Entenda as 4 diferenças entre consultor imobiliário e corretor de imóveis

É fato que contratar um profissional de imóveis é primordial para realizar negociações no mercado imobiliário — assim como se deve consultar um dentista para cuidar dos dentes. Nesse caso, as figuras do consultor imobiliário e do corretor de imóveis tornam-se essenciais.

Cabe ressaltar que existem diferenças entre as duas funções, em especial por atuarem em nichos de mercados distintos. Por existirem diversos profissionais no ramo imobiliário, os termos são facilmente confundidos.

Pensando em esclarecer todas as informações sobre as profissões, fizemos este post. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

O que fazem o consultor imobiliário e o corretor de imóveis?

Você já deve ter ouvido falar que consultor imobiliário e corretor de imóveis não são a mesma profissão. Embora os profissionais dessa área trabalhem com a venda ou o aluguel de casas e apartamentos, eles exercem funções totalmente diferentes.

De forma geral, o corretor de imóveis é o profissional que ajuda os clientes no momento da compra, da venda e até mesmo do aluguel de um imóvel. Esse é o profissional que acompanha os clientes na visita a determinada casa, apresenta suas vantagens e fecha o negócio. Há um contato maior com o público em comparação ao consultor imobiliário, e isso acontece porque os corretores de imóveis geralmente trabalham de forma autônoma ou associados a alguma imobiliária.

Consultor imobiliário é uma profissão de grande importância, que realiza análises no mercado imobiliário em diversas regiões do país. Esse profissional também exerce funções em imobiliárias, mas fazendo um trabalho diferente do corretor de imóveis. Os consultores verificam quais regiões estão com mais ofertas de casas e apartamentos, bem como os valores oferecidos.

Esses profissionais são responsáveis por identificar as localizações que estão em alta e em baixa para a compra e a venda de imóveis. Isso costuma oscilar ao decorrer do ano, com variações a todo instante. Por eles se manterem tão bem informados sobre o mercado imobiliário, consequentemente, são os melhores indivíduos para tratar desses assuntos com clientes em potencial.

Quais são as diferenças entre consultor imobiliário e corretor de imóveis?

Conseguiu perceber que há algumas semelhanças e diferenças entre esses profissionais? Ainda assim, muitas pessoas ficam confusas em relação a essas profissões. Se esse for o seu caso, não precisa se preocupar! É algo comum, já que elas envolvem análises e valores de casas e apartamentos em cidades de todo o Brasil.

Os profissionais dessas áreas podem trabalhar em conjunto para ajudar os clientes a encontrar o imóvel ideal. Com o objetivo de esclarecer suas dúvidas com precisão, separamos alguns tópicos que abordam as diferenças entre o consultor imobiliário e o corretor de imóveis. Acompanhe!

1. Regularização do CRECI

Para que o corretor de imóveis atue no mercado imobiliário, ele precisa ter certificado no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI), obrigatoriamente. Esse documento somente é expedido após a realização de um curso voltado para o mundo dos imóveis, como o Curso Técnico em Transações Imobiliárias ou o Curso Técnico de Negócios Imobiliários.

Sem essa regularização determinada por lei, o corretor não pode exercer sua atividade. Isso inclui tarefas como assinar documentos, exibir imóveis, fazer suas vendas legalmente ou prestar qualquer tipo de orientação aos clientes.

O consultor imobiliário, por outro lado, não precisa desse registro para exercer suas funções. Agindo como profissionais autônomos, muitas pessoas usam essa função para burlar a necessidade da regularização do CRECI. Se comprovada a fraude, tal atitude pode ser considerada criminosa.

2. Remuneração

A forma de pagamento de um corretor de imóveis e de um consultor imobiliário é diferente. O corretor ganha por resultados, metas ou vendas, por meio das comissões das vendas ou locações, que gira em torno de 6% sobre o valor dos imóveis.

O consultor imobiliário recebe por serviço prestado ou por tarefa realizada, em especial, quando contratado por alguma empresa. Ele ainda pode ganhar por hora, dia ou mês trabalhado, de acordo com o serviço prestado ou o local em que trabalhar.

3. Prática do trabalho

O corretor de imóveis reúne informações detalhadas para realizar a venda, a locação, a avaliação e a aquisição imobiliária. Para isso, torna-se conhecedor de preços, condições de financiamentos e transações, firmando contratos e examinando a documentação dos imóveis e futuros proprietários.

Além disso, o corretor pode dar ciência a inquilinos ou compradores sobre a realização do negócio, assim como agendar visitas ao imóvel com seus clientes. Enquanto isso, o consultor imobiliário apresenta um leque de serviços que pode prestar, atuando como assessor, pois orienta clientes que desejam investir em imóveis.

4. Visão de mercado

Entender como o mercado funciona é ideal para qualquer profissão, por isso, é importante compreender a diferença da visão de mercado do corretor de imóveis e do consultor imobiliário.

O corretor de imóveis desempenha todos os procedimentos voltados às transações imobiliárias iniciadas com a venda e extinguidas com sua conclusão. Isso acontece porque esse profissional tem conhecimentos sobre certidões, documentos necessários, escrituras, contratos e outros itens que envolvem diretamente as vendas.

O consultor imobiliário, por sua vez, aprofunda-se em cada assunto, de modo a conhecê-lo de forma global, percebendo a economia e as necessidades dos clientes.

Como o uso de aplicativos de vendas pode ajudar esses profissionais?

Agora que você já conhece as diferenças entre consultor imobiliário e corretor de imóveis, temos uma semelhança a apresentar. Embora essas as profissões tenham suas distinções e similaridades, elas utilizam a tecnologia em prol do fechamento de novos negócios. O uso de sistemas de CRM é indispensável para conhecer os clientes e entrar em contato com eles no momento mais propício para concluir uma venda.

Além do CRM, há outras ferramentas tecnológicas que tornam o trabalho de ambos os profissionais muito mais tranquilo. Elas vão atender a todas as necessidades deles ao proporcionar uma gestão de excelência sobre suas atividades. No fim das contas, isso resulta em mais lucratividade e muito mais autonomia sobre os negócios. Aproveite todos os benefícios dessas soluções inteligentes!

É um fato que o consultor imobiliário e o corretor de imóveis exercem funções diferentes. Esses profissionais devem ser respeitados por realizam um trabalho importante para a sociedade. Os indivíduos apenas optam pela profissão que mais reflete o seu estilo de vida, por isso, analise qual das funções têm mais a ver com suas demandas e pesquise sobre o profissional especificamente.

O que achou do post? Se você gosta de acessar o conteúdo do nosso blog, precisa nos acompanhar nas redes sociais. Aproveite que já terminou a leitura do artigo e curta a nossa página no Facebook!