Régua de cobrança: o que é, qual a importância e como criar?

 A inadimplência é um dos maiores pesadelos na gestão de qualquer empresa. Para evitar que isso aconteça, a cobrança de clientes com pagamentos em atraso deve ser feita de forma estratégica. Somente assim é possível reduzir as perdas em decorrência desse problema — é aí que entra a régua de cobrança.

Essa ferramenta ajuda a definir o momento certo de cobrar um cliente, além de apontar os melhores meios de fazer isso conforme o tipo de dívida. A régua de cobrança estabelece as etapas da cobrança e a abordagem adequada em cada uma delas.

Pensando em ajudar você a entender melhor esse conceito, elaboramos este post para explicar como criar uma régua de cobrança e quais são os tipos existentes. Continue a leitura e descubra como reduzir a inadimplência na sua empresa!

Como criar uma régua de cobrança?

Uma régua de cobrança bem elaborada é capaz de reduzir a inadimplência e fidelizar clientes. Consumidores sem dívidas têm mais chances de continuar fazendo bons negócios, por isso, é importante saber como trabalhar com essa ferramenta.

Nos próximos tópicos, listamos um passo a passo. Confira!

Definir uma estratégia de cobrança

O primeiro passo é definir as datas de vencimento dos pagamentos de cada cliente. Isso pode ser determinado a partir do que foi combinado com o próprio consumidor.

Com essas informações em mãos, será possível definir a melhor forma de fazer com que esses compromissos não “caiam no esquecimento” do cliente.

A melhor maneira de gerir essas datas é buscar um sistema que ajude você a automatizar a cobrança sem gerar outros custos. Esse tipo de sistema é capaz de emitir boletos ou gerar cobranças recorrentes no cartão de crédito, por exemplo.

Enviar e-mail lembrete antes do vencimento

Depois de definir os vencimentos e a estratégia de automatização, é hora de pensar em maneiras de evitar que o cliente deixe de pagar a dívida. O primeiro passo é lembrá-lo do vencimento próximo. Se o consumidor for do tipo que esquece datas e deixa de se planejar para o pagamento das dívidas, esse lembrete será de grande ajuda.

Enviar notificação no dia do vencimento

A notificação no dia do pagamento funciona como um reforço para o lembrete do qual acabamos de falar. A diferença entre os dois é que se espera que, ao receber a notificação, o cliente já esteja apto a realizar o pagamento imediatamente — caso contrário, a mensagem servirá para que ele compreenda as consequências da não realização do pagamento, como multas e juros.

Quais são os modelos de régua de cobrança?

Há vários meios de realizar uma cobrança. Para criar uma régua de cobrança coerente, é preciso entender quais são eles e como funcionam.

Boleto e carnê

O boleto pode ser enviado mês a mês, servindo também como lembrete de pagamento. O carnê é entregue ao cliente no ato da aquisição da dívida, sendo a melhor opção para aqueles que planejam os pagamentos.

Cartão de crédito

As cobranças em cartão de crédito são as mais seguras para o comerciante, afinal, quando a operadora aprova o pagamento, ela se responsabiliza pela cobrança — mesmo em compras parceladas.

Transferência, depósito bancário e Pix

Nesse tipo de cobrança, é fundamental que o sistema de lembrete e notificação funcione com eficiência para evitar esquecimentos.

Como você viu ao longo deste post, a régua de cobrança é uma ferramenta eficiente para evitar a inadimplência e para garantir a fidelização da sua base de clientes. Além disso, a implementação dessa ferramenta é bem simples e totalmente suscetível à automatização.

Agora que você já sabe como a régua de cobrança funciona, compartilhe este post nas redes sociais para que outras pessoas fiquem por dentro do assunto!