Para ter sucesso na carreira, além de uma série de outros fatores, saber como fazer network é fundamental. Mas você sabe o que esse termo representa? Basicamente, network é sua rede de trabalho. E não estamos nos referindo apenas aos seus colegas de trabalho, mas às pessoas que estão envolvidas e relacionadas no seu contexto profissional, podendo auxiliar em seu desenvolvimento.
Aqui, é preciso ter atenção: ter um bom network não quer dizer apenas conhecer várias pessoas. Para que o processo funcione, você precisa manter o relacionamento profissional vivo e constante. É necessário dedicar tempo, demonstrar interesse e auxiliar sempre que preciso. Assim, é possível que, no futuro, essas pessoas possam retribuir com ajuda em sua carreira.
Para facilitar a construção da sua rede de contatos, montamos este post. Continue com a leitura e entenda melhor, por meio das nossas dicas, como fazer network!
Mantenha-se informado
De nada adianta tentar relacionar-se com um possível novo contato, se você não tem nada a dizer. É fundamental entender como seu perfil profissional pode ser útil, além de conhecer seu novo contato e as eventuais necessidades que ele possa ter.
Além disso, é necessário ter atenção às tendências e ao modo como isso se relaciona com você. Com isso em mente, formule um pequeno discurso — isso será fundamental para evitar, até mesmo, que fique gaguejando e passe pouca segurança — e não tenha medo de agir.
Saiba apresentar o que você faz profissionalmente
Com as informações de que precisa, falta apresentar-se profissionalmente. Esse é um momento crítico, já que, no ímpeto de querer mostrar-se útil, as pessoas costumam exagerar, o que é bastante chato. É preciso demonstrar que você pode ajudar, mas sem se sobrepor a ninguém.
Além disso, é preciso ter flexibilidade na hora de apresentar seus atributos, pois, mesmo que você tenha várias qualificações, cada profissional valorizará diferentes competências. Então, não é adequado insistir naquilo que não é interessante para seu novo contato.
Encontre-se com outros profissionais
Esse é o momento de colocar as dicas anteriores em prática. Seja por meio de eventos, seja por encontros marcados, para fazer network, é preciso aproximar-se das pessoas que você quer em sua rede de contatos.
Aqui vale uma dica: um ambiente menos intimista é mais adequado. Isso porque você não vai querer passar a impressão errada para a outra pessoa.
Seja curioso
Ser curioso está diretamente ligado a se manter informado. Para encontrar as melhores oportunidades de fazer novos contatos, é preciso entender onde você pode encontrá-los e como abordá-los. Você só vai obter essas informações pesquisando bastante.
Além disso, quanto maior a curiosidade, mais coisas normalmente você descobrirá sobre seus contatos, o que será de grande ajuda na hora de falar com eles.
Torne-se visível
Manter sua visibilidade é fundamental, já que, assim como você, outros profissionais também podem estar tentando montar uma rede de contatos. Por isso, é importante manter, por exemplo, suas redes sociais atualizadas, de modo a postar conteúdos interessantes e que sejam úteis para seus contatos.
Outro ponto fundamental é não manter contato apenas em seu ambiente profissional. Apesar de já termos dito para evitar ambientes intimistas, não custa nada cumprimentar as pessoas que encontrar na rua e ter uma conversa, mesmo que rápida.
Saber como fazer network é um passo fundamental para crescer profissionalmente e se destacar no mercado. Com uma rede de contatos bem-nutrida, é possível lidar com a rotina profissional de uma maneira mais leve e segura. Além disso, contar com uma mentoria pode ser de grande ajuda nesse processo, já que você terá o suporte e direcionamento necessários para o desenvolvimento da sua carreira.
Já que você está por aqui, provavelmente está em busca de saber como se desenvolver no campo profissional. Pensando nisso, aproveite para conhecer 5 passos para ser uma corretora de imóveis de sucesso!