Confira 6 dicas incríveis de como montar um bom home-office!

Atualmente, diversos profissionais já têm a oportunidade de trabalhar em casa. Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontou que o trabalho remoto pode alcançar 20 milhões de brasileiros. Entre esses trabalhadores, estão os corretores independentes. Porém, para manter o foco e melhorar o desempenho, é essencial saber como montar um bom home office.

Afinal, ter um local específico para trabalhar evita misturar a rotina doméstica com a profissional, bem como ajuda a impedir que as distrações de casa atrapalhem sua produtividade. Ao contrário do que muitos pensam, não é preciso reformar seu lar ou investir muito para ter uma estação de trabalho organizada, funcional e bem decorada. Acompanhe as dicas a seguir e descubra como montar seu home office de um jeito bem fácil!

1. Escolha o lugar mais adequado

O primeiro passo para montar um bom home office é definir onde ele será formado. Se sua casa tem um cômodo (como um quarto de hóspedes) que possa ser transformado em escritório, ótimo. Desse modo, basta fechar a porta para ter a privacidade necessária para trabalhar. Porém, se esse não é o seu caso, não se preocupe.

Basta um pouco de criatividade para resolver essa situação. Uma estação de trabalho não requer um espaço amplo. Então, você poderá montar a sua na sala de estar ou mesmo no quarto. O importante é optar por um lugar com boa incidência de luz natural e, principalmente, onde não haja tanta circulação de outras pessoas.

Aquele espaço entre o rack e a parede na sala, o canto entre o guarda-roupas e a parede do quarto são ótimas ideias. Um ponto importante: se possível, escolha um lugar no qual possa posicionar a mesa de frente ou, ao menos, bem próxima a uma janela. Isso ajudará na iluminação natural, que é essencial para manter o foco.

2. Selecione os móveis

Após definir o local, é a hora de decidir os móveis. Nada de trabalhar na mesa de jantar, no sofá ou na cama. O básico para um home office é uma bancada e uma cadeira com a altura compatível. O tamanho da mesa deve acomodar bem todos os seus materiais de trabalho, como computador, impressora e demais acessórios.

Da mesma forma, o móvel deve ficar bem disposto no cômodo escolhido, sem atrapalhar a circulação. Caso contrário, compromete a funcionalidade do seu ambiente de trabalho. Uma maneira bastante eficaz de ganhar espaço em locais pequenos é aproveitar a parede. Para isso, fixe nichos ou prateleiras para guardar os materiais de trabalho que você não utiliza sempre, como contratos, documentos, laudos e outros.

3. Preze pela ergonomia

Passar várias horas trabalhando em uma posição incorreta diminuirá seu desempenho. Além do mais, poderá causar dores musculares e, até mesmo, problemas mais graves, como Lesões por Esforço Repetitivo (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). Para evitar que isso aconteça, invista na ergonomia do seu home office.

Ou seja, opte por uma cadeira com regulagem de altura e apoio para os braços. Ainda, ela deve permitir que sua coluna fique bem reta e que seus pés toquem totalmente no chão. Por sua vez, a mesa deve ter uma altura que faça com que seus braços formem um ângulo de 90° com os antebraços ao digitar.

Para ter ainda mais conforto e qualidade de vida, aposte em acessórios ergonômicos, como mousepad e teclado com apoio para o pulso, suporte para os pés e base para que o notebook ou monitor fique na altura dos olhos.

4. Projete a iluminação

Além de contribuir para a decoração, a iluminação é um elemento de extrema importância para a concentração. Conforme comentamos, o ideal é priorizar a iluminação natural sobre sua bancada de trabalho. Entretanto, também é preciso ter atenção com a iluminação artificial.

A luz branca ajuda a manter o foco e a atenção no trabalho. Contudo, se o seu home office for integrado a outro ambiente cujas lâmpadas tenham tonalidade amarelada, a solução é utilizar luminárias de mesa, pendentes sobre a bancada ou, ainda, luzes direcionadas. Aliás, optar por luzes direcionadas ajuda a evitar os reflexos da tela do computador, que causam grande desconforto visual.

5. Cuide da organização

Ninguém consegue trabalhar direito em meio à bagunça. Então, utilize móveis que permitam que você deixe sua estação de trabalho sempre bem organizada. Antes de qualquer coisa, deixe sobre a mesa somente o necessário, como computador, agenda, celular, porta-canetas e outros objetos.

Aquilo que não é utilizado com tanta frequência, prefira guardar no armário, gaveteiro, na cômoda ou mesmo em nichos e prateleiras. Usar caixas organizadoras e pastas etiquetadas facilitará quando você precisar encontrar aquele documento ou contrato específico. Logo, invista nelas para aumentar sua produtividade.

6. Decore seu home office

Trabalhar em um ambiente confortável e bem decorado faz toda a diferença. A propósito, a decoração também faz com que você sinta que aquele espaço é seu. Portanto, para deixá-lo bem bonito, escolha uma paleta de cores que combine com a utilizada no restante do ambiente. Também, não deixe de ter, ao menos, um pequeno vaso de plantas por perto. Algumas suculentas sobre a mesa já são o bastante. As plantas trazem mais alegria e vida ao cômodo. Além disso, aumentam a sensação de aconchego e tranquilidade.

Quadros com frases motivacionais, fotos de viagens e outros objetos decorativos também podem estar presentes. Mas tenha cuidado para não exagerar na quantidade. Caso contrário, poderá dar a impressão de um ambiente sobrecarregado e, até mesmo, bagunçado. Um item funcional e que pode ser utilizado também para a decoração é um quadro de avisos. Além de conter lembretes e anotações importantes, também serve para fixar retratos, ilustrações e mensagens inspiradoras.

Agora que você já sabe como montar um bom home office, não deixe de seguir nossas dicas. Como você viu, não é nada difícil criar um local próprio para trabalhar. Com todas as suas coisas à mão e devidamente organizadas, você verá como seu desempenho será melhor e suas vendas aumentarão.

Gostou do passo a passo? Então, não deixe de compartilhar o post nas redes sociais. Assim, você ajudará outras pessoas a também terem um lugarzinho especial em casa para trabalhar tranquilamente.