Como melhorar o fluxo de trabalho como corretor autônomo?

Os corretores autônomos podem melhorar o fluxo de seu trabalho. Não só podem, mas devem fazer isso. Apesar de ser uma atividade antiga, a corretagem pode acompanhar a evolução das coisas e utilizar os novos recursos e ferramentas para otimizar processos e o relacionamento com os clientes.

O mercado imobiliário sempre foi dinâmico e, hoje, ainda é mais versátil, devido às transformações tecnológicas e culturais. A compra de um imóvel é uma negociação diferenciada que, geralmente, movimenta elevadas somas em operações mais complexas. Por esse motivo, neste artigo vamos mostrar como melhorar o fluxo de trabalho de um corretor autônomo!

A corretagem convencional

No fluxo de trabalho de uma corretagem convencional, o profissional recebia seus clientes no plantão de vendas, escutava suas necessidades e procurava identificar os imóveis que atendessem da melhor forma possível as expectativas deles. Depois, surgia a etapa das visitas e das avaliações dos imóveis até a decisão do comprador.

Essas práticas ainda são aceitáveis, mas precisam ser trabalhadas em parceria com as novas técnicas e estratégias. No caso dos profissionais que atuam de forma autônoma, o único responsável pelo fluxo de tarefas é ele mesmo. Os resultados, mais especificamente os rendimentos, dependem totalmente da produtividade conquistada.

O planejamento como fundamental no fluxo de trabalho

O fluxo de trabalho consiste em um sistema organizado de atividades-padrão com a finalidade de transformar processos em serviços, materiais ou informações. Assim, é fundamental um planejamento que contenha todos os caminhos, que integrarão os processos, a fim de que seja alcançado o objetivo principal.

Quando você conta com passos plenamente bem-estruturados, fica mais fácil obter ganhos de desempenho e de desenvolvimento. Enfim, automatizar tarefas e usar KPIs não é somente um diferencial, mas passou a ser uma medida fundamental para o crescimento do negócio.

O planejamento deve fazer uma revisão dos processos atuais, se já tem passos definidos, se vale a pena repensar alguns pontos. Determine objetivos além de aumentar as vendas, como reduzir gastos. Como será que o fluxo de seu trabalho está impactando o cliente?

Estabelecimento de metas e mensuração de resultados

Depois que fizer seu planejamento, defina metas de acordo com ele. Identifique os desafios e faça esforços para superá-los. Para isso, os objetivos devem ser tangíveis. As metas precisam se enquadrar na estratégia SMART, ou seja:

  • S de Specific: Específica;
  • M de Measurable: Mensurável;
  • A de Attainable: Alcançável;
  • R de Realistic : Realista;
  • T de Timely: Temporal.

Os processos não ocorrem do dia para noite. Para obter metas SMART, são necessários muitos dias ou semanas a fim de otimizar o fluxo de trabalho. Também é importante inferir os resultados, usando métricas adequadas. Entre elas, podemos citar:

  • CPL, ou Custo Por Lead;
  • CAC, ou Custo de Aquisição por Cliente;
  • CPO, ou Custo Por Oportunidade;
  • ROI, ou Retorno Sobre o Investimento;
  • Caminho de Conversão;
  • Meta de Vendas;
  • Atividades Realizadas por Negócio;
  • Negócios Iniciados e Fechados.

O Caminho de Conversão é o trajeto pelo qual o consumidor trilha até fechar o negócio e se transformar em cliente. Isso inclui principalmente os canais digitais, como as redes sociais e até aplicativos mais populares, como o WhatsApp.

O perfil do corretor no mercado brasileiro

Atualmente, cerca de 20% dos corretores são do sexo feminino. E a maioria deles tem entre 46 e 55 anos. Mas ainda assim existe uma tendência para o crescimento de profissionais jovens no mercado imobiliário. E mais da metade deles apresenta certificação específica, como a certificação Técnica em Transações Imobiliárias (TTIs).

