Confira 4 dicas essenciais de gestão financeira para autônomos

A gestão financeira para autônomos é primordial para o crescimento profissional. Todas as suas atitudes devem cooperar com o desenvolvimento do negócio para que suas tarefas tenham direção.

É fato que o autônomo se preocupa ainda mais com suas finanças, por não ter 13º salário, pagamento de férias ou renda fixa. Seus ganhos vão ser de acordo com as horas trabalhadas e serviços prestados, sem ter estabilidade financeira.

Quer entender como gerir suas finanças e disciplinar seu dinheiro? Leia nosso post e veja 4 dicas essenciais!

1. Separar as finanças pessoais das profissionais

Um erro muito comum dos autônomos é misturar as finanças pessoais e profissionais, usando o dinheiro de uma para cobrir gastos de outra área. Assim, você perde o controle das despesas de forma rápida.

Separar as finanças pessoais das profissionais permite que você analise a saúde do negócio minuciosamente e declare de modo correto seu imposto de renda, tanto o da pessoa jurídica, quanto da física.

Para isso, tenha contas bancárias separadas para a pessoa jurídica e física. De fato, é mais prático deixar todos os valores em sua conta, contudo, a longo prazo, você não poderá fiscalizar seus lançamentos. Escolha também dias exatos para retiradas e reserve o valor para os gastos do seu trabalho.

2. Anotar todas as movimentações financeiras do negócio

Quem presta muitos serviços ou parcela seus honorários para os clientes, deve anotar as movimentações financeiras do negócio para que consiga acompanhar e cobrar os débitos pendentes.

Ainda, pode-se registrar as diferentes fontes no livro caixa e quitar os tributos corretamente, conforme sua atividade. Esse controle ajuda na gestão financeira de todo autônomo.

3. Calcular as despesas fixas e variáveis

Gerir suas finanças é criar um bom orçamento mensal, tanto para sua vida quanto para seu empreendimento. Sendo assim, você precisa listar todas as despesas fixas e variáveis, a fim de visualizar como o seu dinheiro é investido, planejando-se para pagar suas dívidas em dia.

Ao relacionar suas despesas, anote o valor na frente. Dessa forma, você saberá qual percentual dos seus ganhos vão para o pagamento dos boletos mensais. Além disso, é importante fazer uma estimativa dos gastos extras e não ignorar os anuais, para ter certeza de que suas receitas cobrem todos os débitos.

4. Incluir as férias no planejamento

Tirar férias é fundamental para o seu descanso. Por isso, recomendamos que você tenha um tempo regular de pausa no serviço e descanse, assim será ainda mais produtivo depois.

O segredo de ter um bom período de férias é planejá-lo com antecedência. Para não prejudicar suas finanças, não pare na época de alta temporada do seu empreendimento, a qual gera bons faturamentos. Escolha as baixas temporadas, economizando enquanto descansa.

Portanto, é fato que a gestão financeira para autônomos auxilia no sucesso do negócio. Com planejamento e disciplina, você consegue reduzir a quantidade de imprevistos na sua vida, seja pessoa física, seja pessoa jurídica, e se manter financeiramente saudável.

Nosso post ajudou você? Então, comente deixando outras dicas de gestão!