Imposto de renda sobre venda de imóvel: como o corretor deve declarar?

O corretor de imóveis tem obrigações fiscais como qualquer outro profissional com renda tributável superior ao limite anual estabelecido pela Receita Federal. Por isso, para evitar problemas, ele deve fazer a sua declaração de imposto de renda sobre venda de imóvel de modo adequado.

Uma declaração de imposto de renda feita de modo equivocado poderá fazer com que o corretor caia na malha fina e, no caso de atraso na entrega da declaração, ele terá que pagar uma multa caso haja algum imposto devido.

Para evitar que você tenha toda essa dor de cabeça na hora de fazer a declaração de imposto de renda sobre venda de imóvel, elaboramos este post com algumas dicas que tornarão o processo mais simples de ser feito.

Então, continue a leitura e fique com o seu IR sempre em dia!

Fique atento à documentação para a declaração do imposto de renda sobre venda de imóvel

Em primeiro lugar, é preciso reunir a documentação exigida para que a declaração seja feita, já que sem os dados dela não será possível o envio do documento. Normalmente o necessário são:

  • recibos de pagamentos e doações;
  • informes de rendimentos como salários, bancários e de comissões;
  • demonstrativo de negociações com ações;
  • comprovação de dívidas e ônus;
  • comprovação da existência de bens e direitos;
  • documentos de identificação como RG e CPF;
  • documentos de identificação dos dependentes com comprovação de parentesco;
  • comprovante de residência atualizado;
  • cópia da declaração do ano anterior.

Saiba qual a alíquota devida

O profissional autônomo deve calcular o imposto devido sobre o valor dos rendimentos recebidos com base em alíquotas que variam entre 7,5 % e 27,5 %. Devem ser incluídos no cálculo, os valores recebidos em comissões sobre a venda de imóveis, aluguéis etc.

Se o corretor for contratado por uma imobiliária, deve solicitar junto a ela o seu informe de rendimentos, até para que haja restituição no caso de valores retidos na fonte sobre os quais venha a incidir algum desconto.

Conheça o desconto simplificado e o desconto completo

Algumas despesas, como as médicas e as feitas com educação e saúde de dependentes, podem ser descontadas do valor devido de imposto, fazendo com que ele seja reduzido. Para isso é preciso que seja feita a declaração completa, na qual serão anexados todos os comprovantes dessas despesas.

Porém, se o montante delas for inferior a 20% do valor total devido de imposto, vale mais a pena fazer a declaração simplificada.

Peça ajuda a um profissional

Mesmo parecendo muito simples, um contador profissional conhece todas as regras e está acostumado a lidar com elas. Desse modo, a probabilidade de haver inconsistências, na hora de declarar o imposto de renda sobre a venda de imóvel, é quase nula. Por isso, peça ajuda a um especialista, mesmo que você não julgue necessário em um primeiro momento.

Como você pôde ver, há diversos detalhes que precisam ser observados na hora de fazer a declaração do imposto de renda sobre venda de imóvel. Então, fique atento para não deixar passar nenhum e cair na malha fina, ou mesmo pagar multa por atraso na sua declaração.

Ter esse cuidado com as suas obrigações fiscais é tão importante quanto saber como captar imóveis aprendendo técnicas para aumentar a sua carteira.

E agora que você já sabe o que fazer para ficar em dia com o fisco, compartilhe este post em suas redes sociais para que os seus amigos e seguidores também tenham acesso a essa informação!