O corretor qualificado, para desenvolver um bom fluxo de trabalho, deve conhecer bem o mercado em que trabalha e respeitar o código ético profissional. Precisa ser comunicativo e assumir uma postura profissional digna, pois os clientes estão mais esclarecidos e exigentes, e há muita concorrência nessa área, como em praticamente todos os ramos profissionais modernos.

A tecnologia deve ser aproveitada a favor do corretor

A tecnologia trouxe inúmeros benefícios para o mercado de trabalho: a Inteligência Artificial (IA), Machine Learning e outros recursos, como softwares específicos que possibilitam a comunicação direta com os clientes. Sistemas em nuvem permitem a atualização em tempo real e o acesso às informações, que pode ser feito de quaisquer local e horário.

Os processos manuais devem ser deixados de lado em prol da automação, com o intuito de compartilhar conteúdo e dar visibilidade aos seus projetos e às suas ideias. Quanto mais tecnologia for incorporada ao fluxo de trabalho, mais rápido, seguro e mensurável ele será.

Podemos elencar 10 benefícios proporcionados pela tecnologia para a corretagem autônoma:

  • a queda na taxa de erros;
  • o aumento da produtividade;
  • a melhoria na qualidade do serviço final;
  • a redução de gastos;
  • a diminuição de aspectos burocráticos;
  • o gerenciamento do tempo;
  • a minimização de retrabalhos;
  • a centralização das informações em um só lugar;
  • a melhoria da comunicação com o cliente;
  • o aproveitamento dos recursos existentes (que, no caso dos autônomos, são mais limitados).

Vejamos mais detalhes sobre como a tecnologia pode ajudar o corretor imobiliário que trabalha de forma autônoma:

Os aplicativos de mensagens instantâneas

Mesmo os corretores mais avessos à tecnologia assumem a importância de certas ferramentas, como os aplicativos de mensagens instantâneas, Facebook Messenger, WhatsApp, Telegram, entre outros. Eles tornam mais fácil a comunicação, por meio de mensagens de texto, de áudio, de imagens e outros arquivos.

O armazenamento digital de arquivos

É interessante que o corretor conte com um espaço on-line de armazenamento para guardar e compartilhar imagens e documentos. O cliente pode pedir a cópia de um contrato, o modelo de um documento, as fotos de um imóvel etc.

As redes sociais

As redes sociais são importantes ferramentas de negócios, principalmente no mercado imobiliário, no qual são usadas para o contato e a prospecção dos clientes, bem como para a divulgação de imóveis. Entre essas redes sociais, estão o Facebook, Instagram, LinkedIn e Pinterest.

Os dispositivos móveis

Devido aos celulares (smartphones) e tablets, já é possível fazer nesses dispositivos móveis o que antes só se fazia no computador, como publicar anúncios, enviar mensagens, conversar por e-mail, entre outras ações.

O sistema de gestão: NEWCORE

Vale a pena contar com um sistema de gestão especializado, como o da NEWCORE. Trata-se de um aplicativo de vendas desenvolvido para corretores autônomos, que ajuda na gestão de clientes e possibilita os anúncios de vendas. É fácil de usar, interativo e inteligente, e cabe na palma da sua mão. Para o corretor que pretende otimizar o fluxo de trabalho, o software apresenta funcionalidades que podem ser assim resumidas:

  • Lucros: o profissional consegue ganhar mais dinheiro que trabalhando em uma imobiliária;
  • Clientes: o sistema seleciona os melhores clientes para seus imóveis;
  • Gestão: há orientação sobre as atividades de atendimento;
  • Imóveis: há acesso privilegiado a todos os imóveis da região;
  • Negócios: o cliente certo para o imóvel certo.

Para que o corretor autônomo consiga aprimorar seu fluxo de trabalho, ele deve inovar, apostar na tecnologia, fazer um planejamento estratégico e conhecer bem o mercado imobiliário. Uma dica é investir no sistema de gestão on-line da NEWCORE, é fácil de usar e permite acesso rápido às informações dos clientes.

Ficou interessado em investir em tecnologia de qualidade? Se quiser saber um pouco mais sobre o app da NEWCORE, entre em contato com a gente agora mesmo!