Quer ter uma melhor reputação profissional? O foco é a gestão de tempo!

Uma das grandes buscas das pessoas, hoje, consiste em conseguir fazer uma boa gestão de tempo. Afinal, alcançar bons resultados está diretamente atrelado à maneira como você organiza as suas atividades. Consequentemente, isso também se relaciona a outro conceito bastante conhecido: produtividade. Saber como gerir adequadamente o seu tempo pode ser o principal diferencial para que você seja um profissional de destaque.

Apesar de parecer simples, fazer uma gestão de tempo correta é uma tarefa que traz consigo algumas barreiras. Isso porque a rotina de trabalho, sobretudo para um corretor de imóveis, é composta por uma variedade de atividades. Organizá-las de acordo com sua importância e adequá-las ao tempo que você tem disponível é fundamental para alcançar resultados melhores.

Aliás, foi pensando exatamente nisso que montamos este post. Aqui você entenderá melhor o que é gestão de tempo e qual sua importância, além de conhecer alguns hábitos que você deve evitar e quais as melhores estratégias para conseguir gerir melhor o seu tempo. Acompanhe!

O que é gestão de tempo e qual sua importância?

De modo resumido, podemos definir a gestão de tempo como saber dividi-lo com equidade entre as atividades que você precisa realizar. Isso quer dizer que o tempo não precisa ser dividido igualmente entre as suas demandas, e sim fracionado de acordo com o grau de importância e complexidade de cada obrigação.

É assim, por exemplo, que algumas pessoas conseguem trabalhar muito mais e obter melhores resultados que outras, mesmo dispondo dos mesmos prazos e recursos. Essa, inclusive, é a grande sacada da gestão de tempo.

Por outro lado, não saber como se organizar perante às demandas diárias pode ser um caminho bastante perigoso e que trará resultados bem desagradáveis. Aliás, a atualidade pede resultados rápidos, o que exige trabalhos também mais ágeis.

Um profissional que não sabe como gerir seu tempo adequadamente pode, por exemplo, chegar na reta final do prazo sem sequer ter concluído seu projeto. A título de curiosidade, o fim do prazo para entregar um serviço é conhecido como deadline (do inglês) e talvez você já tenha deduzido que ele não combina muito bem com gestão de tempo, já que entregar um projeto no limite de tempo ou até mesmo extrapolar prazos é sinônimo de desorganização.

Conseguir gerir melhor o seu tempo depende de saber quais as melhores estratégias e quais hábitos devem ser adotados. Veja no próximo tópico uma lista de maus hábitos que devem ser banidos da sua rotina.

Que hábitos prejudicam a gestão de tempo?

Se você chegou até aqui, já sabe que a gestão de tempo depende de saber organizar as demandas adequadamente. No entanto, quando deixamos que algumas atitudes erradas façam parte da rotina, todo o planejamento pode ser posto a perder. Listamos alguns desses problemas a seguir.

Procrastinar

Se você acha que tem tempo de sobra para fazer alguma coisa, é bem possível que esteja procrastinando. Acredite, deixar uma tarefa para depois, porque você tem um prazo maior, é algo que quebra a gestão de tempo. O que muitas pessoas ignoram é que mais tempo quer dizer mais trabalho, ou seja, com maiores intervalos as tarefas são, provavelmente, mais complicadas ou importantes.

Procrastinar é deixar as coisas para serem feitas depois, e nós já combinamos que deadline e organização não são palavras que combinam. Por isso, esse é um hábito que não pode existir na sua rotina.

Não saber dizer “não”

O problema de quem não sabe gerir o tempo, muitas vezes, não é a falta de organização. O profissional pode ter um excelente planejamento, mas se aceita demandas sem nenhum critério, simplesmente para agradar aos colegas de trabalho, quebra todo o seu fluxo de tarefas e se embola com os prazos.

