Mesmo com a utilização massiva das redes sociais e dos aplicativos de mensagens, a comunicação via e-mail ainda é uma das mais sólidas e eficazes ferramentas de marketing digital, pois tem uma altíssima taxa de conversão de vendas, e seu custo é extremamente baixo. No entanto, para aumentar as vendas por e-mail marketing, não basta enviar uma série de anúncios de imóveis para seus clientes.
Aliás, essa prática é desaconselhada, pois pode ser encarada como spam, prejudicando a sua imagem profissional e afastando possíveis interessados nas unidades à venda. A seguir, conheça as técnicas mais eficazes do e-mail marketing e coloque-as em prática o quanto antes para melhorar os seus resultados!
1. Crie uma lista de contatos sólida
Um dos erros mais graves do e-mail marketing é comprar listas de contatos. O ideal é que você mesmo construa seu próprio mailing. Para conseguir o e-mail de pessoas realmente interessadas na compra de um imóvel ou terreno, uma ótima dica é disponibilizar nas suas redes sociais um e-book ou outro tipo de material exclusivo para download.
Para acessá-los, o interessado deverá preencher um formulário com os dados essenciais, incluindo o e-mail. Também, é importante solicitar o e-mail dos interessados que entram em contato com você para cadastrá-los em um software específico para corretores ou mesmo em uma planilha criada por você.
2. Segmente seus leads
Após conseguir o e-mail dos seus leads, isto é, de pessoas interessadas em comprar um imóvel, é importante classificá-los. Assim, será possível aumentar a precisão das mensagens. Você pode, por exemplo, dividi-los de acordo com os interesses e preferências, como:
- estilo do imóvel (casa, apartamento ou terreno);
- finalidade do imóvel (residencial ou comercial);
- valor médio que está disposto a pagar;
- bairro.
Desse modo, os leads que estão à procura de uma sala comercial, por exemplo, receberão apenas e-mails relacionados a esse tipo de imóvel. Caso contrário, a chance de eles abrirem as mensagens é bem menor.
3. Capriche no campo “assunto”
O título de um e-mail é o ponto-chave para fazer com que o cliente decida abrir ou não a mensagem. Então, utilize assuntos ou títulos chamativos e que agucem a curiosidade. Também é importante cuidar da quantidade dos caracteres: o ideal é que não ultrapasse 41. Dessa maneira, ele não será cortado, mesmo se for visualizado em celulares.
4. Prefira textos curtos e simples
Seja breve nos e-mails. Se a mensagem for muito longa, é provável que o cliente não leia todo o conteúdo ou, ainda, que nem comece a ler, por desanimar ao ver o tamanho do texto assim que abrir o e-mail. Então, crie textos curtos e com uma linguagem simples. Outra prática que dá ótimos resultados é a personalização da mensagem, que aumenta as taxas de aberturas e cliques no corpo do texto e aproxima você do seu cliente.
Então, pense em uma maneira de personalizar seus e-mails, inserindo uma variável no conteúdo para ser substituída por algum dado do seu lead, como:
- nome (“Marcelo, sua família vai se encantar por esse condomínio!”);
- interesse (“Quem deseja morar no bairro Tal precisa visitar esses apartamentos à venda”).
Também, inclua links na mensagem. Eles podem direcionar seu cliente às suas redes sociais, a uma forma de entrar em contato com você, bem como a um anúncio de algum imóvel para obter mais detalhes, entre outras opções.
Além dessas dicas para aumentar as vendas por e-mail marketing, também é interessante criar um cronograma para o envio. Assim, seus clientes receberão conteúdos na medida certa, sem exagero ou escassez. Então, não deixe de utilizar essa ferramenta da maneira correta e impulsione seu negócio!
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