Transformação Digital: como usar o smartphone para gestão de clientes imobiliários?

É impossível ficar alheio à tecnologia nos dias de hoje. A transformação digital revolucionou nosso modo de estar no mundo, alterando significativamente processos pessoais e profissionais. Um exemplo disso é o uso do smartphone para quem trabalha com corretagem de imóveis. Esse aparelho já se tornou indispensável para melhorar a gestão de clientes imobiliários.

Além de otimizar a rotina de trabalho do corretor, o celular oferece diversos dispositivos e softwares que permitem planejar a agenda, armazenar informações e, claro, fazer contato instantâneo com os potenciais clientes. Se você ainda não se convenceu a respeito de tudo o que um smartphone é capaz de fazer pelo seu negócio, não deixe de ler este post.

Aqui, vamos listar as principais funcionalidades do aparelho para o dia a dia de trabalho de um corretor. Confira!

Atender os clientes via WhatsApp

O WhatsApp talvez seja o representante mais significativo das mudanças tecnológicas quanto às formas de se comunicar atualmente. Hoje em dia, é raro encontrar quem não utilize o famoso “zap zap”, seja para fins pessoais, seja para fins profissionais. Para quem trabalha com gestão imobiliária, esse aplicativo já virou ferramenta obrigatória no serviço.

Afinal, nada como se comunicar com seus clientes de maneira eficiente e em tempo real, podendo inclusive realizar chamadas de áudio ou de vídeo, não é mesmo? Outra dica que pode ajudar na gestão de clientes imobiliários é criar um grupo de pessoas com interesses mútuos, de modo que você possa sempre apresentar as novidades e tendências do mercado imobiliário.

Isso também possibilita ficar de olho no contexto, avaliar melhor o perfil dos consumidores e saber o que eles estão buscando no momento. Procure participar dos debates para marcar sua presença nesse cenário e mostrar-se ativo profissionalmente. Apenas tome cuidado na hora de emitir suas opiniões, pois tudo deve ser feito sempre com muita educação e profissionalismo.

Organizar o calendário de visitas

Já pensou no quanto você pode aumentar sua produtividade ao contar com uma boa agenda e um calendário de visitas a alguns cliques da tela? Pois é! Os smartphones permitem que você organize seus compromissos de uma maneira muito mais prática e eficiente, sem que seja necessário ficar andando com agendas e blocos de papel para lá e para cá.

Além disso, os recursos de GPS e aplicativos como o Waze facilitam a rotina de reuniões com os clientes e visitação dos imóveis. É o fim dos atrasos por não conhecer ao certo o endereço em questão ou mesmo por ter pegado uma rota mais caótica no trânsito. Os aplicativos traçam o melhor percurso para você fugir de obras, engarrafamentos ou qualquer complicação que possa atrasar seu contato com o comprador.

Tirar fotos dos imóveis

Com um smartphone no bolso, as fotos estão garantidas! Se possível, invista em um celular com uma câmera mais sofisticada, que não vai lhe deixar na mão em momentos desfavoráveis, como quando você precisa tirar uma foto em um lugar menos iluminado. Aproveite a tecnologia e gerencie também suas redes sociais a partir do celular, postando as fotos dos imóveis e os melhores anúncios de venda.

As redes mais usuais para isso são o Facebook e, principalmente, o Instagram, devido ao maior apelo visual da plataforma. Somente tenha o cuidado de gerenciar muito bem suas redes e jamais misturar postagens pessoais com profissionais. Tenha um perfil dedicado só aos negócios e certifique-se da qualidade das imagens e das informações postadas. Os informes devem ser curtos, claros e objetivos.

Armazenar documentos

Os smartphones também são perfeitos para armazenar todo tipo de documento, desde as melhores fotos de algum imóvel até contratos de clientes e catálogos de vendas mais amplos. O único cuidado é não deixar esses documentos salvos somente na memória do celular. É preciso garantir que você os encontre em outro dispositivo depois, caso algum imprevisto aconteça.

O Dropbox, por exemplo, é um mecanismo de armazenagem muito interessante para quem deseja otimizar a gestão de clientes imobiliários. Com esse software, dá para guardar seus documentos de forma funcional e em nuvem, o que o resguarda dos riscos de perder arquivos importantes. Fotos, gráficos, tabelas, contratos, catálogos, plantas arquitetônicas… Tudo isso poderá ser guardado sem medo no seu dropbox e acessado pelo celular a qualquer momento.

O Evernote, que também conta com armazenamento em nuvem, é outra ferramenta muito útil para gerenciar a rotina do corretor de imóveis, além de ser fácil de usar. Com ele, você registra informes em áudio, vídeo e imagem, podendo acessá-los quando quiser pelo celular ou computador.

As anotações podem ser armazenadas em pastas e subpastas de um jeito bastante organizado. Uma ótima dica é utilizar o Evernote para cadastrar o mailing dos clientes e aquelas notícias que estão em alta sobre o mercado imobiliário, pois elas servem como poderosos argumentos contra as indecisões do público. Assim, sempre que alguém apresentar uma objeção de venda, você já tem a carta na manga.

Encontrar potenciais clientes

Além dos diversos dispositivos de comunicação e armazenagem, também dá para contar com aplicativos modernos que conectam os corretores aos seus potenciais clientes em tempo real. É ou não é uma maravilha? Esse tipo de mecanismo é especialmente eficaz para quem trabalha como corretor autônomo e não pode perder tempo com simples especulações.

Com um aplicativo de vendas, você seleciona apenas aqueles consumidores de perfil compatível com seu ramo de atuação, o que facilita muito o contato e a condução das propostas imobiliárias. O resultado disso é um atendimento bem mais prático, rápido e livre de burocracias. Que tal?

Agora não restam mais dúvidas de tudo o que o seu smartphone pode fazer por você e pela gestão de clientes imobiliários do seu negócio. Procure manter-se atualizado nesse quesito, principalmente no que diz respeito aos aplicativos de venda, como o app da NEWCORE, que conecta você aos seus potenciais clientes.

Como grande parte dos negócios imobiliários passa pelo mundo digital em algum momento da transação, é fundamental estar atento a essas ferramentas para impulsionar suas vendas e tornar-se referência no mercado!

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