Por essa razão, é imprescindível saber quando negar um serviço. É importante não deixar que isso intimide você, pois ter mais obrigações não é exatamente um sinônimo de ser mais produtivo. Então, antes de aceitar qualquer carga extra confira se isso não prejudicará seu planejamento e, se sim, não hesite em dizer um “não”

Ignorar intervalos

Adotando uma boa gestão de tempo é possível trabalhar bem mais, mas não se confunda: isso não quer dizer trabalhar o tempo todo. Quando você deixa de realizar os intervalos, sua produtividade tende a cair, uma vez que o cansaço reduz o seu foco no trabalho e favorece o acontecimento de erros. Assim, a quantidade de retrabalhos aumentará e a sua credibilidade será prejudicada.

Por isso, respeite os intervalos estipulados em seu local de trabalho e, se trabalhando sozinho, tente manter um fluxo regular de pausas. Uma boa ferramenta para isso é a Técnica Pomodoro, criada pelo italiano Francesco Cirillo em 1980.

Funciona assim: você realiza a sua atividade durante um período de 25 minutos. Finalizado esse tempo, é preciso fazer uma pausa de 5 minutos. Esse processo deve ser realizados 4 vezes seguidas, totalizando um tempo de 2 horas. Após isso, você deve fazer um intervalo que pode variar entre 15 e 30 minutos antes de voltar para as suas atividades.

Como melhorar a gestão de tempo?

Conseguir gerir o tempo adequadamente não é uma tarefa fácil, mas há algumas estratégias que podem ajudar bastante nessa tarefa. É sobre elas que trataremos a seguir.

Defina metas

Primeiro, é preciso saber quais são os seus objetivos. Porém não basta listar metas e começar a trabalhar nelas. É preciso classificá-las e dividi-las, por exemplo, em diárias, semanais e mensais. Tendo claros os seus objetivos, você pode encontrar melhores maneiras de direcionar os seus esforços para alcançar melhores resultados.

Liste prioridades

Já sabendo quais são os seus objetivos, é importante elencar as demandas pendentes de acordo com sua importância. Uma excelente estratégia para ter sucesso nessa etapa é contar com a Matriz de Eisenhower. O princípio norteador aqui é dividir as tarefas em urgentes e importantes.

Para tanto, você deve desenhar um quadro com quatro quadrantes — se preferir, basta dois riscos que se cortam perpendicularmente, exatamente como uma cruz. No quadro superior esquerdo são escritas as tarefas que são, ao mesmo tempo, urgentes e importantes. Na parte superior direita, as tarefas que são urgentes e não são importantes

Em seguida, no quadro inferior esquerdo ficam as tarefas que são importantes e não são urgentes. Por fim, na parte inferior direita ficam as tarefas importantes mas não urgentes.

Além disso, é preciso escrever as datas de entrega de cada uma das tarefas. Assim você sabe quais demandas devem ser atendidas primeiro e qual o prazo de cada uma delas

Planeje as atividades

O passo final é planejar suas atividades. É importante lembrar que as demandas tendem a mudar diariamente e, por isso, é preciso sempre refazer o seu planejamento, de modo a evitar surpresas.

Tendo como base as suas metas e as suas prioridades, basta organizar tudo ao longo do seu dia — ou semana, se preferir. Com o seu cronograma em mãos, é só evitar aqueles maus hábitos de que falamos e focar em suas tarefas

Quais as vantagens de fazer uma boa gestão de tempo?

Manter suas tarefas organizadas é algo que traz uma série de vantagens. Profissionais que sabem gerir o tempo são mais bem avaliados, já que são mais produtivos, respeitam prazos e entregam tarefas bem-feitas. Além disso, outra consequência é a redução do estresse, pois, ao ter tudo planejado, os erros diminuem e é necessário lidar com menos problemas.

Saber como fazer gestão de tempo é fundamental, sobretudo para corretores imobiliários. Essa atitude pode trazer vários benefícios à vida do profissional, como melhoria dos resultados e maior produtividade. Uma opção para alavancar ainda mais os resultados é contar com um aplicativo que facilite o processo de venda de imóveis.

É o caso do app da NEWCORE. Com ele você consegue escolher em que bairros prefere trabalhar, além de contar com um CRM e clientes selecionados. Além disso, é possível anunciar imóveis gratuitamente e garantir uma maior lucratividade.

Quer saber como gerir melhor o seu tempo e aumentar a sua produtividade? Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar!