Veja quais são as taxas do imóvel no momento da compra

Saber quais são as taxas do imóvel é essencial para realizar um bom planejamento, a fim de adquirir sua moradia própria. Do mesmo modo, fazer uma reserva financeira é fundamental no momento do financiamento de uma casa ou um apartamento, assim como conhecer quanto vai gastar com os custos extras.

Por vezes, esses gastos são desconsiderados pelos compradores, que acabam endividando-se por estarem despreparados financeiramente. Logo, entenda quais são as principais taxas a serem pagas, neste post. Fique conosco!

Imposto de Transmissão de Bens Imóveis – ITBI

O ITBI é um imposto municipal cobrado para transferência do imóvel. É recolhido pela prefeitura da cidade onde a propriedade está localizada, que costuma facilitar a forma de pagamento, por meio de parcelamento.

Por isso, o valor do ITBI varia, sendo cobrado até 3% sobre o preço do imóvel. Em regra, as grandes cidades cobram 2%. Quando o imóvel for no valor de R$73.256,00, pode haver redução do valor da alíquota do imposto.

Para calculá-lo, deve ser considerado o valor venal, que é o preço de mercado, e o valor de transação, aquele pago na transação. Em regra, a alíquota do imposto incide sobre o valor venal, e o pagamento é de responsabilidade do comprador.

Escritura pública

Cobrada somente de quem vai comprar o imóvel à vista, a escritura pública é um documento que comprova e registra a compra e venda no Cartório de Notas.

Seu valor varia de acordo com o Estado em que está localizado o imóvel e é dividido por faixa de valor, não por percentual. A escritura pública deve ser paga pelo comprador, garantindo a origem e o direito de propriedade.

Quando se tratar de financiamento, o contrato do banco pode ser utilizado como escritura pública temporária, pois a propriedade definitiva apenas é adquirida com o pagamento total do parcelamento.

Registro do imóvel

Apenas ter uma escritura pública não assegura todos os seus direitos como comprador. É preciso fazer o registro do imóvel, levando essa escritura ao Cartório do Imóvel para comprovar quem é o proprietário, de modo legal.

Seu valor é a soma de outras taxas, que variam de estado para estado, após considerar o valor do imóvel. O registro tem preço tabelado, contudo costuma corresponder a 1% da propriedade.

Pequenos reparos e reformas do imóvel

Imóvel novo ou usado é preciso investir em reparos e reformas. Isso porque alguns consertos são necessários para resolver problemas hidráulicos, de infiltração e de reparo de trincas, bem como para deixar o ambiente de acordo com seu gosto.

Para realizar tais reparos, você precisa planejar os gastos que vai ter com mão de obra, material, tamanho da reforma e tempo a ser investido. Por isso, recomendamos que você faça orçamentos com profissionais diferentes e compare os preços do material antes de comprá-los.

Diante disso, é fato que conhecer as taxas do imóvel é primordial ao fazer uma compra. Esses gastos extras, quando não ponderados, podem gerar um endividamento e o fim da sua saúde financeira. Por isso, inclua tais taxas em seu planejamento financeiro, a fim de que seu dinheiro consiga quitar todos os débitos e realizar o sonho da casa própria.

Gostou do post? Então, siga-nos no Facebook, Instagram e Twitter para acompanhar todas nossas postagens.