O mercado imobiliário tem oferecido oportunidades valiosas para quem atua na compra e venda de imóveis. Para os próximos anos, as boas perspectivas do setor vêm acompanhadas do acirramento da competitividade. Nesse contexto, as práticas de gestão para corretores ajudam os profissionais a agregarem cada vez mais diferenciais para seus serviços.
Dessa forma, os corretores podem melhorar o desempenho, aumentar os ganhos e conquistar o sucesso profissional. Então, quer saber como organizar a rotina de trabalho? Neste post, reunimos algumas dicas de como melhorar a gestão de tarefas e garantir bons resultados para os corretores. Acompanhe a leitura!
1. Invista na sua capacitação contínua
Não basta conquistar o diploma e o registro no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) para ser um corretor de sucesso. É verdade que o mercado apresenta muitas chances para os corretores, mas também é preciso se esforçar para conquistar bons resultados.
O profissional que deseja destaque e reconhecimento no ramo precisa investir na sua capacitação contínua, agregar cada vez mais experiência e expandir o background profissional. Portanto, inscreva-se em cursos de atualização, frequente palestras e eventos voltados para o mercado imobiliário.
Leia livros, acompanhe os noticiários, aprenda táticas de comunicação e converse com profissionais que atuam no setor para ficar por dentro das novidades. Quanto mais qualificado o corretor, maior é a chance de ele se destacar perante os demais profissionais. Isso também significa maior credibilidade entre clientes que desejam comprar e vender imóveis.
2. Entenda o perfil do cliente
Cada cliente costuma apresentar exigências e necessidades específicas com relação a um imóvel — metragem determinada, suítes, quantidade de vagas, janelas amplas, imóveis embutidos, apelo para o desenvolvimento sustentável, estilo de decoração etc. Por isso, antes de tudo, você precisa conversar com o seu público para conhecê-lo melhor.
A partir disso, fica mais fácil identificar os imóveis que mais se encaixam nas preferências e necessidades da sua persona (representação do seu cliente ideal). Você evita perder tempo buscando imóveis com poucas chances de despertar o interesse de quem realmente está interessado em fechar negócio.
O seu cliente percebe que o serviço está focado em resolver seu problema quando são apresentadas opções realmente úteis de imóveis. O resultado é uma base de clientes com um bom nível de satisfação, o que também significa uma maior chance de fechar negócio outras vezes.
3. Mantenha a carteira de clientes atualizada
A gestão para corretores também precisa envolver a atualização da carteira de clientes. Não se trata de alterar apenas as informações mais simples, como nome, telefone, endereço e e-mail. Estamos falando das preferências de imóveis, a fase em que cada um se encontra dentro do funil de compras, o nível de prospecção etc.
Manter a carteira atualizada permite que o corretor conheça mais sobre os perfis de seus clientes e acompanhe a evolução de cada um no funil de vendas. Assim, você consegue tomar decisões mais adequadas, considerando o perfil do lead.
4. Faça uma segmentação de clientes
A segmentação da carteira de clientes permite que você conheça mais sobre eles, identifique de maneira eficiente o estágio do funil em que cada um se encontra e avalie a probabilidade de concluir as negociações.
Trata-se de uma prática de gestão para corretores que precisa considerar algumas categorias para ser bem-sucedida. Abaixo, separamos as opções que geralmente são usadas na segmentação de clientes.
- prospects: clientes em potencial, que demonstraram intenção de adquirir um determinado imóvel, mas que não chegaram a concluir nenhuma negociação;
- clientes ativos: clientes que já fecharam negócio com você e que demonstraram interesse em concluir novas negociações;
- clientes inativos: clientes que já fecharam um ou mais negócios, mas não apresentam intenção de compras futuras;
- ex-clientes: compradores que fecharam algum negócio, mas decidiram procurar outro corretor para novas negociações. As chances de reconquistar esse comprador são baixas.
Após identificar as características de cada cliente, você pode verificar para quais perfis deve direcionar esforços. O objetivo, nesse caso, é investir no pós-venda para manter os clientes fieis e interessados em buscar os seus serviços para fechar outras negociações.
5. Crie bons anúncios
Os anúncios despertam o interesse de clientes interessados na compra e venda de imóveis. Essa estratégia ganha ainda mais relevância em decorrência do a alcance dos anúncios online.
Nesse sentido, você deve criar uma descrição estimulante e criativa, apresentando as qualidades do imóvel anunciado. Aliado a essa técnica, publique fotos de qualidade e com boa resolução, que valorizem os ambientes da casa ou do apartamento. Você pode utilizar técnicas de persuasão e priorizar os aspectos visuais.
Além disso, a elaboração de bons anúncios é uma forma de apresentar o seu trabalho. Essa forma de publicidade tem um papel crucial para a sua reputação, pois permite que o cliente ganhe mais confiança no seu trabalho.
6. Utilize um aplicativo especializado
Que tal utilizar a tecnologia como aliada para melhorar sua rotina profissional? A boa notícia é que existem aplicativos de gestão que organizam tarefas cotidianas e otimizam o trabalho dos corretores. As ferramentas automatizadas oferecem funcionalidades muito úteis, como:
- acesso à base de imóveis de acordo com a localização;
- gerenciamento de visitas dos clientes ao imóvel;
- acesso à carteira de clientes;
- cadastro, organização e segmentação da carteira de clientes;
- serviços de armazenamento na nuvem que ajudam a proteger arquivos;
- elaboração do contrato de corretagem;
- realização de simulação de crédito;
- acompanhamento e conquista dos clientes;
- emissão de avisos alertando sobre determinada tarefa.
O mercado imobiliário envolve esforços contínuos dos profissionais que atuam no ramo. Nesse sentido, vimos que existem técnicas de gestão para corretores úteis para otimizar a rotina profissional. É o caso das ferramentas de gestão que contribuem para agilizar as atividades e facilitar o acesso aos dados dos clientes, aumentando a produtividade do corretor e garantindo serviços de qualidade.
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