Quanto ganha um corretor de imóveis? Veja aqui!

Quanto ganha um corretor de imóveis? Essa é uma questão essencial para quem quer se tornar profissional do mercado imobiliário. Afinal, é importante saber o quanto recebe para realizar as atividades diárias.

É fato que o corretor de imóveis deve ser valorizado, em especial por intermediar a compra e venda de uma propriedade, bem como locação, permuta ou administração imobiliária, além de atender os clientes, acompanhá-los em visitas, prestar informações, tirar dúvidas sobre financiamento e realizar a negociação.

Diante da sua importância, o mercado imobiliário vem investindo na formação desses profissionais e contribuindo para o seu sucesso, aumentando os ganhos do corretor de imóveis. Quer entender sobre o tema? Fique conosco e leia mais!

Quais são os tipos de salários de corretor de imóveis?

A palavra salário refere-se ao pagamento que o corretor de imóveis vai receber por sua atuação. Contudo, ele pode ganhar qualquer valor, fixo ou variável, como forma de pagamento. A seguir listamos as principais formas de remuneração.

Remuneração fixa

Em regra, a remuneração fixa é relacionada ao salário de um corretor, especificado na carteira de trabalho (nos moldes da CLT – Consolidação das Leis do Trabalho).

Cabe ressaltar que a profissão de corretor é um exercício autônomo, não possuindo salário determinado, de acordo com a CLT. Todavia, em raras ocasiões há corretores que estabelecem vínculo empregatício com imobiliárias.

Quando houver vínculo de emprego, a comissão deve obedecer ao estipulado pela tabela do CRECI (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis) do estado correspondente, não podendo ultrapassar os valores ali determinados.

Remuneração variável

A remuneração variável é considerada aquela utilizada para recompensar a performance do corretor de imóveis. Ou melhor, é o ganho por produtividade e pode ser analisada de três formas. Entenda a seguir.

Corretor autônomo

O corretor autônomo é o profissional que trabalha por conta própria, a fim de captar cliente, negociar e acompanhar a venda, compra ou locação de um imóvel. O exercício dessa atividade não tem intermediação e ajuda de uma imobiliária, tendo, no máximo, uma parceria com outro corretor.

Quando fizer uma parceria, o corretor autônomo divide sua comissão. Essa é a remuneração do profissional, a qual vai ser, em média, de 6% sobre o valor do imóvel negociado, por determinação legal. Essa porcentagem pode virar de acordo com a lei local.

Corretor atuando em parceria com imobiliária

Uma das formas mais conhecidas de atuação no mercado imobiliário é a parceria. Para se estabelecer rapidamente o corretor faz parceria com uma imobiliária, a qual vai absorver todos os custos operacionais em troca de parte da comissão.

O corretor ganha auxílio no marketing e estrutura, assim como aumento da carteira de imóveis e clientes, enquanto a imobiliária vai conseguir fechar mais contratos e atender o maior número de clientes.

Nesse caso, a remuneração ainda vai ser baseada na comissão, no montante de 6% do valor do imóvel. Entretanto, esse 6% será rateado entre todos os profissionais que participaram da transação imobiliária. Logo, o corretor vai receber um valor mais baixo de comissão.

Captador de imóveis

Pata atuar como captador de imóveis, o corretor não precisa deixar de ser autônomo ou abandonar sua parceria com uma imobiliária. Dessa forma, você pode se beneficiar da captação de propriedades.

Quando o corretor angaria um imóvel para ser vendido por uma imobiliária ou corretor autônomo, tem direito a uma porcentagem sobre o valor da comissão recebida pela venda. Em regra, é devido cerca de 10% quando o imóvel for vendido.

Caso seja uma locação, pode receber parte ou totalidade do primeiro aluguel. No entanto, essa remuneração não é uma regra.

Quais fatores influenciam na formação do salário do corretor de imóveis?

Saber qual o valor da remuneração não é tarefa fácil, uma vez que é influenciada por diversos fatores. Nesse caso, os ganhos do corretor de imóveis são dissuadidos por alguns elementos. Veja!

Comissão e taxa de corretagem

Considerados os principais elementos influenciadores da remuneração do corretor. Em geral, o corretor autônomo recebe a comissão ou taxa de corretagem, as quais, no mercado imobiliário, variam entre 5 a 8% do valor do imóvel. No entanto, o percentual da comissão mais usual é de 6%, conforme determinação legal.

Quando se tratar de corretor atuando em parceria, a taxa de corretagem vai ser dividida com o parceiro, seja imobiliária ou outro corretor, ganhando meia comissão. Como o valor é partilhado entre os diversos profissionais envolvidos na negociação, o corretor recebe parte da comissão sobre o valor do imóvel, cerca de 2%.

Quantidade de transações imobiliárias realizadas

Outro fator que influencia o ganho do corretor de imóveis é a quantidade de transações imobiliárias que conseguiu fechar. Por lógica, quanto maior o número de contratos fechados, maior vai ser o recebimento.

A fim de aumentar suas negociações, invista em uma grande carteira de clientes, pois vai poder assinar uma quantidade considerável de contratos menores e garantir muitas comissões.

Tipos dos imóveis

Como já dissemos, a comissão do corretor de imóveis gira em torno de 6% do valor da propriedade negociada. Porém, essa porcentagem pode variar conforme o tipo de imóvel transacionado.

Desse modo, ao se tratar de imóveis rurais, a variação é de 6 a 10%. Para imóveis urbanos, a comissão varia entre 6 e 8%. Já nos imóveis para vendas judiciais, a taxa de corretagem é de 5% sobre o valor do imóvel.

Não obstante, comissões e taxas de corretagem devem ser pagas sobre o valor das locações. Essas correspondem ao valor do primeiro aluguel, sendo que nas locações de até três meses vai ser cobrado 30% do valor recebido pelo proprietário.

Quanto às administrações de imóveis, a comissão varia de 8 a 10% sobre o valor do aluguel mais encargos. No caso de administrações de condomínio, a comissão fica em torno de 5 a 10% do valor arrecado por mês, com o piso de R$850,00.

Vale enfatizar que a remuneração pode ser influenciada pelo estado de conservação do imóvel, novo ou usado, devendo ter uma comissão de cerca de 6% sobre o valor da propriedade.

Portanto, quanto ganha um corretor de imóveis varia com os fatores e tipos de remuneração recebida por venda. Assim, para ter sucesso na profissão é necessário organizar seus ganhos, podendo investir em sua atividade para ter mais poder sobre o próprio negócio. Para isso, você deve calcular qual o valor vai receber em cada transação imobiliária.

Quer ajuda para isso? Então use o simulador da Newcore para calcular seus ganhos em uma venda!