Você sabe como emitir nota fiscal sendo corretor autônomo? Confira aqui

Estar em dia com as obrigações tributárias é muito importante a fim de evitar problemas com a Receita Federal. Entre essas obrigações, deve-se emitir a nota fiscal pelos serviços prestados, inclusive na captação de imóveis. Deixar de se atentar a isso pode fazer com que você caia na malha fina e ainda corra o risco de ser acusando de sonegação fiscal, a depender do caso.

O que algumas pessoas não sabem é que atualmente não existe mais a obrigação de ter um número de CNPJ para emitir a nota. Quer entender melhor como tudo isso funciona? Continue lendo e descubra como emitir nota fiscal sendo corretor autônomo. Boa leitura!

Entenda mais sobre a nota fiscal

A nota fiscal consiste em um documento obrigatório e é por meio dela que todas as transições comerciais são registradas. É também uma maneira de fiscalizar as empresas e prestadores autônomos, além de servir como base para o cálculo de diversos tributos. Sua emissão é fiscalizada pela Receita Federal a partir de um cadastro em que você precisa informar seus dados e o tipo de produto ou serviço que está oferecendo.

Para o consumidor, a nota fiscal serve como garantia de que está adquirindo um produto ou serviço legalizado, uma vez que com ela é possível comprovar a transação no caso de eventuais problemas. Sejam trocas e devoluções, até mesmo a quebra de um contrato.

Saiba como emitir nota fiscal sendo corretor autônomo

Como corretor autônomo, você não precisa de um número de CNPJ para emitir a nota. Basta realizar um cadastro na prefeitura da sua cidade. Feito isso, você vai precisar pagar uma taxa e, então, depois que o valor for compensado, receberá um número cadastral.

De posse desse número, será possível emitir a nota fiscal para os clientes. Ela pode ser emitida em um talão, por meio físico. Para isso, você precisa encomendar na gráfica uma AIDF (ou Autorização para Impressão de Documentos Fiscais). Depois, deve fazer o preenchimento correto e levar na prefeitura para aprovação. Sendo aprovada, basta levar esse documento novamente até a gráfica e pedir a impressão do talão.

Descubra quando emitir a nota fiscal

Agora que você já sabe como emitir nota fiscal sendo corretor autônomo, é importante saber quando você deve fazer isso. A resposta é simples: ela deve ser emitida sempre que um serviço for oferecido, para uma pessoa jurídica ou não, independentemente do valor.

Fazer isso garante maior segurança para você, seu cliente e seu negócio. Afinal, você estará em dia com as obrigações fiscais e ainda conseguirá ter maior controle sobre o Imposto de Renda, o que é importante até mesmo para estudar a possibilidade de abrir uma empresa mais adiante.

Ainda, a emissão da nota quase sempre é exigida para contratar pessoas jurídicas, e muitas pessoas físicas também fazem questão do ato. Não emitir o documento, além de ter implicações legais, também pode fazer com que você perca oportunidades de negócio.

É muito simples entender como emitir nota fiscal sendo corretor autônomo. No entanto, se estiver na dúvida, vale a pena pedir ajuda a um contador mais experiente ou advogado. Eles lhe ajudarão a perceber as melhores opções para você e seu negócio. Outra dica é investir em um bom software para corretores autônomos. Ele vai ajudar você a ter maior controle das notas emitidas e das suas finanças, o que é muito importante para o desenvolvimento de sua atividade.

E então? Pronto para dar entrada no seu cadastro? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos diários para ajudar no seu crescimento profissional.