O que faz um consultor imobiliário e como atuar na área?

Quem está em busca de uma boa oportunidade no ramo imobiliário certamente vai precisar dos serviços de um consultor imobiliário competente. Além de descobrir boas oportunidades de negócio, esse profissional ajuda o cliente a aproveitar o melhor momento do mercado, a fazer boas propostas e negociar valores, além de tornar a parte burocrática mais simples.

Se você está pensando em trabalhar na área, mas não sabe exatamente por onde começar ou quais são as principais atribuições de um bom profissional, não deixe de ler este conteúdo até o final. Aqui, listamos várias dicas valiosas para construir uma carreira de sucesso. Confira!

Conheça o mercado de atuação do consultor imobiliário

Enquanto o corretor atua de maneira prática e direta, auxiliando o cliente a encontrar o imóvel ideal, o consultor imobiliário tem uma função bem mais teórica e estratégica. Essa área está relacionada à dinâmica do mercado, de modo a encontrar boas oportunidades de negócio, áreas que serão valorizadas e entender as tendências desse mercado tão complexo.

Um bom profissional consegue dizer ao cliente se o momento é propício ou não para fechar um novo negócio, se o empreendimento é viável ou se aquela região tende a se valorizar. Ele analisa todo o contexto do cliente, assim como seus objetivos, e observa o cenário imobiliário do país. Com isso, consegue encontrar boas soluções a médio e longo prazo, e sugerir bons empreendimentos tanto para pessoa física quanto para pessoa jurídica.

Imagine que existe um novo loteamento surgindo e uma construtora deseja entender se vale a pena construir no local. Um consultor bem informado é capaz de elaborar um documento com os prós e contras, saber se aquela região dá ares de que vai crescer, se existe algum plano que possa valorizar a área no futuro ou se existe outro local mais interessante. Em função de tudo isso, deve ser um profissional muito bem capacitado e informado.

Confira algumas das principais atividades desse profissional

Embora o trabalho do consultor imobiliário seja bastante complexo, suas atribuições variam bastante conforme a demanda do cliente. Apesar disso, é importante conhecer algumas das principais atividades desenvolvidas por esse profissional.

Observar as tendências do mercado

Entender as tendências do mercado imobiliário demanda uma análise constante, tanto da região em que atua quanto do contexto nacional — e até internacional. Mudanças políticas e variações no câmbio podem afetar o comportamento de investidores e compradores.

Pode ser que o momento não seja propício para a compra, mas para a venda, tendo em vista que a demanda está alta e os valores estão elevados. Da mesma forma, uma crise econômica pode ser uma boa oportunidade para adquirir imóveis mais baratos.

Realizar estudos de mercado

É importante conhecer a opinião do público. Determinada área pode ser incrível, mas malvista. Da mesma forma, o plano de construção de uma empresa ou de um shopping pode valorizar bastante uma área que antes não teria muito valor.

Empreendimentos imobiliários demandam um investimento elevado, por isso, é importante saber se o projeto vai ser aceito pelos clientes em potencial ou se aquela região tem público suficiente para isso.

Elaborar um planejamento estratégico para as vendas

De posse de todas as informações listadas anteriormente, o consultor imobiliário consegue orientar os clientes a tomarem as melhores decisões. Pode ser que o empreendimento pensado não seja viável naquele local ou naquele momento, mas seja perfeito para outra região.

O profissional também consegue criar estratégias de venda, definir o público-alvo de determinada área e entender que tipo de produto essas pessoas estariam mais propensas a consumir. Ao entender as preferências dos compradores e os objetivos da empresa, fica mais fácil alinhar todos os interesses e criar estratégias mais eficientes.

Facilitar a negociação e criar propostas viáveis

O consultor imobiliário pode atuar na elaboração de propostas e na negociação de imóveis. Ao entender profundamente todos os prós e contras de um empreendimento, o profissional tem mais subsídios para argumentar e conseguir melhores condições tanto para quem vende quanto para quem deseja comprar ou construir.

Calcular o valor de um imóvel ou empreendimento

Há muitos fatores que influenciam no valor de um imóvel. Um bom consultor imobiliário conhece todos esses elementos e pode contribuir para a valorização do espaço. Em alguns casos, uma reforma simples pode aumentar bastante o valor de venda do bem.

Fatores como a arquitetura do local, o design de interiores, a localização e a vizinhança podem fazer toda a diferença no preço de compra e de venda.

Descubra como se tornar um consultor imobiliário

Ser um consultor imobiliário vai muito além de vender imóveis. Se você deseja crescer na carreira, é importante focar no seu aprimoramento. Gostou da ideia? Então, continue a leitura para descobrir como se tornar um profissional de sucesso.

Tenha um bom embasamento teórico

Embora não seja necessário ter uma graduação ou um curso específico para se tornar um consultor, quanto mais sólida for a sua base teórica, melhor. É preciso entender um pouco sobre negócios, economia e política para avaliar o mercado com precisão.

Invista em cursos voltados para o mercado imobiliário e procure se atualizar sempre. Hoje em dia, a Internet está recheada de conteúdo de boa qualidade. Pesquise blogs especializados, acompanhe consultores renomados, leia jornais e esteja sempre por dentro do que acontece no mundo.

Comece sendo um bom corretor

É necessário adquirir experiência para se tornar um bom profissional, e a melhor forma de fazer isso atuando no mercado imobiliário é sendo um bom corretor. Isso vai permitir que você entenda profundamente as demandas do mercado, as necessidades de clientes e a parte prática do negócio.

A partir daí, é bem mais fácil se tornar um consultor experiente e com credibilidade na sua área de atuação. Aproveite a oportunidade para ouvir e entender o seu cliente, da mesma forma que é importante conhecer profundamente cada imóvel disponível.

Invista em networking

Conhecer pessoas relevantes na sua área de atuação é essencial em qualquer segmento. No mercado imobiliário, isso facilita o seu acesso aos clientes em potencial, da mesma forma que permite o conhecimento de operações importantes, ainda que apenas superficialmente.

Receber indicações também é muito importante para o crescimento do seu negócio. Participe de eventos da área, invista em marketing digital e procure aprimorar suas habilidades sociais.

O consultor imobiliário é um profissional completo e com papel significativo nas operações imobiliárias. Esse profissional reduz as chances de erros, contribui para decisões mais acertadas e para o aproveitamento das melhores oportunidades. Se você deseja ser esse profissional, invista no seu conhecimento técnico e esteja sempre por dentro do que acontece no mundo e no setor.

Se essas dicas foram úteis para você, aproveite para curtir a nossa página no Facebook e ter acesso a muitas outras dicas imperdíveis!