Você sabe como surge e quais os efeitos de uma bolha imobiliária? Entenda!

Não é novidade para ninguém que o mercado imobiliário costuma ser instável. Por isso, é necessário que os profissionais invistam atenção constante nele, em especial em época que ocorre a bolha imobiliária.

Ela é capaz de destruir investimentos e a economia de um país, de forma discreta. Contudo, não tenha medo da situação. Busque entendê-la, adquirindo conhecimento sobre o tema e identificando suas causas, a fim de detectar sua ocorrência em um sistema econômico.

Ficou interessado em saber mais sobre a bolha imobiliária? Acompanhe nosso post para saber como funciona e a forma que os corretores de imóveis podem lidar com ela. Veja mais!

O que é e como funciona a bolha imobiliária?

A bolha imobiliária é a supervalorização financeira de um produto ou mais. Ela ocorre devido a alguns fatores da economia ou comportamento dos clientes, no momento da compra dos imóveis, em especial para investimentos.

Nesse caso, o valor sobe drasticamente e não faz jus ao preço de mercado, durante um tempo e em uma determinada região. Entretanto, posteriormente, o valor sofre uma grave queda, causando danos aos investidores e à economia local, de forma geral.

Cabe ressaltar que a bolha imobiliária ocorre com a inflação imobiliária, quando há mudanças nas demandas de propriedades e aumento em seus preços, devido à especulação do mercado. Naturalmente, é tudo uma ilusão, que pode acabar no momento seguinte e gerar uma crise econômica.

Como a bolha imobiliária pode afetar diretamente o mercado e a economia de um país?

É fato que a bolha imobiliária afeta o mercado imobiliário e a economia, de modo direto. Isso porque as alterações dos valores do imóvel causam a desestabilização dos negócios.

Ainda, há o aumento dos juros aplicados às hipotecas, tornando seu pagamento inviável para as pessoas mais simples ou carentes, já que ocorre a alta dos preços, sem mudar os resultados.

Outro fator que influencia o mercado e a economia é a liberação de crédito imobiliário, para alavancar as vendas do imóvel, com o consequente endividamento da população, que pode perder as propriedades, sem quitá-las. Acontece um rombo financeiro, o qual é coberto com dinheiro público, diminuindo o impacto econômico.

Quais os fatores indicam quando a bolha imobiliária está acontecendo?

Em regra, somente se percebe que o mercado imobiliário está passando por uma bolha imobiliária quando ela já está ocorrendo ou gerando seus efeitos na economia.

No entanto, observando as suas caraterísticas e causas, você consegue comparar se um processo de valorização é orgânica ou uma bolha imobiliária. Veja os principais fatores que indicam essa bolha, a seguir.

Desequilíbrio com outros setores da economia

Como informado, a bolha acontece com o aumento dos preços dos imóveis acima dos demais setores da economia, na inflação imobiliária. Logo, quando o valor das propriedades sobem de modo contínuo, sem que a quantidade de empregos e a renda média da população cresçam na mesma proporção. Esse desequilíbrio é indicativo de que uma bolha imobiliária está ocorrendo.

Alta especulação

Outro fator comum é a alta especulação imobiliária, a qual se origina com a compra de imóveis para investimento, esperando obter lucros acima de outras aplicações com sua venda ou locação.

Quando a especulação imobiliária aumenta, pela crença de que no futuro os lucros vão ser certeiros, algo com o setor está errado. Ligue o sinal de alerta imediatamente!

Nesse caso, aumenta-se a demanda por imóveis e, por conseguinte, os seus preços ou os valores dos aluguéis. O resultado disso pode ser o afastamento das pessoas, fazendo a demanda cair, junto com os preços das propriedades.

Excesso de crédito

Quando o mercado imobiliário está muito aquecido, é normal que haja uma expansão do crédito. Todavia, é um risco todos terem as linhas de crédito facilitadas para adquirir um imóvel próprio, sem apresentar garantias.

As pessoas podem não ter condições de quitar o financiamento e perder a propriedade para o pagamento. Nesse momento, pode-se iniciar uma bolha imobiliária.

Quais os cuidados que um corretor de imóveis precisa ter para que seu trabalho não seja afetado?

Uma bolha imobiliária pode gerar crise na economia. A verdade é que ela vem e vai, sendo necessário resiliência para se manter e saber como administrar a situação, procurando as oportunidades para realizar as negociações.

Diante dessas situações, o corretor de imóvel precisa se reinventar e criar técnicas de atrair clientes e conquistá-los. A seguir, observe algumas dicas para que o seu trabalho não seja afetado.

Invista no uso da internet

A internet é muito importante em momentos de crise, uma vez que permite a divulgação dos imóveis, de forma prática e barata, tornando seus anúncios acessíveis a um maior número de pessoas.

Para isso, o corretor deve criar sites para a sua atividade, blogs, fóruns para participação e páginas nas redes sociais. Invista em parcerias, para que elas também divulguem sua cartela de imóveis, alcançando mais clientes.

Demonstre que sabe lidar com a crise

O cliente precisa saber que o corretor consegue lidar com as crises, contornando a situação. Isso pode ser visto quando não há aumento do valor do imóvel por causa desse período, nem a tentativa de vender imóveis de qualquer forma, como aquelas consideradas furadas pelo consumidor.

A ética e a responsabilidade do corretor é um diferencial para o seu público, sem que ele precise convencer os clientes de fecharem as transações imobiliárias. Além disso, o profissional imobiliário deve transmitir segurança, valorizando suas relações com as partes interessadas.

Mantenha os clientes antigos em tempos de crise

Normalmente, após a negociação, o relacionamento entre o cliente e o corretor torna-se inexistente. No entanto, uma ótima dica é manter os clientes antigos em tempo de crise.

É possível utilizar a tecnologia para lhe aproximar dos clientes antigos, por meio de aplicativos e redes sociais como WhatsApp, Instagram e Facebook, por exemplo. Dessa forma, consegue-se manter contato próximo, oferecendo descontos e vantagens em outros imóveis, capazes de atraí-los, mesmo quando não estejam imaginando uma nova compra.

Diante disso, cabe enfatizar que a bolha imobiliária é um risco para qualquer economia. Para se precaver, o corretor deve ter uma visão sistêmica do mercado. Somente assim o profissional pode se preparar para eventuais mudanças provocadas por essa bolha, se ela ocorrer. Não se assuste!

Este post ajudou você? Então, compartilhe em suas redes sociais para manter seus amigos informados!