Administração de negócio: 5 dicas fundamentais para autônomos

A rotina de trabalho de um corretor imobiliário é muito desafiadora. Para ter uma administração de negócio eficiente, os profissionais da área precisam contar com conhecimentos abrangentes de gestão, que proporcionem a capacidade de manter suas finanças e seus compromissos sempre organizados, bem como a atração de bons negócios.

Estudos como o realizado pelo Sebrae apontam que, de cada 3 empresas abertas no Brasil, uma vai à falência em dois anos de vida. Esses dados são uma demonstração clara de como é importante se preparar para administrar bem um negócio e lidar com os desafios do mercado.

Listamos algumas dicas essenciais para você gerir o seu negócio com sucesso em todas as áreas. Acompanhe!

1. Tenha um bom controle financeiro

Muitas vezes os empreendedores usam contas pessoais para gerir os negócios. Quando se tem todo o controle de uma empresa, também é tentador usar o cartão corporativo para o pagamento de gastos pessoais. Essas situações não são corretas e podem prejudicar muito a administração de negócio.

Gerir separadamente as receitas e despesas da empresa ajuda a definir seu patrimônio, simplifica a preparação de impostos e dá mais visibilidade aos lucros.

É importante registrar as despesas comerciais para reduzir sua carga tributária. Salve recibos e extratos em uma pasta digital e digitalize os documentos de papel para mantê-los seguros em um só lugar.

2. Priorize a qualidade do serviço

A melhor porta de entrada de novos clientes para a sua empresa é a prestação de um serviço de boa qualidade, pois os clientes satisfeitos fazem o marketing boca a boca para você.

Priorize um atendimento excelente, esteja sempre em dias com seus compromissos e tenha informações precisas e atualizadas sobre seus produtos, de modo a proporcionar uma boa experiência aos compradores.

Procure se diferenciar da concorrência com atitudes que causem impacto positivo. Para isso, preste atenção nas pessoas e ofereça algo que realmente importe para elas. Se tiver um assistente que tenha contato com os clientes, não se esqueça de treiná-lo para que ele ofereça um atendimento tão bom quanto o seu.

3. Faça uma boa gestão do tempo

Um ponto-chave na administração de negócio é a gestão do tempo. Manter e seguir um planejamento diário é importante para evitar distrações. Procure definir metas de curto, médio e longo prazo e acompanhar seu desempenho, sempre cuidando para não procrastinar ou extrapolar os prazos.

Isso implica ter muita disciplina no trabalho para executar bem todas as tarefas que você assumir. Lembre-se que você é o único responsável pelo sucesso do seu negócio.

4. Aposte em estratégias de marketing

Uma boa administração financeira e gestão de tarefas é vital para um negócio, mas pouco importa se não houver uma estratégia eficiente para atrair clientes e gerar vendas. Por esse motivo, as estratégias de marketing não podem ser negligenciadas na administração de negócio.

Investir em mídias sociais, enviar e-mails regulares e relevantes para os leads e ter um site profissional que represente bem a marca são boas práticas para atrair e fidelizar clientes.

5. Utilize boas ferramentas de gestão

A escolha das ferramentas de gestão é muito importante. Para obtermos bons resultados, precisamos ter familiaridade e facilidade para lidar com nossas ferramentas de trabalho. Existem muitos sistemas de gestão, dos mais simples aos mais complexos, e devemos escolher um que atenda às nossas necessidades, proporciona os melhores benefícios e tenha uma interface amigável e motivadora.

Boas práticas de administração de negócio apoiadas em um bom planejamento estratégico são fundamentais para o sucesso de um negócio no setor imobiliário. Esse é um setor altamente competitivo, e sem um bom planejamento, é difícil alcançar uma posição de destaque no mercado.

Essas são as nossas dicas para ajudar você na administração do seu negócio autônomo. Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!