Entenda as 4 diferenças entre consultor imobiliário e corretor de imóveis

É fato que contratar um profissional de imóveis é primordial para realizar negociações no mercado imobiliário, assim como se deve consultar um dentista para cuidar dos dentes. Nesse caso, as figuras do consultor imobiliário e do corretor de imóveis tornam-se essenciais.

Contudo, cabe ressaltar que existem diferenças separando as duas funções, em especial por atuarem em nichos de mercados distintos. Por haver diversos profissionais no ramo imobiliário, é fácil os termos serem confundidos. Pensando em como esclarecer todas as informações sobre as profissões, fizemos este post. Fique conosco e entenda mais!

1. Regularização do CRECI

Para que o corretor de imóveis atue no mercado imobiliário, é preciso ter certificado no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis), de modo obrigatório. Esse somente é expedido após a realização de um curso voltado ao mundo dos imóveis, como o Curso Técnico em Transações Imobiliárias ou Curso Técnico de Negócios Imobiliários.

Sem essa regularização, determinada por lei, o corretor não pode exercer sua atividade, assinar documentos, exibir imóveis, fazer suas vendas de forma legal ou prestar qualquer tipo de orientação ao seu cliente.

Por outro lado, do consultor imobiliário não é exigido esse registro para exercer a sua função. Agindo como profissional autônomo, muitas pessoas usam essa função para burlar o requisito de possuírem esse documento. Se comprovada a fraude, tal atitude pode ser considerada criminosa.

2. Remuneração

A forma de pagamento de um corretor de imóveis e consultor imobiliário é diferente. O corretor ganha por resultados, metas ou vendas, por meio das comissões das vendas ou locações, que gira em torno de 6% sobre o valor dos imóveis.

Já o consultor imobiliário recebe por serviço prestado ou tarefa realizada, em especial quando contratado por alguma empresa. Ele ainda pode ganhar por hora, dia ou mês trabalhados, de acordo com o serviço prestado ou local em que trabalhar.

3. Prática do trabalho

O corretor de imóveis reúne informações detalhadas para realizar venda, locação, avaliação e aquisição imobiliária. Para isso, torna-se conhecedor de preços, condições de financiamentos e transações, firmando contratos e examinando a documentação dos imóveis e futuros proprietários.

Além disso, o corretor pode dar ciência a inquilinos ou compradores sobre a realização do negócio, assim como agendar visitas ao imóvel com seus clientes.

Enquanto isso, o consultor imobiliário apresenta um leque de serviços que pode prestar, atuando como assessor, pois orienta clientes que queiram investir em imóveis.

4. Visão de mercado

Entender como o mercado funciona é ideal para qualquer profissão. Por isso, é importante compreender a diferença da visão de mercado do corretor de imóveis e do consultor imobiliário.

O corretor de imóveis desempenha todos os procedimentos voltados às transações imobiliárias, iniciadas com a venda e extinguidas com sua conclusão. Isso porque conhece certidões, documentos necessários, escrituras, contratos ou outros que envolvem diretamente as vendas.

Por sua vez, o consultor imobiliário aprofunda-se em cada assunto, para conhecê-lo de forma global, a fim de perceber a economia e as necessidades dos clientes.

Portanto, é fato que consultor imobiliário e corretor de imóveis exercem funções diferentes. Cabe ressaltar que não há função melhor ou pior, apenas aquela que se adéqua a cada perfil. Por isso, analise qual das funções têm mais a ver com suas necessidades e pesquise sobre o profissional especificamente.

Gostou deste post? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais para manter seus amigos informados.