Conheça os tipos de apartamentos e como apresentá-los aos clientes!

Não basta ser gentil e atencioso. Um corretor bom de verdade é aquele que reúne empatia e conhecimento para explicar ao cliente todas as características dos imóveis apresentados. Conhecer os diferentes tipos de apartamentos, por exemplo, é fundamental para ter certeza de que está oferecendo a opção mais compatível com o perfil de cada cliente, aumentando assim as chances de conversão.

Por mais que os apartamentos em geral tenham características semelhantes, há algumas distinções básicas envolvendo principalmente o tamanho e o conforto que as instalações oferecem. Neste post, explicaremos tudo para você. Continue a leitura e entenda os diferenciais dos vários tipos de apartamentos!

Tipos de apartamentos e suas características

Metragem, disposição dos cômodos e conforto das instalações são algumas características que variam bastante de propriedade para propriedade. No caso dos apartamentos, está enraizada no senso comum a ideia de que se tratam de imóveis menores e com pouca área de livre circulação. Mas, na verdade, não é bem assim. Uma cobertura, por exemplo, costuma ter metragem maior e pode abrigar até mesmo uma piscina e área gourmet.

Já os lofts, studios e kitnets realmente são dimensionados para compor uma área menor. Inclusive, o papel do design de interiores nesses casos é ainda mais essencial, tendo em vista que os acabamentos e a decoração desse tipo de apartamento é que fará com que o imóvel transpareça mais amplitude e leveza. Alguns são tão bem-acabados que o preço muitas vezes é maior que em apartamentos de metragens elevadas.

Vamos agora às principais características dos diferentes tipos de apartamentos.

Padrão

O apartamento padrão é aquele que todo mundo já conhece: um imóvel com divisões bem-marcadas, geralmente com dois ou três quartos, banheiro, cozinha e sala – que podem ou não estar integradas. Por não fugir do modelo tradicional e oferecer conforto mesmo para famílias maiores, esse tipo de imóvel está entre os mais escolhidos pelos compradores.

Duplex

O apartamento duplex oferece doses extras de conforto, sendo por isso uma opção de valor mais elevado. A disposição dos espaços segue a mesma tônica dos apartamentos padrões, com cômodos bem-demarcadas. A diferença é que os duplex têm um segundo andar à disposição, o que é ideal para quem precisa de espaço extra, como um escritório.

Triplex

O apartamento triplex normalmente é uma escolha de quem tem uma família mais numerosa. Esse tipo de imóvel tem três andares à disposição dos moradores, o que permite abrigar a todos com muito conforto e qualidade de vida. O terceiro piso normalmente é composto por uma área de lazer, com sacada, piscina e churrasqueira. 

Cobertura

Assim como os tríplex, os apartamentos do tipo cobertura são mais amplos e oferecem muita comodidade a seus moradores. Não à toa, essas duas opções estão entre as modalidades mais caras do mercado imobiliário. Esse modelo de imóvel, como o nome indica, está sempre localizado na cobertura do prédio e, na maioria das vezes, tem metragem mais ampla do que os demais apartamentos do edifício.

Loft e studio

Entre os conceitos mais inovadores do mercado imobiliário, temos os tipos de apartamentos loft e studio. Ambos se destacam por não oferecerem divisões demarcadas. Como a metragem é menor, o conceito aberto e os acabamentos neutros conferem a sensação de amplitude necessária para tornar o espaço leve, moderno e aconchegante. Trata-se de um apartamento recomendado para quem mora sozinho ou para casais.

Kitnet

A kitnet é um tipo de apartamento que tende a ser ainda menor do que os lofts e studios. Estes, por vezes, podem abrigar até mesmo um mezanino. Já a kitnet normalmente se trata de um cômodo único sem divisões, tendo somente o banheiro como área reservada. A metragem fica em torno de 30 a 40 m².

Garden

Os apartamentos Garden também compõem um conceito inovador no mercado imobiliário. Trata-se de uma unidade necessariamente térrea, que abriga uma espécie de varanda com jardim para seus moradores. As características internas costumam ser as mesmas de um apartamento padrão, mas também existem studios e lofts do tipo garden, o que traz um charme extra para as unidades menores. 

Dicas para caprichar na apresentação

Vamos agora às dicas para apresentar os diferentes tipos de apartamentos.

Ofereça o máximo de informações que puder

Quem está à procura de um imóvel precisa ter certeza de que aquela é a propriedade ideal. A melhor maneira de o corretor estabelecer essa relação de confiança com o comprador é durante a apresentação da propriedade, oferecendo o máximo de informações que puder. Além de todos os detalhes sobre estrutura e acabamento, o corretor precisa relacionar a funcionalidade das instalações com o estilo de vida daquele possível morador para que ele perceba que se trata do imóvel ideal.

Faça um atendimento consultivo e humanizado

Quando o corretor demonstra interesse pelo estilo de vida e pela rotina dos futuros moradores, isso já é um sinal claro de atendimento consultivo e humanizado. Trata-se de oferecer uma espécie de consultoria para os interessados, de modo que eles compreendam por que aquela propriedade corresponde às expectativas e anseios envolvidos – como abrigar a todos com conforto e segurança, estar perto do trabalho, ter áreas de lazer etc.

Facilite a vida do cliente e fuja de processos burocráticos

Eis a dica de ouro: facilite o processo para o seu cliente. Hoje em dia, ninguém tem tempo para perder com transações burocráticas e demoradas. Nesse sentido, o corretor que entrega ao cliente praticidade e agilidade na negociação, com certeza se destacará entre os demais. A tecnologia tem papel primordial nesse contexto, pois oferece as ferramentas que o corretor precisa para facilitar o negócio.

Um aplicativo para corretores, por exemplo, faz toda a diferença na hora de apresentar os detalhes dos imóveis e as características de cada um deles. Além disso, otimiza a comunicação entre as partes envolvidas, agiliza o agendamento das visitas e permite que os corretores esclareçam dúvidas em tempo real. Isso auxilia bastante na fase de análise da documentação e assinatura do contrato.

O resultado é uma transação muito mais rápida, acertada e confiável. Como sabemos, mais importante do que escolher a propriedade ideal entre os tipos de apartamentos, é garantir uma negociação legítima e segura.

Quer saber mais sobre mercado imobiliário e tecnologias que otimizam as negociações? Então, siga nossas redes sociais e fique por dentro do assunto! Estamos no Facebook, no Twitter e no LinkedIn!