Um bom catálogo de produtos é o cartão de visitas do corretor. Se a primeira impressão é a que fica, todo cuidado é pouco para montar um catálogo impecável e atrair seu cliente para esse rico universo de possibilidades. Assim, ele saberá intuitivamente que, ali, estão as chances de encontrar o imóvel dos sonhos. Tudo isso de um jeito prático, rápido e livre de burocracias.
Quer saber como? Continue a leitura e dê um upgrade no seu catálogo!
Por que ter um catálogo de produtos detalhado
Antes de tudo, precisamos pontuar a importância desse documento no mercado imobiliário. Pode até ser que você prefira fazer um catálogo “mais ou menos” e deixar para “gastar sua lábia” na hora da visitação, mas essa é uma grande armadilha.
A negociação com o cliente começa desde o momento em que ele manda aquela mensagem supostamente desinteressada no seu WhatsApp ou curte um anúncio que você postou. Esse tipo de interação abre os caminhos para que você possa captar o cliente, entregando a ele, de antemão, as principais informações sobre o imóvel dos sonhos.
Você precisa de tempo para elaborar um catálogo de produtos devidamente organizado, completo e atrativo, mas pode apostar: o período que você se dedica a essa tarefa será recompensado na aceleração das decisões de compra depois.
Quando o imóvel está bem descrito no catálogo, o cliente vai para a visita já sabendo que aquela propriedade corresponde às suas expectativas. Esse é um grande passo a favor da negociação, então, podemos dizer que o catálogo é como um guia de operações que facilita a vida do cliente e do corretor — que, agora, pode direcionar todos os seus esforços à argumentação de vendas durante a visita.
Nesse momento, mostre ao cliente que você é a pessoa certa para orientá-lo ao longo de todo o percurso — já que é você quem conhece os atributos daquele imóvel, portanto, sabe para que tipo de público aquela propriedade se destina. Esse, inclusive, é um dos pilares do atendimento consultivo, no qual a função dos corretores é justamente mostrar ao comprador que aquele imóvel representa a solução para os pontos de dor envolvidos.
5 dicas para elaborar um bom catálogo de produtos
Ok, já entendemos que fazer um catálogo “mais ou menos” não é o melhor caminho, visto que muitas informações importantes para contornar as objeções do cliente passariam despercebidas. Agora, você sabe o que priorizar para compor um catálogo que seja, de fato, atraente? Vamos às principais dicas!
1. Conheça o seu público-alvo
Mandamento clássico da corretagem de imóveis: saiba para quem você está prospectando. Caso contrário, por mais que você se esforce, a negociação não será bem-sucedida. Se você conhece a fundo o seu público-alvo, saberá exatamente em quais pontos tocar para conquistar essas pessoas. São esses os pontos que você deve reforçar no seu catálogo de produtos.
Dificilmente as pessoas vão se interessar por imóveis que não sejam compatíveis com as reais necessidades delas. Por exemplo: inserir a localização detalhada é essencial, bem como outros informes relevantes — como o fluxo do tráfego naquela região e as rotas alternativas de acesso ao bairro. Tudo isso influencia na decisão do cliente final.
2. Utilize imagens 3D
Catálogo de produtos sem imagem? Nem pensar! O mercado imobiliário é extremamente visual, portanto, utilize esse apelo estético a seu favor e capriche nas imagens para que os imóveis anunciados despertem a atenção do comprador já no primeiro olhar. Lembre-se que a imagem escolhida deve ter relação com o texto do anúncio para evitar incoerências na interpretação.
Hoje em dia, os avanços tecnológicos permitem explorar a fundo os recursos de imagem — como nas sobreposições em 3D, que possibilitam ter uma visão clara de todos os atributos da casa ou do apartamento antes mesmo de fazer a visita.
Outra dica interessante é utilizar QR Codes nas ofertas, levando o comprador a ter mais detalhes sobre o anúncio em questão, de modo a manter a oferta mais clean sem deixar de lado informações importantes.
3. Crie conteúdos instigantes
Essa dica é especialmente válida para os catálogos online. É claro que um catálogo impresso tem o seu lugar, sobretudo quando a editoração é benfeita e o design é impecável. Isso faz com que o cliente se sinta estimulado a consumir aquele conteúdo e, quem sabe, encontrar o imóvel dos sonhos que ele ainda nem sabia que estava procurando, mas quando o catálogo é online, esses cuidados precisam ser redobrados.
Na internet, tudo é muito instantâneo, o que acaba resultando em anúncios mais superficiais nas redes. Não se esqueça que o comprador precisa se sentir instigado a visitar o imóvel. Postar uma foto sem qualidade e um texto vago sobre determinada propriedade certamente não vai despertar esse interesse. Capriche nos conteúdos e entregue um material de boa qualidade para acelerar a visita e vender mais.
4. Tenha um site intuitivo
Ainda falando sobre internet e redes sociais, é preciso ter cuidados ao montar um site. Essa plataforma precisa oferecer uma experiência agradável e intuitiva ao cliente, caso contrário, é muito mais fácil ele fechar a página e procurar outra fonte de informações sobre imóveis. Invista em uma navegação responsiva — que flua bem tanto no computador quanto no smartphone ou no tablet — e facilite o acesso ao seu catálogo de produtos.
Se o catálogo estiver muito escondido em alguma aba do site, o cliente certamente não terá paciência para ficar procurando. Mantenha esse material em destaque e certifique-se de que todas as informações ali contidas correspondem à realidade do imóvel. Verifique também se os links inseridos não estão quebrados e se os contatos estão bem visíveis, afinal, o próximo passo depois que o cliente vê o seu catálogo é entrar em contato com você!
5. Invista em apps especializados
Sem dúvidas, esta é a dica mais importante para caprichar na apresentação do seu catálogo de produtos. Com os avanços da transformação digital, contar com o auxílio da tecnologia para otimizar as vendas virou algo obrigatório na rotina dos corretores. Hoje em dia, é na internet que todo mundo se encontra. O que um aplicativo para corretor faz é justamente isso: conectar os corretores autônomos aos seus potenciais clientes.
Um exemplo é o app da NEWCORE, que além de segmentar aquelas oportunidades concretas de venda, organiza a rotina de trabalho do corretor para que ele possa gerenciar melhor seu próprio tempo, focando no que realmente importa: trabalhar a argumentação de vendas com os clientes qualificados. Tudo isso acontece por meio de uma plataforma inteligente, interativa e muito fácil de usar.
Ao receber os clientes selecionados pelo app, o corretor ganha muito mais independência (e dinheiro!) do que trabalhando para uma imobiliária. É por isso que o NEWCORE App já se tornou o aplicativo oficial do corretor autônomo!
Quer fazer parte desse cenário e se tornar uma verdadeira máquina de vendas? Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar!