Esclareça as suas dúvidas sobre permuta imobiliária!

A permuta imobiliária é uma prática que se tornou muito comum no mercado imobiliário. Porém, ela ainda desperta muitas dúvidas sobre como funciona e as vantagens que traz para os vendedores.

Com a crise em que vivemos, é preciso fazer mais esforço para realizar vendas de imóveis. Afinal, parte da população está descapitalizada; e o crédito não está acessível para todos com as mesmas condições.

Para esclarecer todos os aspectos importantes sobre o processo, neste artigo, vamos tirar todas as dúvidas sobre permuta imobiliária. Entenda quais são os cuidados que você deve ter para oferecer isso ao seu cliente!

O que é a permuta imobiliária?

A permuta imobiliária é uma modalidade que consiste em uma troca de bens, como casas, apartamentos, salas comerciais e lotes. Ela não precisa ser por valores iguais, e quem estiver levando vantagem pode realizar uma transação financeira com o restante dos valores combinados.

A permuta de imóveis é legal?

Seguramente! A permuta de imóveis possui segurança jurídica e está dentro de todo o processo legal. Para que a permuta seja realizada, devem ser avaliados: os compradores, seus imóveis e os valores combinados. Não existem tantas barreiras para as trocas e podem ser adicionados outros imóveis no negócio ou alguma facilidade de pagamento.

Como fazer a permuta imobiliária?

O contrato de permuta imobiliária deve ser feito dentro de todos os trâmites legais, como se fosse um contrato de venda de imóvel. Isso significa que todos os impostos, valores e data para a troca devem constar no documento. Quando é uma troca de imóveis do mesmo valor, não existe a necessidade de pagamento do tributo de imposto de renda.

Quais são as vantagens da permuta de imóveis?

Uma das grandes vantagens da permuta de imóveis é a dispensa do pagamento em dinheiro. Com a facilidade de utilizar um bem como parte ou totalidade do pagamento, o processo se torna mais rápido. Além disso, não existem juros na negociação. As burocracias para liberação e assinatura do contrato são menores.

Quais cuidados devem ser tomados ao fazer a permuta de imóveis?

É importante estar atento à avaliação dos imóveis envolvidos na permuta. Por isso, a avaliação é um dos momentos mais importantes de toda a negociação. Se você sentir que está recebendo um bem de menor valor, deve solicitar a ajuda de um consultor ou o acompanhamento de uma corretora imobiliária para ter certeza do processo.

Como é feito o pagamento dos corretores?

A permuta imobiliária pode ser um pouco mais trabalhosa para os corretores. Ela é uma negociação que envolve mais visitas e, em muitos casos, duas vendas diferentes. Porém, todo esse trabalho é recompensado com uma comissão para o corretor de imóveis. Tudo isso é feito no acordo da permuta e assinado entre as partes. A permuta pode render ótimos ganhos para o corretor.

Agora você já sabe: a permuta imobiliária é uma opção que deve ser considerada na hora de vender um imóvel. Porém, ela não é tão simples como parece, sendo necessário ter em mente todos os termos legais para que não gere problemas.

Gostou do conteúdo? Se você já fez uma permuta imobiliária ou tem alguma experiência com a prática, deixe um comentário aqui no post!