Quem trabalha como corretor autônomo precisa estar constantemente atento a questões que influenciam a queda na venda de imóveis, pois elas interferem diretamente no seu faturamento no fim do mês.
Alguns fatores são externos, relativos à situação política, social e econômica nacional, da região, estado ou município. Outros, internos, com efeitos minimizados ou sanados quando o profissional adota medidas eficientes para o seu posicionamento assertivo no mercado imobiliário.
Quer saber como agir para reduzir os impactos das variações típicas desse segmento? Preparamos algumas dicas especialmente para você. Confira!
O mercado imobiliário e a queda na venda de imóveis
Você lembra que a crise financeira de 2008 teve como gatilho justamente a bolha imobiliária? A concessão de crédito indiscriminada nos Estados Unidos para a população concretizar o sonho da casa própria e viver o american dream trouxe consequências sérias no mundo todo.
O Brasil segurou as rédeas até meados de 2014, quando nosso país entrou em período de recessão econômica — do qual a população tenta se recuperar até hoje com o desemprego atualmente atingindo 13,4 milhões de brasileiros.
O episódio demonstra como o mercado imobiliário e a economia estão conectados. Fica mais difícil vender em períodos de crise: a situação financeira piora, as empresas promovem demissões em massa e os preços disparam para equilibrar a balança comercial; enquanto o cidadão, sem emprego, passa a conter despesas consumindo menos.
Debilidades na prestação dos serviços
A queda na venda de imóveis também acontece por causa de fatores sobre controle do corretor, por exemplo: muitos não se atualizam e ainda restringem a prospecção de clientes a anúncios nos classificados dos jornais de circulação local.
Não que seja uma forma inútil de chamar a atenção de possíveis compradores, mas é urgente aderir aos novos recursos e facilidades tecnológicas da era digital, como os aplicativos imobiliários, sobre os quais falaremos adiante.
Além da falta de atualização, outros fatores atrapalham o corretor e causam a queda na venda de imóveis: conhecer pouco sobre a região ou vizinhança onde ele atua, não identificar o perfil e as necessidades do cliente e deixar de investir em marketing.
Um processo de vendas improdutivo e o despreparo para conduzir negociações também impactam negativamente os resultados. Identificar gargalos é essencial para realinhar sua conduta, melhorar a tomada de decisão, promover estratégias com assertividade e aumentar os rendimentos.
3 motivos que levam à queda na venda de imóveis
Até agora desenhamos aspectos gerais, sendo necessário tratar com profundidade os itens elencados para você saber como agir diante das dificuldades. Acompanhe nossas considerações sobre o assunto e oriente sua atuação profissional como corretor.
1. Falta de atenção à experiência do cliente
Vamos começar por uma questão básica, mas extremamente significativa: você leva em consideração o perfil do cliente? Faixa etária, sexo, profissão, estado civil e poder aquisitivo influenciam diretamente em qual tipo de imóvel a pessoa está interessada — jovens solteiros geralmente optam por lofts ou estúdios enquanto famílias preferem condomínios.
Saber os hobbies, interesses e prioridades do indivíduo ajudam o corretor a garimpar a oferta ideal e promover uma excelente experiência de compra. Utilizar tecnologias como óculos de realidade virtual também colabora com a interação entre o comprador em potencial e a propriedade.
Assim, ele pode visualizar o imóvel decorado conforme o seu gosto antes mesmo que a obra seja finalizada. Por fim, vale destacar o quanto o atendimento é crucial: forneça as informações solicitadas com clareza e objetividade, coloque-se à disposição na redes sociais e se comunique em múltiplas plataformas integrando o atendimento.
2. Falta de investimento em divulgação
Muitos corretores no mercado imobiliário não se preocupam com a prospecção de clientes e adotam uma postura passiva, esperando o comprador em potencial chegar até eles. Utilize as inovações tecnológicas para se aproximar do público e promover seus serviços.
Aproveite a alta escalabilidade da internet promovendo conteúdo no Instagram, Facebook, sites e blogs: evidencie em vídeo os estabelecimentos, infraestrutura e segurança da vizinhança onde estão localizados os imóveis que você oferece.
Crie uma identidade visual para divulgar seu nome, uma imagem pela qual o reconheçam como corretor. Use os algoritmos das redes sociais a seu favor para criar pautas, mensurar o alcance das publicações, engajamento do público e colocar seu serviço em evidência com links patrocinados.
3. Falha na fidelização de clientes
A queda na venda de imóveis muitas vezes é motivada porque o profissional não sabe explorar a carteira de clientes que já tem. Constantemente o foco na busca por novos compradores o faz esquecer quem já fechou contrato com ele.
A fidelização exige follow ups, aqueles contatos casuais e sem intenção de oferecer nada, somente a fim de constatar como vai a pessoa e/ou verificar se ela está satisfeita com o bem adquirido.
Essa atenção especial é capaz de lhe render indicações aos parentes e amigos do cliente, ao mesmo tempo que o mantém próximo o suficiente de você caso ele queira comprar outro imóvel.
O descaso com a gestão de informação
Esse erro é tão grande que merece destaque. Como a venda é um processo, vários dados são gerados durante as etapas: pessoais do seu contato, sobre o bem em negociação, conversas entre as partes, valores, condições de pagamento e outras disposições contratuais.
De que forma você administra tantas informações? A interação entre cliente e corretor precisa ser organizada, assim como seus compromissos diários, sobre pena de prejudicar o atendimento e fazer o profissional perder uma venda.
O aplicativo da NEWCORE
Nosso software ajuda quem atua no mercado imobiliário a organizar a agenda, arquivar as conversas com o comprador em potencial, colocar quem tem interesse no imóvel em contato direto com você e integrar diferentes plataformas a fim de otimizar sua atuação e maximizar seus resultados.
Assim, o atendimento melhora, o profissional investe na experiência do cliente, fideliza os antigos, qualifica os novos e promove uma gestão de informação eficiente — dados passíveis de acesso a qualquer momento e de qualquer lugar. Ainda oferecemos treinamento gratuito em vídeo para você se capacitar.
A queda na venda de imóveis pode ser evitada quando o corretor investe em seu desenvolvimento profissional. Fatores externos afetam a produtividade e os rendimentos, mas você é capaz de superar os momentos de crise se tiver a preparação adequada.
Invista na otimização dos seus serviços no mercado imobiliário entrando em contato com a NEWCORE.