Quais as formações necessárias para ser um corretor de imóveis?

É natural que quem está em busca do primeiro imóvel fique com o pé atrás em relação ao corretor. Afinal, trata-se de um investimento de grande porte e que, portanto, requer plena confiança no profissional envolvido. Nesse sentido, a dúvida sobre a formação para ser corretor de imóveis é constante para quem trabalha no ramo. Isso porque não basta ter uma boa lábia e saber argumentar. Ser devidamente credenciado também é fundamental.

O credenciamento é o registro que atesta as habilidades desse profissional para orientar todo o processo de compra com transparência, legitimidade e segurança. O órgão responsável por conceder esse registro é o CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis). Neste post, falaremos mais a respeito do credenciamento e de outras formações necessárias para ser um corretor de sucesso. Confira!

Funções e atributos de um corretor de imóveis

Antes de tudo, precisamos falar das principais funções e atributos dos corretores de imóveis. Esses profissionais lidam com comunicação. Por isso, ser objetivo, claro e direto é uma das habilidades cruciais para atuar de forma bem-sucedida no ramo. Outro atributo indispensável é a capacidade de conduzir a negociação de forma consultiva e humanizada. Isso significa ter empatia pelo comprador e se colocar no lugar dele.

Dessa forma, fica bem mais fácil compreender se o imóvel que você está oferecendo realmente tem a ver com os interesses daquele perfil de cliente. Caso contrário, o corretor transmitirá a péssima imagem de que está interessado somente no seu próprio ganho, ou seja, vender apenas por vender. Isso está relacionado também à ética profissional que preza pela responsabilidade em oferecer algo compatível com o que foi anunciado.

Até porque, se você vende uma propriedade que não é tão interessante assim quanto estava descrito no anúncio, o comprador sentirá que foi ludibriado. Uma péssima experiência de compra naturalmente gera grau elevado de insatisfação, o que pode ser comprometedor para sua carreira no ramo imobiliário. Afinal, estamos falando de uma área que sobrevive de indicações e da boa reputação construída nas vendas.

As opções de formação para ser corretor de imóveis

De fato, não é tarefa simples reunir todas as habilidades que falamos acima em um único profissional — sobretudo no mercado imobiliário, que é um setor bastante competitivo e que envolve altas somas de dinheiro, fazendo com que muita gente acabe também “se vendendo” em nome de um negócio antiético. Para fugir desse risco, uma boa formação é indispensável. A seguir, listamos as principais opções:

Registro no CRECI

Sem dúvida, ser um corretor credenciado pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) é o passo mais importante para atestar sua competência no mercado imobiliário. Como vimos, a corretagem de imóveis demanda habilidades específicas como em qualquer outra profissão. Por isso, faça o seu registro no órgão e ganhe a devida autoridade e reconhecimento para uma atuação bem-sucedida no setor.

Ensino médio

Não é obrigatório ter um curso superior no currículo para atuar como corretor de imóveis. Inclusive, muitos corretores autônomos de sucesso têm o ensino médio como formação. Já o ensino médio é sim uma exigência do ofício, bem como ter mais de 18 anos e uma especialização que torne o profissional apto a receber o CRECI, registro citado anteriormente.

Curso técnico de transações imobiliárias

Os cursos técnicos voltados para a formação de corretores de imóveis — como o curso de transações imobiliárias — permitem que o profissional retire seu registro no CRECI depois de formado. Tratam-se de especializações que se aprofundam em conhecimentos primordiais para a rotina do corretor, como legislação imobiliária, projetos de construção civil e técnicas argumentativas.

Um profissional especializado em um curso técnico da área estará habilitado para as seguintes funções no mercado imobiliário (trabalhando de forma autônoma ou para uma imobiliária):

  • inscrição dos imóveis no cadastro da imobiliária;
  • leitura e interpretação de projetos da construção civil;
  • apresentação detalhada das propriedades aos potenciais compradores;
  • orientação e consultoria para quem pretende investir no mercado imobiliário;
  • identificação e aplicação dos critérios de uso e ocupação dos espaços urbanos;
  • planejamento, coordenação e intermediação de todo tipo de negociações de compra e venda de imóveis.

Curso tecnólogo em Gestão Imobiliária

O tecnólogo em gestão imobiliária é um tipo de formação para corretores de imóveis interessados em assumir cargos de gerência nas instituições do mercado. Também é um curso bastante válido para quem pretende abrir a própria imobiliária e gerenciar parcerias com outros corretores.

Um curso tecnólogo se aprofunda também nas diversas ferramentas tecnológicas que otimizam o dia a dia da profissão, como os softwares de gestão, CRM e aplicativos para corretores. Essas soluções permitem tornar o negócio mais ágil e credível, contribuindo para que a empresa alcance os melhores resultados e se posicione como destaque no setor.

Graduação em Administração

Embora não seja obrigatório ter um curso superior para atuar como corretor de imóveis, não podemos negar que esse diferencial chama atenção no currículo de quem atua no ramo. Afinal, estamos falando de uma profissão que lida rotineiramente com processos que envolvem legislação, direito imobiliário, negociações com altas somas de dinheiro, enfim, assuntos os quais exigem muita expertise.

É por isso que muitos corretores — autônomos ou não — optam por graduações em cursos como Administração e Economia, os quais oferecem noções avançadas sobre gestão empresarial e de recursos econômicos. Esses conhecimentos são de grande utilidade para quem tem planos mais expansivos, como abrir imobiliárias de grande porte ou mesmo ter mais segurança para conseguir uma posição de destaque na profissão.

Em processos seletivos de grandes instituições imobiliárias, por exemplo, provavelmente um corretor graduado em um curso superior sairá na frente dos concorrentes que têm o ensino médio ou profissionalizante no currículo. Então, se você está se perguntando qual a formação necessária para ser corretor de imóveis, a dica principal é: planeje sua carreira.

Saiba ao certo aonde você pretende chegar e, a partir daí, escolha uma formação mais compatível com seus interesses profissionais. Tudo isso, é claro, sem deixar de lado seus anseios pessoais, pois esse equilíbrio também é crucial para trabalhar com leveza e empatia pelo cliente.

Se você gostou das dicas, compartilhe o conteúdo e inspire seus seguidores que tem perfil para atuar no mercado imobiliário!