A prospecção de clientes é um desafio para qualquer segmento de negócios e no ramo imobiliário não poderia ser diferente. Ter o cliente certo para as ofertas de imóveis é o sonho de todo consultor. A boa notícia é que com a ajuda da evolução tecnológica e do marketing digital cada vez mais corretores estão alcançando o cliente ideal com muito mais rapidez e precisão.
A captação de leads qualificados tem se mostrado um dos meios mais poderosos para construir uma base sólida de clientes. Se você está pensando em aumentar as suas vendas e quer entender melhor o que é um lead e como ele pode contribuir para alavancar seus negócios, acompanhe o material exclusivo que preparamos para você!
Afinal o que é um lead?
Lead é um termo que veio do marketing digital, é o nome usado representar um potencial comprador, em outras palavras é aquela pessoa que já demonstrou algum interesse pela compra de um determinado produto ou serviço.
No processo de captação, o potencial cliente informa seu e-mail e alguns dados pessoais para obter alguma informação relevante para ele. Normalmente, a atração do lead no segmento imobiliário acontece pelos seguintes meios:
- preenchimento de cadastro para baixar materiais como e-books, catálogos de lançamentos ou qualquer outro produto digital;
- solicitação de informações adicionais sobre anúncios de imóveis no site;
- participação em eventos on-line, como webinars;
- respostas de campanha digitais.
Agora que você já sabe o que é um lead, pode ser que comece a questionar: como saber se pessoa que fez o contato está realmente interessada na compra de um imóvel? Mesmo que ela tenha interesse, será que tem o perfil de compra?
Nem sempre o lead é ideal para a compra de um produto. Em primeiro lugar é preciso ter em mente que por trás de um lead qualificado sempre haverá uma boa estratégia de atração. O primeiro passo para garantir o sucesso na atração de um lead é definir o público que se desejamos atrair: idade, perfil de compra, capacidade de pagamento, interesses.
Com perfil do público traçado é preciso entender quais as dores do cliente que desejamos solucionar e aí partir para as estratégias de atração, lembrando que uma boa estratégia de captação facilita muito a etapa de qualificação do lead.
Como qualificar leads?
É na etapa de qualificação que você vai conhecer melhor a sua base de leads e identificar quais a reais intenções do seu potencial comprador. O processo de qualificação pode ser um simples script com perguntas que buscam responder questões como:
- qual o produto que o cliente está interessado;
- quais são as reais necessidades do cliente;
- o cliente tem recursos necessários para fechar a compra;
- de quem é a autoridade para decidir a compra.
Com perguntas acertadas é possível identificar o estágio de compra lead e promover a geração de conteúdos mais específicos para a nutrição e conversão. Esses materiais podem ser no formato newsletters, e-mail marketing e mensagens por aplicativos específicos. Lembrando sempre que a abordagem deve ser em linguagem adequada e o tempo de resposta o mais rápido possível.
Ter em mãos o indicador de qualidade do lead é uma ferramenta competitiva muito importante para o corretor de imóveis. Não tem nada mais frustrante do que investir seu tempo no cliente sem perfil de compra. Clientes qualificados economizam tempo, melhoram o engajamento do negócio e consequentemente aumentam suas vendas.
Como gerenciar meus leads?
O gerenciamento dos dados coletados são extremamente importantes, com eles é possível chegar cada vez mais perto do seu cliente ideal. Existe hoje, no mercado imobiliário, softwares especializados que fazem todo o processo de qualificação de maneira automatizada, garantindo maior eficiência no monitoramento das ações e garantindo maiores taxas de conversão.
A NEWCORE é a maior rede de corretores independentes do Brasil, o nosso um aplicativo além de promover automação e o gerenciamento de todo o processo de geração de leads, entrega mais do que leads qualificados, facilita o cadastro de clientes, permite monitorar a agenda e ter controle de todo andamento dos negócios. O acesso a todas essas comodidades se dá por meio de uma interface intuitiva e ágil.
Com uma lista de clientes qualificados em mãos você vai precisar lançar mão de boas estratégias para nutrir seus leads e gerar novos clientes e alavancar os seus negócios. Separamos três dicas superimportantes para ajudar nessa tarefa. Confira!
1. Ofereça conteúdos relevantes
A produção de conteúdos relevantes vai contribuir para atrair leads qualificados desde o início do processo. Por isso, tenha uma boa estratégia de conteúdo, identifique os temas que podem solucionar as principais dores dos seus clientes e que estejam relacionados ao seu negócio. Procure surpreender seu cliente com conteúdos que entregam valor, como dicas de reformas, checklist de mudanças, ranking de bairros na cidade, entre outros temas.
2. Use as redes sociais
O mercado imobiliário está sempre sendo influenciado pelas mudanças na economia e políticas de financiamento. Tenha o foco em ser um corretor referência quando o assunto for negociação de imóveis, para isso mantenha-se atualizado com tudo o que acontece no mercado imobiliário.
Hoje em dia, não basta saber: tem que mostrar que sabe, então não deixe de mostrar para o seu lead a sua autoridade. Esteja visível nas redes sociais, trabalhe a sua imagem. As redes sociais permitem uma maior proximidade com o cliente. Faça perguntas, responda comentários aproveito ao máximo esse canal.
3. Monitore os indicadores
Disparou um e-mail de lançamento de um empreendimento e teve alta taxa de abertura? Não deixe de alimentar esse lead. Fique atento a todas as oportunidades e seja rápido na resposta. Com muito trabalho e atenção aos detalhes, não vai ser difícil você ter uma boa surpresa com o fechamento de negócio inesperado. Acredite!
Com todas essas dicas vai ficar muito mais fácil planejar e executar os seus objetivos de vendas. Afinal de contas como você bem sabe que ser um corretor de imóveis autônomo é motivo de orgulho e requer muita determinação e disciplina. Se interessou pela oportunidade de alavancar as suas vendas? Entre em contato com a NEWCORE e descubra muito mais funcionalidades para o seu negócio!