Quer saber como fazer networking? Veja nossas dicas e aproveite!

Apesar de o conceito de networking ter se popularizado, muitos ainda têm uma noção simplista do que ele realmente representa. Consideram que se trata de manter perfis nas redes (principalmente no LinkedIn), distribuir e trocar cartões de visita.

Mas o networking ultrapassa essas ações. Vamos falar sobre como fazer networking de verdade. Confira nossas dicas para aumentar as chances de ter sucesso como corretor!

O que é networking?

Networking consiste em uma rede de contatos cuja finalidade é o estreitamento dos relacionamentos profissionais para conseguir crescer de modo colaborativo.

Trata-se de uma forma de “alavancagem”, em que o corretor recebe e dá ajuda a outros corretores e mesmo profissionais de outras áreas, o que amplia seus horizontes e facilita a captação de clientes e o fechamento de negócios.

Por que é importante fazer networking?

Fazer networking proporciona muitos benefícios ao profissional. Se ele se afastar do restante do mercado, terá mais dificuldades para ter sucesso em seus negócios. Com uma rede de apoio, o profissional consegue agregar mais valor ao seu trabalho e evolui de acordo com as atualizações do mercado.

Antes de ensinarmos como fazer networking, mostraremos por que fazê-lo. Veja só:

  • contribui para o desenvolvimento profissional;
  • facilita a participação em novos negócios e novas parcerias;
  • gera autoridade;
  • permite receber indicações;
  • permite o compartilhamento de conhecimento e informações.

Como fazer networking?

Agora, vamos dar algumas dicas valiosas de como fazer networking.

Participe de eventos profissionais

Entre as mais importantes estratégias para captar contatos, estão os eventos focados no ramo em que você atua. Os eventos reúnem muitas pessoas que desejam compartilhar experiências. Assim, é possível conectar-se com milhares de outros corretores que estão dispostos a oferecer seus conhecimentos.

São eventos presenciais ou online, alguns, gratuitos, outros, pagos. Nas opções online, estão disponíveis salas de bate-papo. Vale a pena apostar em diferentes recursos e ferramentas para aprimorar a experiência, aumentar a interação e captar novos contatos.

Mantenha uma lista atualizada de contatos

Realize pesquisas de mercado, atualize-se sobre as notícias, conheça as referências mais atuais na área, nunca deixe de aprender. Desse modo, você estará mais apto a manter um relacionamento com outras pessoas do ramo mais facilmente.

As conversas se manterão mais atualizadas, e você saberá filtrar melhor informações e novidades dos contatos, distinguindo aqueles que merecem mais atenção.

Guarde sua lista de contatos em uma pasta no computador ou na nuvem. Também armazene os e-mails e números de telefone que recebe nos eventos. Não deixe de manter contato com os colegas e amigos antigos (procure saber o endereço atual deles). Também é bom adicionar colegas de profissão nas redes sociais, como Facebook, Instagram e, é claro, LinkedIn.

Seja paciente

Não tem como fazer networking de sucesso sendo impaciente. Se as coisas não estiverem boas e se você está com poucos clientes, não entre em desespero.

Atitudes como ligar constantemente para amigos dizendo que está numa situação ruim não vai ajudar. Pode até afastar as pessoas, o que será pior. É importante manter o controle e procurar ser discreto em suas postagens. Mas nunca deixe de se manter ativo.

Saiba autopromover-se sem arrogância

A autopromoção é necessária e consiste em você mesmo fazer seu marketing. Use de autenticidade e sinceridade em sua propaganda. Não alardeie qualidades que não tem, nem esconda os conhecimentos e as experiências que tem.

Evite ser arrogante, passando informações positivas sobre si mesmo, desnecessárias para a rede de contatos. Da mesma forma que a timidez impede aumentar o networking, a arrogância também pode afastar as pessoas de você.

Agora você já sabe como fazer networking efetivo, indo além do habitual. É um processo que deve ser desenvolvido constantemente, usando técnicas, habilidades, tecnologia e muita força de vontade.

E você: tem investido bastante em sua rede de contatos? Que tal aumentarmos um pouco mais essa rede? Acesse o nosso Facebook e curta nossa página!