Descubra quais as 6 habilidades que todo corretor iniciante precisa dominar

No começo da profissão um corretor iniciante pode se sentir incapaz de atuar no mercado imobiliário, em especial por não saber quais habilidades são necessárias para alcançar o sucesso.

É fato que habilidade é a competência que você precisa ter para concretizar determinado objetivo, sendo preciso dedicar-se à capacitação profissional e investimentos contínuos na sua carreira. Interessado no tema? Leia o post para ver 6 habilidades que são indispensáveis para o corretor iniciante.

1. Excelência no atendimento ao cliente

Sabe-se que o corretor é um vendedor, logo convive com pessoas. Por essa razão, você deve aprender a lidar com os clientes, prestando o melhor atendimento possível. Hoje em dia a qualidade do atendimento é ponto essencial para conquistar clientes e pode superar as suas expectativas.

Recomenda-se que você inove a sua forma de atender, focando no cliente. Então, estabeleça um bom relacionamento com quem for atendido, a começar por um bom diálogo. É desse modo que você vai entender as suas necessidades e solicitações.

O atendimento ao cliente deve buscar entender o seu perfil, dúvidas e preferências. Tenha empatia, escutando com atenção, para solucionar suas demandas, e planeje como vai ser a sua assistência.

2. Branding pessoal

O branding pessoal é a maneira que você vai gerir sua marca pessoal, posicionando-se perante seu público para que ele saiba quem é você, seu propósito e qual o seu trabalho. Nesse caso, o branding vai criar uma imagem pessoal capaz de se destacar no mercado imobiliário.

Para começar a estabelecer sua marca pessoal, defina o seu objetivo, os quais reflitam seus valores e determinações. Após, crie conexões com seus clientes, gerando valor a eles e transmitindo uma imagem genuína.

Para reforçar seu branding pessoal, invista nas redes sociais, para alcançar seu público, e mantenha uma relação de engajamento e proximidade com sua audiência. Dessa forma, você se solidifica no nicho, produz interações significativas com as pessoas e entende forças e fraquezas.

3. Comunicação assertiva

Um profissional de sucesso é aquele que possui a comunicação assertiva como habilidade, em especial por conseguir relacionar-se melhor com os outros e conquistar pessoas. Isso porque é capaz de transmitir as informações de modo dinâmico, claro e respeitoso.

Para ter uma comunicação mais assertiva, aconselhamos que você aprenda a compreender o outro, uma vez que, ao observar as pessoas, você vai saber como elas gostam de serem acessadas, demonstrando respeito.

Outro ponto a ser considerado é o dever de ouvir o cliente na sua essência, mesmo que seja na linguagem não verbal. Lembre-se que o corpo fala! Atente-se aos olhares, postura corporal e gestos realizados, pois são eles que vão definir qual o rumo da comunicação.

Ademais, é primordial adequar sua maneira de falar. Preste atenção em seu tom de voz, expressões faciais e físicas e palavras, para que não passe uma imagem contrária àquela que deseja anunciar.

Escolha o tempo e o momento certo para se comunicar. Mesmo que tenha algo importante a dizer, saiba qual a hora correta de falar. Além disso, é primordial buscar sua evolução constante na comunicação assertiva, por meio de aprimoramento constante.

4. Persuasão

Ser persuasivo é uma ótima habilidade a ser desenvolvida pelo corretor iniciante, já que se tornam pessoas argumentativas e concentradas. Contudo, a arte da persuasão fundamenta-se em estratégias de comunicação, a fim de convencer as pessoas ou vencer os seus argumentos.

Se você não é tão persuasivo, saiba que é possível desenvolver essa habilidade, desde que você tenha confiança na mensagem que está transmitindo e em si mesmo. Com essa finalidade, é preciso ter boa postura, uma voz firme e olhar nos olhos do seu público.

Quando conversar com um cliente, domine o assunto profundamente. Se quer persuadir alguém, tenha o máximo de informações plausíveis e esteja sempre aprendendo. Também, é crucial manter o controle emocional durante seu diálogo, sabendo lidar com todas as reações, sem perder o equilíbrio.

Por fim, seja objetivo. Fale o necessário, de forma argumentativa, baseada em fatos, dados e evidências.

5. Resiliência

A resiliência vem se tornando um dos pontos fortes mais procurado entre os profissionais do mercado imobiliário. O corretor iniciante precisa ser resiliente, com firmeza de propósitos, para superar os obstáculos e lidar com situações desconfortáveis, até terminar as execuções das tarefas.

Para aperfeiçoar a resiliência em sua vida, comece acreditando em seu potencial. Melhore sua autoconfiança e entenda suas potencialidades, analisando suas virtudes e defeitos. Ainda, tenha equilíbrio e administre suas emoções, separando os assuntos pessoais dos profissionais.

Assim, você vai entender porque uma negociação deu errado, sem ficar abalado ou aborrecido, enxergando os motivos reais para isso. Nesse caso, deve haver um distanciamento da situação, com o fito de visualizar tudo de fora.

Cabe ressaltar que a resiliência passa pela criatividade e empatia. É notório que no meio do processo de decisão de compra, por exemplo, algo pode sair do seu controle. Responda aos problemas com positividade e soluções “fora da caixa”.

6. Organização

Organização é a chave para o sucesso da carreira do corretor iniciante, principalmente sobre as atividades a serem realizadas. É preciso fazer um planejamento diário e executá-lo pontualmente.

Comece a sua organização pelos contatos com o proprietário. Recomendamos o uso do WhatsApp Business para maior controle de suas negociações, por poder etiquetar as conversas.

Outra organização necessária é a coordenação dos documentos. As transações imobiliárias requerem muita documentação, sendo catalogada em pastas físicas, com etiquetas ou marcadores, separando-os por finalidade. Os arquivos online devem ser armazenados na nuvem, como o Google Drive ou One Drive.

Utilize aplicativos para se organizar. Por meio deles, você consegue olhar seus horários vagos para marcação de visitas ou agendamento de atendimentos ao cliente. O importante é você visualizar sua rotina e encontrar ferramentas para otimizar seu tempo.

Portanto, é fato que o corretor iniciante precisa suprir sua pouca experiência. Para isso, a fim de vencer essa desvantagem, o profissional pode treinar as habilidades aqui apresentadas, colocando em prática uma competência por dia, até alcançar o sucesso e conquistar clientes.

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