Corretor x consultor de imóveis: entenda as diferenças!

As particularidades da relação corretor x consultor de imóveis podem não ser fáceis de identificar. Muitas pessoas confundem e acreditam tratar-se da mesma profissão, mas, como veremos neste artigo, não é bem assim.

As funções desempenhadas por esses dois profissionais, embora complementares para uma venda de sucesso, são bem diferentes e exigem conhecimentos, formação e habilidades específicas. O primeiro tem uma abordagem mais técnica, voltada para vendas, enquanto o segundo trabalha para aprimorar os negócios e oferecer suporte, tanto para o cliente quanto para o corretor.

Quer entender melhor essas diferenças? Prossiga com a leitura e aproveite esse conhecimento!

O consultor busca tendências e gera oportunidades

Os consultores imobiliários preparam-se para fornecer informações valiosas sobre um negócio em andamento, bem como o valor e a estabilidade do mercado imobiliário local. Esse profissional pode fornecer informações mais profundas para basear suas decisões do que um corretor de imóveis sozinho.

Para tanto, esse deve ser um profissional altamente informado e atento a tudo o que se refere à compra e venda de imóveis. Deve possuir uma visão sistêmica do mercado e, portanto, pode fornecer orientações adequadas para corretores e compradores

O corretor prospecta novos imóveis e compradores

O trabalho do corretor é mais prático e está intimamente ligado à captação e às vendas de imóveis. Ele deve estar sempre atento a aproveitar as oportunidades de imóveis disponíveis no mercado e encontrar os compradores ideais. Essas oportunidades podem ser tanto para venda, quanto aluguel, embora algumas empresas e alguns profissionais prefiram concentrar-se em apenas uma dessas opções.

O corretor precisa de registro no Creci

Para exercer a profissão de corretor imobiliário e estar apto a atender os clientes no processo de vendas, é preciso realizar o curso de transações imobiliárias e ser aprovado em uma avaliação que dá direito ao registro junto ao Creci ― Conselho Regional de Corretores de Imóveis.

Muitas instituições oferecem o curso preparatório, com duração média de seis meses, e suporte para a realização da prova. Algumas faculdades também disponibilizam o Tecnólogo em Negócios Imobiliários, com duração de dois anos. No decorrer do curso, os alunos possuem licença para atuar como estagiários e se preparar para a carreira.

O corretor precisa dominar os aspectos técnicos das transações imobiliárias

Enquanto o trabalho do consultor é mais aprofundado em questões relativas ao mercado e às necessidades do consumidor, o corretor imobiliário precisa dominar várias habilidades técnicas. Ele deve conhecer todos os trâmites legais e bancários que envolvem as transações imobiliárias, desde a prospecção até o pós-vendas.

Também é fundamental saber como captar, fazer avaliações e conhecer toda a documentação que envolve uma propriedade, como escrituras, contratos de compra e venda, habite-se e outras.

Outro conhecimento técnico indispensável está relacionado às novas construções, como regras de ocupação do solo. Além disso, é importante ter entendimento sobre operações de venda e aluguel de imóveis, conhecer o código de defesa do consumidor e saber lidar com as ferramentas de marketing mais modernas.

Embora seus trabalhos sejam complementares, a forma de remuneração desses dois profissionais também é diferente. Enquanto o corretor recebe comissões sobre o valor dos negócios fechados, os consultores costumam ser contratados com um salário fixo, ou precificam seus serviços de acordo com o tempo, as habilidades e a energia empenhados.

O trabalho em equipe desses dois profissionais é responsável pelo sucesso das vendas de imóveis, pela satisfação do cliente e, consequentemente, pela consolidação e pelo crescimento do negócio. Portanto, entender a relação corretor x consultor de imóveis e investir nesses profissionais é fundamental para a corretora que deseja destacar-se no mercado.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais!