4 dicas para manter uma boa relação com clientes no mercado de imóveis

Para a manutenção de um relacionamento saudável no mercado de imóveis, o corretor deve passar a imagem de um profissional de confiança, que demonstra ser prestativo e atencioso e disponha de amplo conhecimento na área, entre outras qualidades.

O cliente quer sentir-se mais seguro e confiante quando procura um corretor para comprar ou vender seu imóvel. Do outro lado, o profissional tem de desenvolver habilidades que cativam o público e fazem com que desfrute de boa reputação no mercado imobiliário.

Veja, a seguir, 4 dicas que vão ajudar bastante a manter uma boa relação com clientes em seu trabalho! Siga com a leitura e saiba mais!

1. Personalize o atendimento para satisfazer as necessidades de cada cliente

O atendimento personalizado vai de encontro às necessidades da pessoa, o que contribui para que ela fique mais satisfeita. Não é um atendimento mecânico, ainda que você tenha que seguir certos parâmetros para garantir um trabalho mais profissional. De qualquer modo, é fundamental entender que as necessidades variam de cliente para cliente, ainda que o objeto seja o mesmo — um imóvel.

Alguns desejam comprar uma casa perto da escola dos filhos, outros estão procurando uma residência para os pais, já há aqueles que preferem morar em um condomínio fechado de apartamentos, enquanto a finalidade de certas pessoas é encontrar um imóvel para alugar, e assim por diante.

Além disso, há questões relacionadas ao preço, ao financiamento, às dimensões, à área para construir e a muitos outros pontos. O corretor deve preparar-se para prestar atendimento que satisfaçam diferentes necessidades.

2. Comunique-se bem para manter um ótimo diálogo com as pessoas

Outro importante ponto a considerar em sua relação com clientes é a comunicação. É primordial comunicar-se bem para esclarecer as sua dúvidas e passar todas as informações necessárias sobre o negócio. Além disso, é vital sustentar a conversa de forma cativante, prendendo o interesse do potencial cliente. A partir do momento em que ele se sente desinteressado, as chances de desistência aumentam, e, provavelmente, ele não vai mais procurá-lo — vai buscar outro corretor.

3. Disponibilize diferentes canais de atendimento para a clientela

É recomendado, também, que o corretor ofereça canais diferentes de atendimento para otimizar sua relação com clientes. Vivemos na era digital, e, por isso, não convém que nos limitemos ao telefone e ao endereço físico.

Além do endereço onde mora, do seu trabalho (se tiver um ponto específico) e do telefone de casa e celular (principalmente, o número com WhatsApp), é ideal informar as mídias digitais que acessa (Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn), bem como algum site ou blog. Além de dar mais opções ao cliente em potencial, você confirma que, apesar de autônomo, realiza um trabalho bem organizado. Isso certamente atrai a atenção das pessoas interessadas.

4. Invista em marketing pessoal para ter uma boa relação com clientes

Para os profissionais autônomos, o marketing pessoal é ainda mais essencial, pois sua imagem profissional representa um diferencial relevante para os clientes. Você pode começar aperfeiçoando sua oratória por meio de cursos e vídeos online.

Outro ponto crucial é apresentar-se bem vestido e limpo, com o rosto barbeado e o cabelo penteado, pois a aparência sempre faz a diferença. É normal que o cliente julgue um profissional por sua fisionomia em determinados momentos, apesar de que seus conhecimentos na área devem ser a prioridade.

O conteúdo postado nas redes sociais deve ser cuidadosamente planejado, especialmente se você tem perfis profissionais, apenas para atender o seu público. O LinkedIn, por exemplo, é uma rede em que os profissionais podem interagir entre si e com seus clientes.

Outra dica é participar de feiras livres, palestras, seminários e outros eventos do setor imobiliário. Além disso, é substancial manter um bom relacionamento com os colegas de profissão. Desse modo, você conseguirá melhorar sua relação com clientes, garantindo um público mais fidelizado e permanente, já que a boa reputação é fundamental para o crescimento de sua carreira.

Como já observado há pouco: o conhecimento é muito importante para qualquer profissional! Que tal, então, conhecer mais sobre os diferentes tipos de clientes? Continue no nosso blog para se inteirar ainda mais!