Todo trabalho requer organização das informações e, com o corretor de imóveis, a situação é a mesma. Ele deve manter controle das métricas de suas atividades, para que se torne mais produtivo e assertivo nas abordagens que faz. Nesse sentido, redigir um relatório de gestão imobiliária ajuda muito a desenvolver um trabalho eficaz.
Mas ele deve ser objetivo, relatando as coisas importantes e registrando as informações efetivamente valiosas. Para ajudá-lo nessa tarefa, vale a pena conferir as dicas abaixo sobre o que deve constar nos relatórios de gestão imobiliária!
Os dados das visitas
Os relatórios de gestão imobiliária devem conter as informações sobre as visitas, elas farão todo o diferencial para que o profissional alcance seus objetivos. A partir desses relatórios, o corretor consegue controlar seu histórico de visitas, sabendo quantos imóveis foram visitados e quantos ainda estão por visitar.
Com tais dados, o corretor pode se autocontrolar, monitorando o seu dia a dia, certificando-se de que seu tempo está sendo realmente bem-aproveitado ou não. É importante que ele tenha capacidade para atender todos os clientes.
O relatório de visitas precisa conter os dados completos sobre o imóvel, incluindo naturalmente o endereço e um relato breve sobre a visitação, destacando a data. O profissional também pode registrar o status do negócio, se o imóvel está reservado, locado ou disponível.
As informações dos leads
O relatório dos leads revela quantos clientes contataram o corretor em um período. É importante porque permite estabelecer uma relação entre as visitas e os contatos. Isso facilita a definição de metas em algum período, no intuito de conseguir fechar mais negócios. Os softwares de gerenciamento imobiliário ajudam a cuidar desses dados e viabilizam que tal conteúdo fique disponível continuamente para que o corretor faça o seu diagnóstico.
A lista das propostas realizadas
Esse é outro entre os relatórios de gestão imobiliária. Ele revela as informações mais importantes acerca das propostas sobre os imóveis do portfólio do corretor. Também possibilita visualizar a data e o endereço, o valor e as condições gerais da proposta, as informações da pessoa que a propôs e o dono da propriedade.
Em seguida, o relatório das propostas deve mostrar o status de cada uma, ou seja, se está em análise, aprovada, recusada, cancelada pela pessoa interessada. Com os números, podem ser identificadas possíveis pendências, como falhas na comunicação entre o cliente e o corretor.
São informações que, corretamente organizadas, permitem ao corretor fazer a avaliação de todas as propostas (se estão recebendo a atenção merecida), evitando assim que as pessoas interessadas desistam devido à demora na resposta.
Os valores de preços dos imóveis
O relatório de preço do imóvel apresenta os indicadores de valores em determinadas regiões. Assim, o profissional pode conhecer melhor a realidade do mercado imobiliário e compreender a média de valor por metro quadrado. Com isso, ele consegue argumentar com mais fundamento durante as negociações, esclarecendo o cliente a respeito do mercado de imóveis.
Quando o cliente fica a par dos valores atualizados, ele não se sentirá enganado, terá certeza de que não está comprando ou alugando um imóvel a preços muito altos, com lucros exagerados para o corretor.
Outros relatórios de gestão imobiliária
Há outros conteúdos que os relatórios de gestão imobiliária podem registrar, como:
- as informações sobre o fechamento do negócio;
- uma ficha de especificações técnicas;
- o relatório de perdas de negócio.
Para otimizar a elaboração dos relatórios de gestão imobiliária, o corretor pode fazer uso de um software específico que permita melhor controle sobre as atividades. O Newcore App é um aplicativo de vendas destinado aos corretores autônomos e provê tudo que o profissional da área precisa.
O que achou das dicas? Que tal contar com a tecnologia para aprimorar seu trabalho? Entre hoje mesmo em contato com a Newcore e conheça melhor a solução que oferecemos!