Descubra o que fazer para conseguir exclusividade na venda de imóveis

A exclusividade na venda de imóveis é um tema muito importante para corretores independentes. Isso porque ela pode garantir o aumento de suas vendas e a realização das transações comerciais.

Apesar de não ser um tema fácil, é de extrema necessidade discutir sobre seus reflexos no mercado imobiliário, a fim de acabar com as polêmicas que rodeiam a exclusividade na venda de imóveis. Por essa razão, fizemos esse post, a fim de orientar os corretores 2.0 sobre o que fazer a respeito. Acompanhe o artigo e saiba mais!

O que significa ter exclusividade na venda de um imóvel?

A exclusividade na venda de um empreendimento ocorre quando um corretor consegue a administração total de certo imóvel, somente ele podendo fechar negócio. A concessão do imóvel só pode ser feita pelo proprietário, o qual deseja uma negociação mais rápida.

Cabe ressaltar que a exclusividade é feita por meio de contrato, determinado pelo artigo 726 do Código Civil. A lei garante ao corretor o direito à comissão e sem um contrato não é devida nenhuma determinação pela transação comercial efetuada.

Assim, é evidente que o contrato de exclusividade pode ser entendido como a garantia dos corretores, já que se o profissional tiver seus serviços dispensados e a venda se efetivar por intermédio de suas ações, vai ser assegurada sua comissão.

Por que a exclusividade é uma prática benéfica para os proprietários dos imóveis?

A exclusividade também é vantajosa para os proprietários. Entre os principais motivos, podemos listar:

  • gera uma imagem positiva sobre a venda, já que o anúncio do mesmo imóvel por diversos corretores pode comprometê-la, aparentando o desespero pela venda;
  • evita a desvalorização do preço do imóvel, para não ser negociado abaixo do valor de mercado;
  • garante a segurança nas negociações, dificultando o acesso direto ao proprietário;
  • mostra a confiança e a tranquilidade no relacionamento com o comprador;
  • melhora os cuidados com o imóvel, em especial durante as visitas, pois qualquer dano cometido é de responsabilidade do corretor;
  • gera atendimento personalizado prestado pelo corretor;
  • aumenta a divulgação do imóvel;
  • provoca agilidade na negociação e venda do imóvel.

Nesse sentido, são esses benefícios que devem ser ressaltados aos clientes durante as discussões sobre o contrato de exclusividade. Lembre-se de que um proprietário apenas vai assiná-lo se perceber suas principais vantagens.

Quais os diferenciais da exclusividade na venda?

A exclusividade na venda de imóveis não é eterna, extinguindo-se com o fim do contrato estabelecido. Dessa forma, não havendo a venda no prazo contratual, a comissão não é mais devida. Então, com o intuito de assegurar tal exclusividade, devem ser apresentados todos os diferenciais desse contrato. Veja a seguir:

1. Demonstre as vantagens da exclusividade ao cliente

Para convencer um cliente da importância de assinar a exclusividade na venda de imóveis, precisa-se entender as razões de realização do contrato de exclusividade. Procure responder à seguinte questão do cliente: por que dar a exclusividade de um imóvel?

Após, é primordial entender quais as vantagens e segurança alcançadas pelo vendedor por meio desse contrato. Para isso, o corretor deve apresentar todos os motivos ao seu cliente, não apenas falando, mas exibindo dados do mercado e demonstrando com atitudes.

Logo, o profissional imobiliário deve mostrar seu evolvimento real com a venda do imóvel, pois o proprietário deseja atenção total ao seu imóvel. Ademais, é essencial enfatizar que a exclusividade evita distorções de dados e que haja múltiplas informações sobre o mesmo imóvel em imobiliárias diferentes.

2. Ofereça uma negociação transparente

A exclusividade gera transparência na negociação, uma vez que os documentos ficam em posse de somente um corretor de imóveis, permitindo uma análise aprofundada da situação do imóvel, a qual vai ser informada ao futuro comprador.

É impossível que uma transação seja transparente com várias imobiliárias e corretores envolvidos. Nenhum profissional quer investir seu tempo e trabalho em busca de informações sobre o imóvel que pode ser negociado por outro. Com a exclusividade, o levantamento de dados imobiliários pode ser feito com mais profundidade e atenção, sendo organizados para consulta do vendedor e futuro comprador.

Além disso, a segurança da negociação fica clara para os compradores, os quais têm certeza que sua oferta de compra é considerada e que o corretor possui a competência e especialização para prestar esse tipo de serviço.

3. Mostre seu poder de vendas

Segundo o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI), cerca de 89% das vendas feitas sob exclusividade são finalizadas mais rapidamente. Essas informações devem ser transmitidas aos clientes, pois o contrato de exclusividade garante a agilidade das negociações.

Também, exiba os seus dados pessoais de venda, mostrando quantas vendas foram feitas e o tempo médio gasto em cada negociação. Mostre casos concretos e documentos comprobatórios para conquistar o cliente de uma vez por todas.

4. Promova os imóveis nos canais de venda e invista em publicidade

Quem investe na exclusividade na venda de imóveis espera uma grande divulgação de seu empreendimento. Por isso, deve-se oferecer uma publicidade clara, capaz de criar boas oportunidades de transações. Essa deve ser diferente para cada canal de venda a ser usado pelo corretor.

A respeito dos canais de venda, pode-se citar os portais de anúncios, os quais possibilitam aos clientes visualizarem suas ofertas exclusivamente. Assim, as chances de concretizar as vendas são maiores. Ainda, há os portais locais, ótimos meios de criar anúncios ou fazer parcerias com outros sites parceiros. Esses são importantes para negociar imóveis.

Não obstante, é possível promover o imóvel no Google, principalmente na ferramenta Google Meu Negócio, com a presença da imobiliária ou corretagem autônoma neste site. Desse modo, os compradores podem encontrar a moradia negociada facilmente.

Além disso, têm-se as redes sociais, em que se pode estabelecer contatos, pelos aplicativos de mensagem, como o WhatsApp e o Messenger, bem como expor imagens ou vídeos dos imóveis, com descrição de suas características principais, a fim de conquistar compradores. As redes mais utilizadas para esse fim é o Instagram e o Facebook.

Diante disso, observa-se que a exclusividade na venda de imóveis é importante para o aumento das vendas e comissões dos corretores autônomos. Portanto, deve-se investir na assinatura desse tipo de contrato com os vendedores dos empreendimentos. Dessa forma, investir em aplicativos como o da NEWCORE pode lhe ajudar, uma vez que ela oferece uma ferramente voltada a intermediar a relação entre corretores e clientes e a organizar a carteira.

Gostou desse post? Então entre contato conosco caso tenha alguma dúvida ou queira saber mais sobre o tema. Teremos prazer em lhe atender!