Fique por dentro das tendências do mercado imobiliário em 2021

Investir no mercado imobiliário em 2021 vem sendo considerado uma ótima opção de investimento. Mesmo diante da pandemia, esse mercado tem apresentado um crescimento significativo. Afinal, se trata de um setor mais seguro e estável, em comparação com outros nichos.

Diante desse cenário promissor, você, como corretor de imóveis, deve estudar o mercado e conhecer as tendências que devem se consolidar nos próximos anos. É uma forma de manter a competitividade e se destacar na profissão. Quanto mais entendimento você tiver sobre o assunto, maiores serão as chances de concluir uma negociação de sucesso e qualidade.

Que tal saber mais? Neste post, você vai conhecer as principais tendências do mercado imobiliário em 2021. Está curioso? Então, acompanhe a leitura!

Sustentabilidade

O conceito de imóvel sustentável vem ganhando força. Apartamentos e casas ecológicas projetadas, e construídas em harmonia com o ambiente têm conquistado a preferência dos moradores nos últimos tempos.

É o caso de imóveis com sistemas de captação e reaproveitamento de água da chuva, uso de lâmpadas de LED e fluorescentes, uso de painel solar, coleta seletiva e separação correta do lixo, uso de plantas etc. Além de proporcionarem mais economia ao morador, esses imóveis foram desenvolvidos com o intuito de preservar os recursos naturais e minimizar os danos causados ao ecossistema.

Modernização na divulgação

A tecnologia se tornou uma excelente aliada no que se refere à divulgação de imóveis. A internet proporcionou uma grande visibilidade para os anúncios, nesse sentido. Atualmente, é possível criar e publicar anúncios na internet e possibilitar que milhares de pessoas visualizem o anúncio.

Foi-se o tempo em que era necessário fazer a divulgação em jornais para comunicar a venda de um imóvel. Tudo isso facilitou muito a negociação de imóveis. Hoje, basta elaborar o anúncio em plataformas específicas. Essa ferramenta permite divulgar fotos e vídeos da casa ou apartamento e trazer uma descrição completa e detalhada sobre a propriedade.

Imóveis maiores e abertos

A preferência dos consumidores tem sido por imóveis amplos e com menos divisórias entre os cômodos e janelas maiores. Essas características dão a sensação de que o apartamento é maior.

Apesar de ainda terem uma boa demanda, os imóveis compactos foram superados por apartamentos maiores. Essa forte tendência se justifica pela pandemia. Com a necessidade de isolamento social determinado pelas autoridades, cada vez mais pessoas tiveram que permanecer dentro de casa.

Nesse sentido, o lançamento de imóveis maiores e mais amplos vem ganhando destaque. A procura por varandas e sacadas também apresentou um aumento. A busca por imóveis com salas e cozinhas amplas está em alta.

Além disso, os moradores passaram até mesmo a fazer exercícios físicos dentro de casa. Com isso, as pessoas que passavam boa parte do tempo fora de casa tiveram que mudar a rotina. As pessoas querem se sentir confortáveis dentro da própria casa, em um ambiente claro, amplo e que traz a impressão de bem-estar, e não que proporcione sensação de clausura.

Espaço para home office

O home office se tornou cada vez mais comum entre as empresas. A casa passou a ser considerada o primeiro ambiente de trabalho. Essa tendência tem tudo para permanecer, mesmo após a contenção da pandemia. Afinal, as empresas enxergaram uma significativa redução dos custos com manutenção do ambiente de trabalho. Além disso, a produtividade dos colaboradores se manteve.

Diante disso, se tornou necessário reservar um espaço da casa ou do apartamento para o trabalho remoto. Nesse sentido, a busca por imóveis com um escritório aumentou significativamente. Por outro lado, os ambientes também foram readaptados para esse fim, como a sala, a dependência ou até mesmo o quarto. E aí surgiu a necessidade de cômodos maiores, mais bem-iluminados e ventilados.

Imóveis valorizados

A alta demanda no setor imobiliário pressupõe a valorização dos imóveis. Afinal, quanto mais consumidores estiverem interessados em adquirir uma determinada propriedade em determinada região, ela se tornará mais valorizada.

Esse fenômeno pressupõe a compra de imóveis para locação ou venda posterior. Assim, o comprador adquire a propriedade com a intenção de vendê-la no futuro, em alguns anos. Como a expectativa aponta para o crescimento da economia, teremos um latente aumento do poder de compra dos brasileiros. Como consequência, o setor imobiliário também será afetado positivamente.

Espaços de lazer

O fechamento ou a restrição de uso de academias, shoppings, bares e outros ambientes de lazer mudou o hábito das pessoas. Nesse sentido, os condomínios com espaços de lazer ganharam destaque no mercado imobiliário.

Os compradores têm apresentado, cada vez mais, interesse em adquirir imóveis com espaços de lazer, como piscinas, salão de jogos, churrasqueiras, áreas gourmet, quadra para a prática de esportes, academias, área verde etc. Essa exigência tem reflexos no isolamento causado pela pandemia.

Melhor preparação dos corretores de imóveis

Atentos a toda essa inovação e dinâmica do mercado, os corretores de imóveis precisam estar preparados para atuar na área. A carreira requer estudos contínuos. Essa capacitação envolve aprofundamento sobre o segmento, como noções básicas de direito imobiliário, conhecer os documentos necessários para concluir o negócio, noções sobre tipos de financiamento, ter uma boa oratória, habilidades de persuasão para se comunicar com os clientes, entre outros elementos. Desse modo, você estará preparado para oferecer um bom atendimentos aos clientes.

Além disso, é importante que os corretores estejam atualizados, com relação às novidades e tendências do mercado. Afinal, se trata de um nicho que está sempre passando por inovações, sem mencionar que a preferência dos consumidores muda rapidamente. Nesse contexto, o profissional que não se recicla e não se adapta às mudanças acaba ficando para trás e perde muito o seu valor.

O mercado imobiliário apresentou uma significativa melhora em 2021 e ainda dá sinais de que tende a crescer para os próximos anos. Esse cenário próspero só demonstra a necessidade de os corretores estarem em constante atualização e aperfeiçoamento de suas habilidades, caso queiram se manter competitivos no mercado. Portanto, entenda as mudanças que estamos vivendo e conheça as tendências que estão por vir. Esse é o primeiro passo para ser um profissional de sucesso.

Quer entender mais sobre o mercado imobiliário? Curta a página no Facebook da NewCore e acompanhe as nossas próximas publicações!