Gestão de contratos: o que é, os benefícios, como funciona e por onde começar

A gestão de contratos, conhecida também como gestão de ciclo de vida de contratos (CLM – Contract Lifecycle Management) é importante para acompanhar o andamento dos contratos no ambiente imobiliário. E qual a melhor forma de observar os procedimentos senão por meios automáticos?

Dessa forma, você ganha produtividade na sua atuação como corretor de imóveis. Assim, pode investir em ferramentas para aumentar as vendas, aplicativos que facilitem sua rotina e ajudem a coordenar todos os contratos fechados.

Quer entender como funciona a gestão de contratos? Fique conosco para entender mais!

Quais são os objetivos da gestão de contratos?

Investir na gestão de contratos auxilia no controle do fluxo de clientes. Você vai passa a saber quando e como as obrigações contratuais devem ser cumpridas.

Além disso, um aviso é emitido sobre a data em que o contrato deve ser renovado, função essencial nos contratos de locação. Uma boa gestão evita prejuízos, reduz custos e aumenta seus lucros.

Como funciona a gestão de contratos?

Para que a gestão de contratos funcione, é preciso determinar técnicas e procedimentos, que podem ser divididos em etapas, consolidando a organização e acompanhamento dos documentos. Veja as três etapas a seguir.

Planejamento e redação do contrato

Planejar um contrato é uma prática essencial para evitar um documento mal feito. É nessa fase que condições, cláusulas, obrigações das partes, prazos e sanções são definidos. Tudo deve ser bem planejado, pois o contrato faz lei entre as partes.

Em seguida, é hora de redigir o documento. Não deixe cláusula ambígua ou vaga para não comprometer o teor do contrato. Além disso, tenha atenção na revisão e veja se as disposições asseguram maior número de situações. Caso tenha dúvida sobre a redação do contrato, procure um especialista.

Negociação e aprovação do documento

Depois de redigir o contrato imobiliário, envie o documento as partes envolvidas para que elas se manifestem sobre as cláusulas e, assim, a negociação comece. Os envolvidos podem solicitar alterações no contrato, durante as tratativas, quando justificadas.

Com a minuta conferida e cláusulas em consenso, as partes podem aprovar o contrato. Estando ciente de todas as suas condições, prazos e valores acordados, os envolvidos podem assinar o contrato.

Efetivação do contrato e seu encerramento

Este é o momento da execução do contrato com o cumprimento das obrigações nos prazos estabelecidos. Se alguém não cumprir sua parte, deve ser aplicada a sanção. É uma etapa de acompanhamento, quando a gestão de contratos acontece.

Todas as ações feitas na execução devem ser registradas, revisadas e corrigidas. Depois de checar se as obrigações contratuais se realizaram e que não há pendência, é possível fazer o encerramento.

Se você quer eficiência no seu trabalho, invista na gestão de contratos! Assim, você vai padronizar os documentos e controlar o seu cumprimento., além de automatizar seu trabalho como corretor de imóveis.

Usando a tecnologia, você pode melhorar sua rotina e aumentar a sua produtividade. Uma ferramenta que pode oferecer a gestão de contratos e outros serviços de consultoria é a NEWCORE, o aplicativo de vendas para o consultor.

Nosso time de especialistas pode auxiliar no gerenciamento da sua atividade. Quer conhecer os serviços da NEWCORE? Acesse o nosso site e venha entrar em contato conosco!