Assinatura digital: como funciona e por onde começar

As ferramentas tecnológicas vieram para trazer agilidade e facilidade para os profissionais e, ao mesmo tempo, reduzir a burocracia em excesso em decorrência das negociações feitas com papéis. Nesse cenário inovador, a assinatura digital surgiu como uma forma de garantir a validade dos documentos e proporcionar segurança jurídica.

Trata-se de um recurso de grande importância, principalmente neste momento peculiar, em que muitas transações têm sido realizadas de maneira remota. Essa tecnologia permitiu concluir negócios de um modo seguro e confiável.

Ficou interessado em trazer mais praticidade para a sua rotina? Neste artigo, vamos explicar como funciona o processo de assinatura digital e como a Newcore pode ajudar o seu negócio. Acompanhe a leitura com mais detalhes sobre essa tecnologia!

O que é assinatura digital?

A assinatura digital é uma tecnologia que identifica o remetente de uma mensagem ou um documento e viabiliza a obtenção da assinatura digitalmente. Ela utiliza uma técnica que, por meio de mecanismos de criptografia, garante a segurança, a confiabilidade e a integridade dos documentos eletrônicos.

O tradicional reconhecimento de assinatura em cartório é um procedimento que atesta a legitimidade da assinatura do documento. Esse processo acontece da mesma maneira dentro do meio digital. Trata-se de uma ferramenta muito útil para utilizar o sistema online de internet banking com segurança e proteção. Além disso, essa tecnologia também está presente no certificado digital de uma empresa, recurso usado para a adequada emissão de notas fiscais e proporcionar mais transparência nas atividades.

Além disso, esse crescimento da informática e o surgimento do processo eletrônico judicial, por exemplo, foi marcado pela migração dos processos físicos para o ambiente online.

Esse fenômeno de mudanças fez surgir a necessidade de uma maneira de autenticar e garantir a legitimidade da assinatura do profissional e proporcionar a validade de contratos e outras documentações. O processo já existe há 6 anos no mercado e apresenta regras judiciárias envolvidas para a sua validação.

Como funciona a assinatura digital?

A assinatura digital requer que o usuário (pessoa física ou jurídica) tire um certificado digital próprio emitido pelo ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras). Ele representa a identidade eletrônica de uma pessoa ou empresa – uma espécie de e-CPF ou e-CNPJ.

Assim, a assinatura digital obtida a partir da ICP-Brasil apresenta autenticidade, integridade, confiabilidade e veracidade nas informações. Essa assinatura digital fica vinculada ao documento eletrônico. Sendo assim, qualquer tipo de alteração no documento faz com que a assinatura fique inválida.

Para obter essa ferramenta, o cliente interessado deve buscar a Autoridade Certificadora (equivalente ao Detran ou ao SSP, por exemplo) e apresentar os documentos exigidos. Esse certificado registra informações referentes ao titular e os dados da Autoridade Certificadora. Essa ferramenta consiste em um tipo de identificação eletrônica munida de validade e legitimidade jurídica e representa a substituição do papel físico.

O certificado ou a assinatura digital é um arquivo que apresenta dados da pessoa ou empresa, munidos de duas chaves de criptografia: pública e privada. A primeira é compartilhada com quem o usuário quiser, enquanto que a segunda fica sob a posse dele.

Além disso, a assinatura digital apresenta vários diversos níveis de segurança e um determinado prazo de validade já previamente definido. Esse sistema geralmente é armazenado em nuvem ou em dispositivos físicos, como pendrives e smartcards.

Nesse sentido, a assinatura digital garante a validade jurídica de um documento digital criado em arquivo em formatos PDF, DOC e outros. Assim, torna-se possível validar transações online e procurações, autenticar informações empresariais etc.

A validade da assinatura digital prescinde de fé pública, ou seja, o órgão em questão avalia, verifica e carimba o documento com um “ok” atestando a validade do arquivo e dando continuidade ao processo.

Como funciona esse processo na Newcore?

Está em dúvida sobre a aquisição dessa ferramenta? quer saber mais informações sobre essa tecnologia? Confira, a seguir, os detalhes de como funciona a assinatura digital na NEWCORE.

Dispensa o reconhecimento de firma

A burocracia envolvida é bem menor, uma vez que esse processo não precisa do reconhecimento presencial de firma em cartório competente. Basta apresentar os documentos exigidos no órgão técnico específico, como o ICP-Brasil, e, após a conferência das informações, você terá o seu certificado digital exclusivo.

Traz mais economias

É importante você saber que o procedimento no cartório custa mais caro que o digital. O custo de cartorário normal de assinatura, contando 4 pessoas envolvidas no processo, custaria, em média, R$ 90. Por sua vez, esse processo digital tem um gasto de aproximadamente R$25. Uma grande economia, não é mesmo?

Oferece suporte técnico

A empresa oferece suporte técnico de qualidade para os usuários em caso de dúvidas e problemas que podem surgir ao longo da utilização do sistema. Assim, você terá toda a assistência necessária quando precisar.

Disponibiliza contrato online

O contrato é armazenado online e fica disponível em uma plataforma digital totalmente segura por 24 horas para a escritura em qualquer dispositivo. Além disso, os envolvidos também têm o prazo de 24 horas para realizar a assinatura, podendo ser feita com o próprio mouse ou com o dedo. Trata-se de uma ferramenta que traz praticidade e comodidade para os clientes.

Armazena dados de forma segura e eficiente

O armazenamento de dados na nuvem pode ficar disponível por até 50 anos dentro de uma espécie de cofre digital. A taxa somente é cobrada após todos assinarem e o contrato ser concluído.

A assinatura digital veio para possibilitar a obtenção de um documento incontestável e com ampla validade jurídica, garantindo segurança e validade das informações presentes em documentos e outros tipos de arquivos. Trata-se de uma ferramenta que reduz o tempo de trabalho e os gastos financeiros. Com essa ferramenta, a única coisa que muda em relação à presencial é que você pode fazer de onde estiver sem precisar sair de casa, o que torna esse mecanismo muito mais barato, prático, seguro e conveniente para os clientes.

Agora que você já sabe todas as vantagens dessa tecnologia, que tal trazê-la para o seu negócio? Ficou interessado em adquirir esse tipo de tecnologia? A NEWCORE já atua no processo de assinatura e conferência de assinaturas digitais! Quer saber mais detalhes? Entre em contato conosco e conheça como funciona essa ferramenta!