5 dicas para captar clientes potenciais para financiamento imobiliário

O financiamento imobiliário é uma alternativa para comprar imóveis muito usada no Brasil. O financiamento é realizado pelo banco, uma instituição financeira autorizada a efetuar esse tipo de transação. O banco paga ao vendedor do imóvel o preço pedido, e o comprador paga ao banco o empréstimo, em parcelas mensais acrescidas de juros e alguns outros encargos.

O financiamento é recomendado na maioria dos casos, já que a maior parte da população não possui dinheiro suficiente para comprar um imóvel à vista. É uma maneira de conquistar seu próprio imóvel, sem impactar de forma brusca suas finanças.

Assim, os que dependem de aluguel podem livrar-se desse compromisso. Eles assumem outro compromisso, é claro, mas, dessa vez, é com um bem que lhes pertence. Até para quem já tem casa própria, o financiamento é uma boa opção para comprar um imóvel para os filhos, os pais ou para aumentar seu patrimônio (neste último caso, se for imóvel residencial, ele deve ser comprado no nome de outra pessoa, como o cônjuge, ou em outra cidade).

O corretor deve saber divulgar essa modalidade de crédito para que cada vez mais pessoas se interessem por ela, vejam suas vantagens e adotem a prática de financiar. Neste post, separamos 5 dicas para você saber como captar clientes potenciais para financiamento imobiliário!

1. A oportunidade de sair do aluguel é uma forma de persuadir a população

Uma das formas mais eficazes de saber como captar clientes potenciais para financiamento imobiliário é falando sobre a vantagem de, ao comprar sua casa própria, a pessoa não ficar dependendo mais de aluguel. Há muitos brasileiros vivendo ainda em imóveis alugados em todas as partes do Brasil, seja em grandes cidades, seja nas menores.

O aluguel é um compromisso pesado para a maioria dos moradores e consome boa parte de sua renda mensal. Além disso, o morador fica muito limitado em relação ao bem, já que, para fazer qualquer mudança, é fundamental falar com o proprietário. Cabe a ele, também, realizar os reparos necessários.

Apesar de existir um contrato que deve ser respeitado, o locador tem o direito de solicitar o imóvel ao inquilino, seja para ele mesmo ir morar na casa ou para alguém de sua família, ou por qualquer outro motivo, como colocar o imóvel à venda. Nesses casos, o inquilino recebe um prazo para deixar o local.

Claro que, ao assumir o financiamento, a pessoa terá que arcar com parcelas mensais por um período determinado, que equivale a anos. Mas se trata de um investimento, pois ela estará aplicando recursos em um bem pessoal, que lhe pertence, e não a outrem.

Além disso, há tipos de financiamento voltados especialmente aos consumidores de baixa renda, como o “Minha Casa, Minha Vida”. O Sistema Financeiro de Habitação (SFH) é do governo federal, que também facilita o acesso da casa própria à população de baixa renda. Os governos estadual e municipal também realizam programas que facilitam a aquisição de imóveis a funcionários públicos, professores, aposentados. A pessoa paga parcelas menores e tem direito à posse de um imóvel próprio.

2. O financiamento é uma forma legal e segura de comprar imóveis

O financiamento imobiliário é uma forma segura de adquirir a casa própria. A Caixa Econômica Federal é a instituição que mais vende casas no Brasil por meio dessa modalidade de crédito. Mas praticamente todos os bancos efetuam financiamentos de imóveis. Mas quando falamos na Caixa Econômica, estamos nos referindo a uma instituição diretamente ligada ao governo federal, que coloca em prática muitos de seus projetos, inclusive de financiamentos imobiliários.

Mas, independentemente dessa questão, seja qual for a instituição escolhida para financiar o imóvel, o negócio é seguro. Existe toda uma documentação requerida, e a avaliação do bem também é realizada por especialistas. Não há por que recear fazer um financiamento, pois é uma transação prevista na legislação e praticada há muitos anos no Brasil e no mundo.

3. A possibilidade de utilizar o FGTS aumenta o interesse do público

Para captar clientes potenciais para financiamento imobiliário, uma boa dica é esclarecer a população sobre a possibilidade de usar o FGTS. O FGTS é o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, um direito garantido a todo funcionário que trabalha com carteira assinada. Pela lei, é permitido o uso do FGTS em financiamentos imobiliários residenciais do Sistema Financeiro de Habitação (SFH). O preço do imóvel e o valor do financiamento apresentam limites que mudam periodicamente. Para participar, é preciso que a pessoa conte com uma renda familiar máxima, que varia conforme o estado e/ou a região do país. Quando se usa o FGTS, os juros tendem a ser mais baixos.

Dessa forma, o acesso à casa própria fica ainda mais facilitado para qualquer pessoa. Mas só se pode usar o FGTS na compra de imóveis residenciais, como casas e apartamentos. O comprador deve morar na mesma região em que se localiza o bem que pretende comprar.

4. Os canais digitais alcançam um público muito maior e diversificado

Nos últimos anos, os portais de imóveis são muito acessados pelos usuários de internet que buscam imóveis. Assim, anunciar em portais é uma forma de atrair clientes desde que o corretor autônomo não assuma um compromisso além de suas possibilidades financeiras. Você pode, ainda, anunciar em diferentes portais, alcançando uma quantidade maior de clientes.

Outra opção são os sites de classificados grátis, que podem ser usados em conjunto, ou não, com os portais pagos. Na maioria dos anúncios, o corretor não paga nada. Em alguns casos, para conseguir maior visibilidade, ele precisa pagar uma mensalidade.

Também é aconselhável anunciar nos sites pessoais e nas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, e assim por diante. As redes sociais são canais que impulsionam o networking, atingindo um público diferenciado e abrangente. O Facebook, por exemplo, traz opções pagas para impulsionar anúncios.

5. O software de gestão ajuda a captar clientes potenciais para financiamento imobiliário

É interessante utilizar um aplicativo voltado especificamente para corretores autônomos. O software apresenta características que vão de encontro às necessidades do profissional. Nesse sentido, o aplicativo permite fazer uma gestão completa do negócio, inclusive do relacionamento com o cliente e dos anúncios.

A New Core é um desses aplicativos. Ele provê o profissional com tudo que ele precisa, como CRM, maior lucratividade, gestão de todas as atividades pelo sistema, CRM (Gerenciamento do Relacionamento do Cliente).

Seguindo essas dicas, ficará mais fácil para os corretores conseguirem sucesso em suas tentativas de como captar clientes potenciais para financiamento imobiliário. É importante esclarecer à população sobre os benefícios do financiamento e usar técnicas e ferramentas que sejam eficazes, alcançando o público da forma certa.

O que achou do software da New Core? Acredita que pode ajudar em suas atividades? Então, entre em contato com a gente para obter mais informações sobre ele e tirar suas dúvidas.