Qual é a importância da meritocracia e quais são suas vantagens?

Quando falamos de negócios, é importante separarmos a meritocracia, enquanto ideologia, da ferramenta de gestão. Se ela for bem utilizada dentro de um empreendimento, pode motivar as pessoas a se dedicarem mais e gerar bons resultados.

Embora algumas pessoas achem esse sistema um pouco injusto, a importância da meritocracia em alguns segmentos não pode ser desconsiderada. Quer saber mais sobre o assunto? Continue acompanhando este post e conheça algumas vantagens de aplicar essa metodologia no seu negócio.

O que é a meritocracia

A meritocracia tem sido muito debatida em diversas esferas ao longo dos anos. Independentemente da área em que esteja sendo aplicada, essa teoria defende o merecimento como principal critério para a conquista de objetivos.

Nesse contexto, os melhores resultados são obtidos por aqueles que estiverem mais preparados e se dedicarem com mais intensidade. Dessa forma, os benefícios seriam proporcionais ao esforço aplicado.

O aluno que estuda mais, necessariamente, terá melhores oportunidades, da mesma forma que o profissional mais capacitado e dedicado receberá os melhores benefícios e promoções. Seguindo a mesma linha de raciocínio, o fracasso seria resultado de um desempenho ruim.

O maior ponto de discórdia relacionado à teoria meritocrática está na desigualdade social. Quem defende que a ideia é injusta afirma que nem todos têm as mesmas oportunidades, portanto, não partem no mesmo local. Assim, os mais bem favorecidos estariam sempre à frente, e os desfavorecidos seriam sempre fracassados.

A importância da meritocracia

Apesar da discussão que envolve essa teoria, ela ainda tem grande importância no mundo dos negócios, pois nos desafia a buscar sempre nosso potencial máximo. Isso se aplica não apenas às empresas, mas também no caso de pessoas que atuam como autônomas ou são donas do próprio empreendimento.

Pensar que o esforço será recompensado com sucesso profissional é um grande incentivo para continuar buscando o aprimoramento pessoal e se dedicando ao máximo na atividade escolhida, não é verdade?

As principais vantagens da meritocracia

A importância da meritocracia no mundo dos empreendimentos não pode ser ignorada. Se ela for bem aplicada na empresa ou em qualquer outra plataforma facilitadora de negócios, é capaz de garantir ótimos resultados para todos os envolvidos.

Quer conhecer algumas vantagens dessa cultura empresarial? Veja, a seguir, algumas das mais notáveis.

Incentive uma boa performance

As culturas baseadas na meritocracia são focadas no resultado. Os envolvidos são livres para expressar suas ideias e buscar soluções inovadoras, afinal, estão sempre buscando otimizar seus processos e melhorar seu método de trabalho para alcançar determinado objetivo — individual ou coletivo.

Dessa forma, o profissional é estimulado a encontrar sempre a sua melhor versão, tornando-se cada vez mais qualificado e eficiente — de modo a vencer um desafio e alcançar determinado prêmio. Essa bonificação vem em forma de qualificação ou vantagem financeira em um aplicativo de vendas, por exemplo, ou ainda uma promoção.

Aumente a produtividade da equipe

Se você imaginar que quem trabalhar mais e melhor também vai ganhar mais, é fácil entender a importância da meritocracia para uma boa performance — seja você um trabalhador individual, seja você um membro de uma organização.

Esse sistema estimula a competitividade, de modo que pessoas que tenham esse perfil comportamental se sintam estimuladas a superarem os concorrentes e buscarem sempre os melhores resultados possíveis.

Além disso, como essa cultura é baseada em métricas, é fácil estabelecer metas e avaliar o desempenho de cada um. Isso é o que acontece em empresas que premiam o funcionário do mês, por exemplo.

Diminua a insatisfação com a remuneração

A insatisfação com a remuneração é um problema recorrente dentro de qualquer empreendimento, mas em empresas que adotam a cultura da meritocracia, essa situação costuma ser minimizada, já que os colaboradores sabem que a remuneração é proporcional à dedicação e ao esforço aplicados no trabalho.

Assim, quem quer ganhar mais tem a oportunidade de realizar mais atividades ou tarefas mais complexas.

Construa um plano de carreira consistente

Trabalhar em uma empresa fundamentada na cultura da meritocracia costuma ser uma ótima experiência para pessoas que desejam um plano de carreira sólido para direcionar suas ações. Nessas organizações, cada um sabe exatamente qual é o seu lugar e o que precisa fazer para chegar onde deseja.

Isso proporciona um sentimento de segurança, além de um senso de pertencimento. Todos os colaboradores sabem qual é a sua verdadeira importância dentro da empresa e passam a sentir que suas ações realmente afetam os resultados como se ela fosse sua.

Os maiores talentos são valorizados e existe um esforço no sentido de manter essas pessoas satisfeitas com o local de trabalho. Dessa forma, os cargos executivos e de liderança são consequências naturais de um caminho trilhado por quem deseja fazer o seu melhor.

Garanta uma boa imagem no mercado

Um ambiente pautado na meritocracia é baseado em avaliações e resultados. Dessa forma, a empresa garante uma melhor performance e acaba superando a concorrência — o que gera mais visibilidade no mercado.

Se você é um trabalhador autônomo, também pode ter sua imagem fortalecida. No caso dos corretores de imóveis, você provavelmente será a pessoa com as melhores avaliações, ótimos clientes e muitos negócios finalizados.

Isso significa uma maior renda, o que garante mais credibilidade e uma imagem fortalecida no mercado. Se você está presente em uma plataforma de vendas, isso quer dizer que vai atrair cada vez mais clientes em potencial com menos esforço.

Embora muita gente critique esse sistema, a importância da meritocracia é inegável no mundo corporativo. Ao ser bem trabalhada, ela não busca reduzir as chances de pessoas que não tiveram boas oportunidades, mas premiar aqueles que trabalham com mais afinco e dedicação. Isso também se aplica em todas as esferas da sua vida, ainda que seu maior concorrente seja você mesmo.

Não espere mais para ver a sua carreira decolar e se tornar um profissional de sucesso. Com a ajuda certa, você pode alcançar seu potencial máximo e se tornar a sua melhor versão. Quer saber como fazer isso? Entre em contato conosco e conheça, agora mesmo, todas as soluções que oferecemos!