Apesar ter passado por momentos desfavoráveis nos últimos anos, o mercado imobiliário recuperou o fôlego e vem ganhando espaço. Isso faz com que esse ramo seja cada vez mais concorrido e força quem trabalha no setor a encontrar maneiras de atrair o público e aumentar as vendas, como a propaganda de imóveis.
Essa é uma estratégia que faz parte da vida de corretores imobiliários, especialmente a de formular anúncios para os imóveis. Mas para não perder a competitividade é preciso entender como fazer uma propaganda da maneira correta.
Por essa razão, elaboramos este post. Continue a leitura, pois ajudaremos você a saber mais sobre a propaganda para corretor de imóveis!
Qual a importância da propaganda para corretor de imóveis?
Se você trabalha no ramo imobiliário há algum tempo já sabe que fixar placas escritas “vende-se” na frente dos imóveis nem sempre é suficiente. Afinal, por se tratar de um bem com um valor elevado, é preciso ser mais chamativo para atrair potenciais interessados. Quando o anúncio é formulado da maneira correta, o cliente é estimulado a procurar o vendedor e a visitar o imóvel. Essa é uma etapa fundamental e que intensifica as chances de fechar negócio.
O corretor que investe em propaganda garante a visibilidade do seu serviço e trabalha no alcance de seu público-alvo, apresentando o imóvel ideal para cada perfil de cliente. Além disso, o anúncio certo estabelece uma comunicação com os consumidores, demonstrando que tipo de corretor de imóveis você é.
O que considerar na hora de criar um anúncio?
Há alguns pontos que precisam ser considerados para que o anúncio de um imóvel faça sentido e seja interessante para quem se deparar com ele. Por isso, antes de desenvolvê-lo, você deve investir em planejamento, desenvolvendo uma propaganda atrativa, clara e que represente sua marca. Observe a seguir o que precisa ser considerado na hora de criar um anúncio.
Passe as informações de maneira sucinta
Quem está no estágio final da jornada de compra, ou seja, já está em busca do produto, normalmente não tem paciência para ler conteúdos que sejam densos e complexos. Então é importante que você apresente as informações de maneira breve, mas sem deixar de listar os principais detalhes do imóvel.
Revise a ortografia
Pode parecer óbvio, mas revisar a ortografia do anúncio é fundamental. Afinal, erros nesse ponto podem inclusive afastar clientes do seu negócio. Dessa forma, confira o anúncio e, se for preciso, busque por ajuda especializada para garantir que tudo está correto.
Acrescente imagens
As imagens são de grande ajuda para dar força às informações contidas no anúncio. Além disso, elas servem para evitar equívocos com relação ao que o cliente imagina do apartamento. Assim, as imagens funcionam como um filtro, garantindo que as pessoas que decidam visitar o imóvel sejam mais propensas a fechar negócio.
Como realizar anúncios efetivos?
Imagina-se que o mercado imobiliário deve ter divulgações mais sérias. Isso é um engano! Quanto mais criativa uma propaganda é, mais ela vai se destacar, o que pode alavancar as suas negociações imobiliárias. Veja o que um anúncio atrativo deve ter!
Ofereça percepção de valor
Ao falar de valor, é natural que se imagine ser uma questão monetária. Entretanto, você pode exaltar as melhores características e vantagens de um imóvel, que vão agregar valor à propriedade.
Este valor se refere a aspectos sociais, ligados a localização do imóvel, proximidade de pontos turísticos mais procurados ou em regiões consideradas desvalorizadas. Além disso, é importante demonstrar o quanto realizar a transação imobiliária vai beneficiar a qualidade de vida.
Para que haja uma percepção de valor, o anúncio deve descrever todas as situações rotineiras que o imóvel pode oferecer, ressaltando seus pontos positivos e mostrando quantas lembranças boas poderão ser construídas ali.
Capriche na apresentação
Qualquer propaganda do mercado imobiliário deve ter, no mínimo, uma foto de imóvel, para tornar a apresentação chamativa. Para caprichar no anúncio, use imagens profissionais, com boa resolução e capaz de mostrar todos os ângulos da propriedade.
É importante que o anúncio exiba os melhores cômodos do imóvel, considerados diferencial, como uma suíte, hall de entrada, fachada, varanda ou jardim. Coloque em destaque as informações que vão atrair a atenção dos seus clientes.
Crie um título objetivo
O primeiro elemento observado em uma propaganda é o seu título. Assim, você deve escolher um título chamativo, mas conciso e apto a prestar esclarecimentos sobre os imóveis. Com poucas palavras, você precisa falar muito e impactar as emoções dos seus clientes.
O título precisa despertar a curiosidade do cliente ao ponto de convencê-lo a conhecer a oferta anunciada. Caso tenha dificuldade de criar títulos objetivos e atrativos, procure por ajuda profissional para desenvolver propagandas que retratam a identidade da sua marca.
Conte histórias que envolvam as pessoas
Investir em uma propaganda que conte a história de outro cliente gera um grande apelo emocional, pois as pessoas se reconhecem nos fatos . Quando conseguir envolver o cliente no enredo, que se identifique com elementos de empatia, linguagem e status semelhantes, conseguirá atingir o cliente, o que pode resultar no fechamento de um contrato e efetivação de uma venda.
Como deve ser um anúncio de imóvel?
Agora que você sabe o que uma propaganda efetiva precisa ter, é hora de entender como um bom anúncio deve ser formulado. Lembre-se que o importante é usar uma linguagem que o cliente entenda e mostrar que o imóvel anunciado é a solução dos problemas do consumidor. Observe o modelo de propaganda apresentado a seguir.
Modelo de anúncio
Apartamento de 3 dormitórios, com 90m2, à venda em Moema.
Sua oportunidade de morar em Moema está aqui! Este imóvel conta com 3 dormitórios, varanda gourmet, cozinha americana planejada e área de serviço espaçosa e arejada, onde cabem todos os seus equipamentos eletrodomésticos. Está localizado em uma rua tranquila, em que dá para fazer quase tudo a pé.
Este apartamento é ideal para você e sua família viverem com muito conforto. Sabe por quê? Tem vaga de garagem demarcada, piscina para o lazer do final de semana, academia, salão de festas e muita segurança.
E o que é melhor, o apartamento fica próximo às estações de metrô Santa Cruz e São Judas. A região oferece tudo o que você precisa para viver bem: as melhores padarias e escolas, como o Consa, Montessori e Augusto Laranja; opções para compras, com muitas lojas e o Shopping Ibirapuera (a 6 minutos); opções de lazer, como o Parque do Ibirapuera (a 7 min); e supermercados, como o Pão de Açúcar e o Emporium Moema (a 5min).
Apartamento disponível para visitas de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h.
Como você pode notar, o modelo de anúncio disponibiliza os dados do apartamento e explica os elementos que o compõem. Em seguida explica as vantagens que o imóvel apresenta e faz uma contextualização sobre a região em que está localizado. Com isso, é possível garantir que o anúncio do imóvel seja atrativo e as informações sejam claras.
Assim, entender como formular a propaganda de imóveis é fundamental para atrair mais compradores. No entanto, para elevar suas chances de fechar um negócio, é preciso saber como conduzir a conversa com seu cliente e quais elementos o anúncio deve ter para lhe tornar atrativo aos possíveis corretores. O resultado de uma propaganda efetiva é o aumento das vendas, fidelização dos clientes, publicidade de seus serviços e crescimento na carreira.
Então aproveite que você está por aqui e confira agora 5 erros cometidos pelo corretor no fechamento dos negócios!