Saiba como os trabalhadores autônomos podem se manter no pós-pandemia

A pandemia em decorrência do novo coronavírus trouxe dificuldades para os trabalhadores autônomos, especialmente os corretores de imóveis. Afinal, esses profissionais trabalham por conta própria e não têm uma renda fixa, sendo considerados os mais afetados com o avanço dos contágios. Portanto, eles precisam ter uma boa demanda de clientes no mercado.

Nesse cenário, as incertezas na economia acabaram por frear um pouco as negociações de imóveis. E aí surge a preocupação de como ficará mercado imobiliário pós pandemia? Será que o setor conseguirá se recuperar rapidamente a curto ou médio prazo?

Para ajudá-lo a enfrentar esses tempos incertos, preparamos algumas dicas que poderão ser bastante úteis. Neste post, você vai conhecer estratégias que podem ser colocadas em prática para que você consiga manter e desenvolver suas vendas após o período de pandemia do coronavírus. Continue a leitura!

Esteja presente nas redes sociais

Marque presença nas redes sociais. Atualmente, esses canais se tornaram um excelente ambiente para evidenciar o seu trabalho e ganhar mais visibilidade online. Ao criar um perfil e divulgar os seus serviços como corretor, você consegue atingir uma grande parcela do seu público-alvo. Considere que quem não é visto, não é lembrado.

Nesse sentido, é importante produzir conteúdo útil, relevante e de qualidade e publicá-los nas redes. Desse modo, você vai ganhando credibilidade e se tornando uma verdadeira referência em determinado assunto. Portanto, escolha um assunto que você entende bem e trate sobre ele — investimentos imobiliários, tipos de financiamentos, paisagismo, design, arquitetura, construção civil, formas de valorizar um imóvel etc.

Ofereça benefícios aos clientes

Faça descontos, sorteios e promoções. Tenha algo vantajoso para oferecer ao público-alvo. Essa estratégia costuma surtir muitos efeitos favoráveis, uma vez que o cliente passa a associar a sua imagem a algo positivo. Uma boa ideia é elaborar um sistema de fidelidade, em que cada vez que um cliente indicar um amigo e ele concretizar uma compra e venda, ele ganhará desconto na próxima negociação.

Uma estratégia comum é organizar sorteios nas redes sociais, com a condição de que os participantes tenham que marcar amigos nas postagens. Esse ato impulsiona o seu alcance para mais usuários, aumentando assim a sua visibilidade e as chances de ganhar ainda mais notoriedade e seguidores. Com isso, os seus serviços passam a ser vistos para um número cada vez maior de pessoas.

Enxergue as oportunidades de vendas

A crise sanitária causada pela epidemia desencadeou uma alta queda na bolsa de bolsa. Nesse sentido, o mercado imobiliário está se tornando uma das grandes apostas promissoras para os investidores que desejam fazer uma boa negociação.

O investimento em ações, marcado pela instabilidade e volatilidade, está dando lugar à segurança e à certeza que o investimento no mercado imobiliário oferece aos investidores. De fato, a compra de um imóvel traz mais segurança e estabilidade, uma vez que uma propriedade não costuma sofrer uma grande desvalorização. Nesse sentido, os riscos de perder dinheiro são bem menores.

É aí que entra a importância do corretor de imóveis. Esse profissional pode se especializar em determinada área e assim, ajudar os futuros compradores na escolha do melhor investimento imobiliário com mais chances de valorização e rentabilidade para seus clientes.

Esteja atento às tendências do mercado

Os corretores que desejam seguir carreira nesse segmento devem se adaptar às novas tendências que estão surgindo no mercado imobiliário. Confira, a seguir, alguns exemplos de mudanças que estão se tornando cada vez mais comuns.

Menos valorização da locação dos imóveis comerciais

A tendência é que os imóveis comerciais recebam menos investimentos. Enquanto isso, os imóveis residenciais vêm sofrendo uma maior procura. Esse movimento se deve principalmente pela popularização do trabalho home office que ganhou uma proporção em larga escala nos últimos meses.

Muitos funcionários passaram a trabalhar de casa, fato que levou muitas empresas a abdicarem de seus escritórios. Em decorrência disso, houve uma redução no valor dos aluguéis de imóveis comerciais, o que afastou grande parte dos investidores. Por sua vez, a locação residencial não passou por essa desvalorização tão fortemente.

Apartamentos maiores e mais práticos

O isolamento social fez com que muitas pessoas passassem a ficar mais tempo dentro de casa, trabalhando e até mesmo fazendo exercícios físicos. Grande parte delas teve que compartilhar o espaço com outros moradores, como a própria família ou amigos. Em decorrência disso, o mercado tende a vivenciar um crescimento na procura por imóveis com mais conforto, privacidade e mais espaçosos.

Imóveis com espaço para home office

As corporações enxergaram a economia e a redução dos custos envolvidos na manutenção desses espaços físicos. Desse modo, o trabalho realizado dentro de casa tende a continuar sendo uma orientação bastante comum por muitas empresas.

Nesse sentido, os imóveis que apresentam um cômodo com escritório destinado para o home office tendem a sofrer uma maior procura. Um ambiente com um recuo na sala ou um espaço com bancada planejada costumam ser o suficiente. Afinal, é importante ter um ambiente silencioso e especialmente dedicado ao trabalho, onde o morador pode se concentrar, apresentar projetos e organizar reuniões virtuais, sem correr o risco de sofrer interrupções.

Valorização da cozinha

Com mais tempo em casa e o fechamento de muitos restaurantes, muitas pessoas começaram a se dedicar à culinária e passam mais tempo na cozinha, preparando as refeições e socializando com a família. Com isso, esse ambiente vem ganhando cada vez mais destaque. Muitos moradores desejam reformar o espaço ou estão buscando imóveis com uma cozinha funcional e maior.

Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia veio para otimizar as tarefas dos corretores de imóveis, como a assinatura digital e a realidade virtual, inovação que permite ao cliente fazer visitas virtuais e interativas e viabiliza o comércio digital.

Além disso, os aplicativos de gestão imobiliária se tornaram grandes aliados para os corretores. O maior exemplo é o aplicativo NEWCORE. Essa ferramenta ajuda a selecionar os clientes, atuam como CRM e conseguem gerenciar as atividades na rotina do profissional, trazendo mais foco e organização, além de ser possível anunciar os imóveis gratuitamente.

É importante que o corretor esteja preparado para se reinventar perante as tendências do mercado imobiliário que está surgindo. Caso contrário, ele não vai conseguir se adaptar à nova realidade que está se desenhando e será engolido pela concorrência.

Você é corretor e quer conseguir sobreviver ao mercado imobiliário pós pandemia? Então, saiba como aumentar as vendas em tempos de crise!