Está com dificuldades para vender aquele imóvel? Use o Home Staging!

Uma pesquisa estadunidense da National Association of Realtors (NARS) mostrou que o tempo de venda de imóvel pode ser até 50% mais rápido após o Home Staging. Além disso, a valorização da propriedade poderá chegar a até 15% do valor real. É ou não é um bom indicativo para aplicar essa técnica?

Se você não sabe como funciona o Home Staging, não deixe de ler este post. Vamos explicar o que fazer para deixar o imóvel mais atraente aos potenciais compradores, parecendo que tudo ali está novinho em folha, mesmo que se trate de uma habitação antiga. Continue a leitura e inspire-se!

Afinal, o que é o Home Staging?

Essa técnica surgiu nos Estados Unidos e já é bastante conhecida pelos corretores imobiliários mais experientes. Diferentemente do design de interiores, o Home Steging consiste em utilizar os itens já existentes no local para criar um cenário de venda mais atraente, estimulando o interesse do comprador pelo bem em questão.

Nesse sentido, enquanto a decoração de interiores procura dar mais personalidade ao imóvel, o Home Staging prevê justamente o contrário: deixar a casa impessoal para que possa agradar a todos os gostos, inclusive transmitindo mais leveza e amplitude. É claro que se forem necessárias pequenas reformas, estas deverão ser feitas de modo a deixar o imóvel em perfeitas condições de uso.

Por exemplo, se algum piso ou azulejo estiver quebrado, a peça deverá ser trocada de imediato. Porém, se os assoalhos estão em bom estado, a ideia é preservar as características originais dos acabamentos, evitando gastos desnecessários com a venda da propriedade. O segredo está em repaginar o imóvel com o que ele já tem dentro, agregando valor ao patrimônio sem precisar gastar para isso.

Como aplicar o Home Staging?

Vamos agora às dicas práticas para aplicar a técnica e vender mais imóveis.

Limpar e corrigir falhas

Rachaduras, mofo e manchas na parede, pisos trincados ou vidraçaria quebrada é o tipo de coisa que espanta o comprador logo de cara. Afinal, ninguém quer comprar uma casa suja e que já vem cheia de problemas, não é mesmo? Portanto, fazer esses pequenos reparos não se trata de um mero capricho, mas sim de uma necessidade para preservar a vida útil, a funcionalidade e a estética do imóvel.

Mais do que cuidar dos acabamentos, é essencial ficar atento às instalações elétricas e hidráulicas da residência, verificando se não há pontos de infiltração ou roubando energia. Se as instalações forem muito antigas, vale a pena investir em uma boa reforma para evitar problemas futuros com os compradores.

Mesmo que tudo esteja funcionando perfeitamente, o simples ato de trocar as tomadas e os interruptores por peças modernas já mostra que o proprietário está bem intencionado com a venda, oferecendo uma casa funcional e compatível com as expectativas do comprador mais exigente.

Organizar os espaços

Com certeza você já ouviu falar que a primeira impressão é a que fica. Isso é a mais pura verdade. Portanto, jamais descuide da organização do lar. A distribuição dos móveis e o aproveitamento dos espaços devem ser muito bem pensados para que a casa transmita uma imagem positiva, além de favorecer a sensação de amplitude.

Outro cuidado importantíssimo é com a decoração. Como já adiantamos, a ideia básica por trás do Home Staging é retirar todos os itens muito pessoais da propriedade antes de colocá-la à venda. Deixando o decor mais impessoal, fica fácil agradar a todos os gostos e mostrar que a casa poderá ser redecorada pelo comprador da maneira que ele quiser.

Sempre optar pelo neutro

Este também é um segredinho básico para um Home Staging bem-sucedido. As cores neutras deixam qualquer decoração muito mais discreta e minimalista, fazendo com que o imóvel pareça maior e mais leve. Isso sem falar naquela sensação de “página em branco”, como se o lar estivesse pronto para ser decorado conforme o gosto e os interesses do novo proprietário.

Aproveite o momento de renovar a pintura para escolher tons neutros como branco, gelo, bege ou cinza. Todas essas tonalidades são verdadeiros curingas para repaginar o imóvel de maneira uniforme e harmoniosa, sem risco de pecar pelo excesso de informações. Lembre-se de corrigir os buraquinhos com massa corrida e de escolher materiais de qualidade para a reforma.

Não se esquecer da iluminação

Uma boa iluminação é capaz de transformar até mesmo aquele cômodo mais monótono em um ambiente aconchegante e convidativo. Por isso, se você aplicou diversas técnicas de Home Staging, mas ainda não conseguiu obter um resultado satisfatório, experimente renovar a iluminação da casa. Concentre-se nas lâmpadas centrais para garantir uma boa luminosidade e instale feixes de luz indireta em pontos estratégicos, como para valorizar um objeto específico, que pode ser um móvel, um arranjo ou uma escultura.

Quanto às cores e à temperatura das lâmpadas, não se esqueça de que as amarelas e quentes são mais indicadas para as áreas íntimas e de convivência da casa, como os dormitórios e sala de estar. Já as lâmpadas frias e brancas são as melhores opções para locais de trabalho, como o escritório ou mesmo a bancada de preparo das refeições na cozinha.

Cuidar da fachada

Lembra-se de quando falamos que a primeira impressão é a que fica? Pois é! Por isso é tão importante cuidar da fachada do imóvel, considerando que ela funciona como um cartão de visitas da propriedade. Uma casa com a pintura desgastada e um jardim mal cuidado, além de parecer abandonada, dá a impressão de que os antigos moradores não se preocupavam muito com a manutenção do local.

Isso, obviamente, espanta qualquer comprador. Portanto, planeje-se para repaginar a fachada com o capricho que o local merece: renove a pintura, substitua telhas quebradas e cuide do jardim para transmitir a melhor imagem possível da residência. Assim, quem olhar a casa por fora com certeza vai querer conferir como ela é por dentro, o que é um novo passo no processo de compra e venda.

Com essas dicas de Home Staging, fechar o negócio será muito mais fácil do que você imagina. Com o imóvel novinho em folha, o corretor melhora sua reputação profissional, agrega valor aos serviços e poderá conseguir preços ainda melhores na casa. Pense nisso!

Já que estamos falando sobre impulsionar as vendas, aproveite e leia também nosso post sobre o tipo de imóvel ideal para cada perfil de cliente!