com imobiliárias e empresas do ramo da construção civil para expandir ainda mais a cartela de clientes.

Quais são as estratégias de venda nas redes sociais?

Agora vamos às dicas para utilizar corretamente as redes.

Posts frequentes

Manter a regularidade é imprescindível para que seus perfis continuem sendo vistos nas redes sociais. Mas atenção: isso não significa fazer várias postagens ao dia e sobrecarregar seus perfis com informações desnecessárias. O ideal é definir uma periodicidade e seguir o calendário, inclusive procurando identificar os horários de maior engajamento do público.

Conteúdo relevante

Quando o assunto é redes sociais para corretores, logo pensamos que só haverá postagens de anúncios imóveis. Porém, não fique restrito à publicidade. Diversificar seu conteúdo e abranger outras pautas do mercado imobiliário ajudam a atrair mais gente para o seu negócio. Melhores bairros para morar, infraestrutura da região, média de preços no setor, entre outros, são exemplos de temas relevantes que também podem ser abordados.

Respostas rápidas

Agilidade é a palavra de ordem na comunicação via redes sociais. Portanto, se alguém fez contato por direct ou WhatsApp, responda o mais rapidamente possível. Demorar vários dias ou até semanas para dar um retorno pode passar uma ideia de que a rede está inativa ou, pior, que o corretor está subestimando o poder de compra daquele cliente. Isso demonstra total falta de profissionalismo e consideração.

Presença em vários canais

Diversificar os canais de atendimento e caprichar no seu marketing pessoal aumentam bastante a sua chance de ser encontrado nas redes. Por isso, tenha perfis profissionais em várias redes e cuide para explorar ao máximo as potencialidades de cada uma delas. Não se esqueça também de linká-las no seu site institucional e caprichar na divulgação, para que os clientes saibam onde encontrar seus serviços.

Com essas dicas de redes sociais para corretores, antes mesmo do que você imagina, já estará captando clientes pelas internet e contribuindo para que seu público tenha a melhor experiência de atendimento possível. O resultado não poderia ser outro: vendas impulsionadas, clientes fidelizados e uma imagem ainda mais positiva no mercado imobiliário!

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